A exposição celebra um ano de sua estadia na capital, antes da artista partir novamente para realizar um projeto, de longa duração, no interior do Estado. A abertura acontece no dia 24 de Junho.
Dar bandeira é mostrar, de bobeira, algo que deve se esconder. Quase sem querer. A inclusão da preposição “pra” no título da exposição denota a intenção da artista em evidenciar o que deveria - ou normalmente seria - encoberto. As obras inéditas, feitas para esta individual, remetem às formas de estandartes. A ausência de contraste de cores, evidencia as sutilezas gráficas e tonais dos panos usados, desafiando o olhar do espectador.
“A artista desfralda o pano intratável da farda trajada no fardo cotidiano. Quem dá bandeira trepa no mastro e mostra o trapo: a sarja esgarçada solta no ar calças cansadas e suores acres. O estandarte sem insígnia, em sua brancura de sangue frio e matiz de sangue lívido, destarte assigna o possível mundo redimido.”
O texto que acompanha a exposição é de Franscisco Rocha, escritor piauiense que trabalha com a artista hà mais de 10 anos.
Fundado em 2012 pela artista Alexandra Ungern, co-diretora com a curadora Isabel Villalba, o Espaço Ateliê Alê viabiliza um laboratório, aberto ao público de experimentações artísticas e curatoriais. O Espaço possui também um programa de residência artística nacional e internacional, assim como cursos, palestras e bate-papos.
“PRA DAR BANDEIRA” de Adriana Affortunati
com texto de Francisco Rocha
Organização: Alexandra Ungern e Isabel Villalba
Serviço:
Abertura: 24/06 das 16h às 21h
Período expositivo: 27/06 à 22/07/2023
Terça à sábado, das 14h às 18h
Rua Califórnia, 706 - Brooklin - São Paulo
Entrada Gratuita










