Carregando... aguarde
Rosângela Rennó Gomes - Guia das Artes
Rosângela Rennó Gomes
Informações
Nome:
Rosângela Rennó Gomes
Nasceu:
Belo Horizonte, MG (19/11/1962)
Biografia

Rosângela Rennó nasceu em Belo Horizonte, em 1962, e vive no Rio de Janeiro. Formou-se em Artes Plásticas pela Escola Guignard e em Arquitetura pela UFMG, e é Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua obra é marcada pela apropriação de imagens descartadas, encontradas em mercados de pulgas e feiras, e pela investigação das relações entre memória e esquecimento. Em suas fotografias, objetos, vídeos ou instalações, trabalha com álbuns de família e imagens obtidas em arquivos públicos ou privados. Dedica-se também à criação de livros autorais. Em 1994, participou da 22ª Bienal Internacional de SP e, em 2003, da Bienal de Veneza. Em 2013, ganhou o prêmio Paris Photo de melhor livro fotográfico.

Realizou diversas exposições individuais, entre elas, na Fundação Gulbenkian, Lisboa, Fotomuseum, em Winterthur, em 2012 e Photographers’ Gallery, em Londres, 2016. Seus trabalhos estão em alguns dos principais museus de arte do mundo, como o Reina Sofia, em Madri, o Tate Modern, em Londres, o Arts Institute of Chicago, o Guggenheim, em Nova York, e o Stedelijk, em Amsterdã.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
26 de Fevereiro às 20:00

ROSÂNGELA RENNÓ - Edição de artista do livro-objeto Menos valia [leilão], numerado e assinado 248/300. Acompanha um cd com o áudio do leilão, que complementa a proposta da obra. Obra completa, porém já aberta. Este livro-objeto histórico representa o registro completo (visual e áudio) da mostra em 2010 quando Rosângela Rennó apresentou Menos valia [leilão] na 29ª Bienal Arte de São Paulo. A instalação reunia 73 objetos comprados em mercados de pulgas em diversos países e um anúncio de que todos os itens seriam leiloados ao fim do evento. O livro conclui a obra ao apresentar outros elementos que são parte da proposta de Rennó, como as fotos do leilão, da sala após a venda e as histórias dos objetos de cada lote. Menos valia [leilão] aborda questões como a memória afetiva e atribuição de valor, além de provocar reflexões sobre o mercado de arte.
Obras deste artista