Carregando... aguarde
Ser Mulher um Percurso de Papeis-2024-01-27 - Guia das Artes
Ser Mulher: um Percurso de Papéis
Evento encerrado
Ser Mulher: um Percurso de Papéis
Quando aconteceu
Sábado, 27 Janeiro até Sábado, 09 Março
Local
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro - Niterói - RJ
Conteúdo

 

A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição 'Ser Mulher: um Percurso de Papéis', com curadoria de Marcia Costa, no Espaço Cultural Correios Niterói

 

A mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, desde sua infância até a velhice, a partir de 27.01.

 

A artista plástica Carla Carvalhosa apresenta a exposição 'Ser Mulher: um Percurso de Papéis', com curadoria de Marcia Costa, no Espaço Cultural Correios Niterói, a partir de 27.01, trazendo pinturas e esculturas em papietagem, distribuídas em quatro galerias, representando os diversos papéis desempenhados pelas mulheres e sua importância em promover um sentimento de pertencimento nas famílias e na sociedade em geral.

 
A mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice,  e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.


A exposição inclui vinte e uma obras sendo 12 esculturas em papietagem em tamanho real, essas instalações representam mulheres de diversas etnias. Além disso, são 11 telas painéis que transitam entre vários estilos e técnicas. A síntese da exposição está representada pela Árvore da Vida com aproximadamente 2,50 metros de altura, este símbolo aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. Além disso, um aspecto a ser destacado é seu compromisso com a sustentabilidade, pois parte da exposição foi criada usando materiais que, de outra forma, se tornariam resíduos -  papéis rasgados e colados e reaproveitamento de materiais de embalagens como base para suas esculturas.


Sobre Carla Carvalhosa

 

Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.



Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.

Abaixo link da exposição virtual 'Liberdade' : http://Avacreative.com.br/liberdade

 

 

Educação

 

1990 - 1995 – Curso de pintura em tela SBBA lecionado por Said Ahmady e Nilton Bravo.

 

Obras Dedicadas

 

1999 – 3 obras na série artistas do RJ na série Telemar

 

Principais Premiações

1995 – CAP Medalha de Ouro

1995 – CSSA – Prêmio Master/Viagem Nacional

1995 –Consulado Geral do Japão – Medalha de Ouro

1996 – Consulado da Espanha – Menção Honrosa

1996 – PMERJ – Medalha de Prata/Prêmio de Aquisição

1996 – XIV Salão de Outono da Igreja Messiânica – Medalha de Prata

1996 – ESMB – Menção Honrosa

1996 – 1° Exposição do Brasil/Oriente – Melhor Obra/Viagem Internacional

1996 – CSSA – Convidado Especial Prêmio Hors Concours

1997 – Gincana Retiro das Artes – Medalha de Bronze

1997 – 1° Salão Aeroporto Galeão RJ – Melhor Obra/Viagem Internacional

1999 – CML – 4° lugar/Prêmio de Aquisição

2000 – CML – 5° lugar/Prêmio de Aquisição

2000 – 4° Distr. Militar – Medalha de Prata

2000 – DCI – Medalha de Bronze

Participação como Júri/Organização:

1997 – CSSA – Comissão Julgadora

1998 – CSSE – Comissão Julgadora

1999 – CSSA – Comissão Julgadora

2000 – CSSE – Comissão Julgadora

2004 – CSSE – Comissão Julgadora

2005 – Sede Campestre ME – Comissão Julgadora

2005 – Atelier 612 – Comissão Julgadora

 

Exposições Coletivas

1993 – Caixa Econômica Federal

1994 – Condomínio Vale das Orquídeas

1994 – Condomínio Nova Barra

1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha - RJ

1996 – Exposição Retratos CEFAP

2000 – Rio Shopping

2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente

2001 – Expositora no 5° Concurso CML

2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”

2004 – Expositora no 5° Concurso CML

2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping

 

Exposições Individuais

2009 – Center Point Shopping – RJ

2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ

2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro

2021 – Exposição Liberdade - Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro

2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ

 

 

Sobre Márcia Costa


Curadoria e Coordenação da exposição 'Fios da Vida'.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI.  Formação em Arteterapia - Clínica POMAR. Graduada em Filosofia

 
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Curadoria - Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural

Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021

Curadoria - Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa - Espaço Cultural

Correios Niterói – Outubro/2021.

Curadoria - Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março

a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.

Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire

– julho/2022.

Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa

http://avacreative.com.br/liberdade - Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro


Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.

 

Texto curatorial

(...) A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em "O Segundo Sexo", Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o "outro" em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, empoderando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias.


(...) A exposição destaca o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição "Liberdade" até a reflexão profunda na mostra "Mulher: O que te sustenta?", Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.


"SER MULHER: Um Percurso de Papéis" é mais do que uma exposição; é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. Carla Carvalhosa nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade. Ao percorrer estas galerias, convidamos vocês a se conectarem com a rica diversidade de experiências femininas apresentadas por essa talentosa artista.

Márcia Costa - Curadoria

 

 

SERVIÇO

 

Exposição: "Ser Mulher: um Percurso de Papéis"

Artista: Carla Carvalhosa
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa   @costaregmarcia

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Abertura: 27 de janeiro de 2024 às 14h
Visitação: 27 de janeiro a 09 de março de 2024
Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro - Niterói - RJ
Entrada franca
Censura Livre

Contato
Instagram: @carlacarvalhosa @costaregmarcia

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
Exposição Quadrelas Fluminenses -
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
HACKEANDO O PODER -
Saiba mais
Invisível -
Saiba mais
Krajcberg & Zanine -
Saiba mais
Luzes -
Saiba mais
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Portinari para Crianças -
Saiba mais
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais