Carregando... aguarde
De lirios-2022-06-16 - Guia das Artes
"De-lírios"
amanhã às 12:00h
"De-lírios"
Quando acontece
Quinta, 16 Junho até Sábado, 30 Julho
dom
seg
12:00
19:00
ter
12:00
19:00
qua
12:00
19:00
qui
12:00
19:00
sex
12:00
19:00
sab
12:00
19:00
Local
Centro Cultural Correios RJ - térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Conteúdo

 

Destaque nas artes pela técnica milenar ainda pouco utilizada, a artista 'expressa o que vai na sua alma' com elementos da natureza e arabescos florais 

A artista plástica carioca Deborah Netto abre a exposição 'De-lírios', no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 16 de junho, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat,  produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

"De-lírios'' é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças.  A encáustica (do grego enkausticos, gravar a fogo) é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente. Essa técnica, apesar de antiga, é pouco utilizada, colocando Deborah Netto em destaque nas artes e na galeria de artistas do século XX, como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.




TEXTO CRÍTICO de Renata Costa:


“O artista expressa o que vai na sua alma”.
Deborah Netto


"De-lírios" traduz a expressão da arte de Deborah Netto, criando um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e a representação das flores por meio dos arabescos florais de suas obras.

Os ensaios da mente da artista permitem que "De-lírios" surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente.

Fazendo uso da técnica encáustica a artista trilhou sua trajetória, fundindo cera aos pigmentos, criando “melanges” de cores que se integram a partir da ação do fogo. Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.

Pintura Encáustica vem da palavra “Encausticus” que significa pintura a fogo, misturando cera de abelha e resina damar, técnica remota desenvolvida pelos gregos desde o século V a.C, também utilizada pelos romanos e egípcios.

"De-lírios", ao que possa parecer, não tem qualquer relação com a alienação. Pelo contrário, aproxima-se da mais profunda forma de expressão meticulosa da artista, pelo contraste das cores fortes, que se misturam de forma suave criando tons de degradê mediante o processo alquímico do derretimento da cera e introdução dos pigmentos com o material ainda quente.

A artista faz alusão a elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, os quais convidam o espectador a mergulhar em seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.

Renata Costa, artista plástica, arquiteta e urbanista.



SOBRE DEBORAH NETTO

Deborah Netto é artista plástica nascida na cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde jovem, a artista foi estimulada a apreciar o mundo da arte no ambiente familiar, tendo já naquela época começado a desenhar arabescos e pintar em aquarela.

O trabalho da artista passou por diversas fases e   técnicas, como aquarela e pintura acrílica, tendo se aprimorado ao longo dos anos, até chegar na pintura encáustica. Esta técnica, apesar de ser pouco difundida, é uma das mais remotas do mundo, mesclando diversos materiais e suportes sem estar presa a uma narrativa predeterminada.

Além da pintura, Deborah Netto desenvolveu trabalhos em escultura e joalheria autoral, tendo participado de inúmeras exposições e catálogos nessa área.

A artista participou de várias exposições Nacionais e Internacionais, como em Portugal, Japão,  Suíça, Alemanha, EUA, Finlândia entre outros. Deborah Netto representou individualmente o Brasil na “Art Expo Malaysia”, tendo sido convidada pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur. O trabalho da artista integra o acervo permanente do Itamaraty e de coleções  particulares em inúmeros países, tais como Espanha, França, Japão, Dubai, Portugal e Holanda.  

Em várias de suas obras, é possível observar linhas de arabescos que surgem das manchas de cor, padrões  florais e abstratos, cuja interpretação varia de acordo com o observador. O foco inicial é claro em ritmos  abstratos da cor que remete a uma natureza interior, dialogando com o imaginário do observador.  

Deborah Netto considera que “o artista expressa o que vai na sua alma”, revelando e transpondo por meio de  cores e formas os sentimentos que habitam dentro de si juntamente com o mundo intangível que nos cerca. Sua obra corrobora com a seguinte afirmação: "A alegria reside em pintar e explorar temas que sugerem um  contato estreito com a natureza das coisas e da alma, revelando-se através do resultado final de seu trabalho".


 

Formação e Títulos

? Curso de Cenografia Universidade Estácio de Sá / TV Educativa. RJ, 1997. Com workshop em maquetes e adereços.

? Curso de Graduação: Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Pintura.

? Curso de Pós-graduação em Técnicas e Procedimentos Artísticos Universidade Cândido Mendes (UNICAM - Prominas) (em curso)

 
Exposições Internacionais

? European end Latin American Contemporary, Art Biennial Exhibition. Ava Galleria, Helsink – Finlândia (2021/2020).

? 4w 43 Space ART - New York. Mostra de Arte “Arte no Outono Rosa”, New York, EUA (2019).

? Sede da ONU - New York, 10017 EUA “Arte no Outono Rosa” (2019).

? ARTE VIDA ARTE - Pohjoinen Rautiekatu 17B 8. Helsink – Finland (outubro/2019)

? Art Expo Enoco - Osaka Centro de Convenção Japão (outubro/2019)

? AVA Art Festival - Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (junho/2019)

? Looks OF Perception - Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (janeiro/2019)

? SVAC - Finland - Exposição "Visões" (novembro/ 2018)

? AVA Galleria - Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (novembro/2018).

? Collorida Art Gallery – Lisboa, Portugal (novembro/2016)

? Art Expo Malaysia Plus – 10ª edição MATRADE Exhibition and Convention Centre (MECC), Kuala Lumpur, Malaysia (outubro/2016)

? Minocom Swiss Art Gallery 8486 Rikon, Zurich Switzerland (2015)


Exposições Nacionais (principais)

? Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Niterói (2021)

? Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (2021)

? Pinturas Gravuras Contemporâneas Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro (agosto/2019)

? Bienal Européia Latino-americana Centro Cultural dos Correios RJ (maio/2019)

? Bienal Européia Latino-americana Casa França Brasil, Rio de Janeiro (maio/2019)

? Arte Vida Arte - Cidade das Artes Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (março/2019)

? Exposição Arte por Excelência Galeria Casa de Portugal, São Paulo (agosto-setembro/2018)

? Primeira Expo Arte, Galeria Art Lab. São Paulo Stand 23 - Benedito Calixto, São Paulo (setembro/ 2018)  


Exposições Coletivas

? Pintura em curso. Pinturas. Galeria de Arte UFF, Niterói – RJ,  (2008)

? Entrecaos. Pinturas Movimento Rota das Artes. Ateliê Josete Cherene – RJ, 2005.

? Galeria Universo. Pinturas Movimento Rota das Artes. Galeria da Universidade Universo, Niterói RJ, 2004.

? 4ª Mostra de Arte Pinturas. Ateliê Icléa Eccard, RJ, 2004.

? 1ª CREART – Mostra de Arte do CREA-RJ Pintura. Exposição coletiva. Galeria 2º andar, CREA-RJ, 2002.

? Exposição coletiva “Grupo Serra”. Pinturas. Prefeitura de Petrópolis. SESC, Rio de Janeiro  (1999)

? Salão de Arte Universidarte IX. Pinturas. Galeria Universo - Barra - RJ -2001.

? Percursos. Pintura. Exposição Coletiva – ESCOLA DE BELAS ARTES. Espaço Cultural do Centro de Letras da UFRJ, Ilha do Fundão, RJ,  2001.

? Exposição individual “Emissários de Luz”. Pinturas. Salão Azul, CREA – RJ, 2001.

? Salão dos 180 Anos de Excelência da UFRJ. Pinturas. Instalações do Cetem, UFRJ. RJ, 2000.

? Coletiva de Pintura da AABB – Niterói. Pinturas. Associação Atlética do Banco do  

Brasil. RJ, 2000.

? Pinturas. Detalhe e projeto de pintura mural. Galeria EBA 7, Rio de Janeiro (1999)


Outras Atividades.

 Arte Milenar. Atelier de Pintura em Porcelana e Faiança. Desenho e Criação de peças. Shopping Itaipu  

Multicenter, 2º Piso. RJ.

Ateliê Netto & Duprat (direção e coordenação). Aulas de Desenho e Técnicas de Pintura. Shopping Itaipu Multicenter, 3º andar, sala  352.RJ.

 Carnaval Escolas do 1º Grupo de Marica Júri de Alegorias e Adereços. Avenida do Samba de Marica-RJ. 2002. 

Rota das Artes de Niterói. Organização e coordenação do evento, exposições e mostras do grupo Rota das Artes de Niterói. 2004 – 2007. 

 

Art Lab Gallery São Paulo. Exposição permanente (artista residente) São Paulo - SP

 

 

SOBRE A CURADORIA E PRODUÇÃO

Edson Cardoso é curador e proprietário da Ava Galleria, em Helsinki (Finlândia), tendo organizado diversas exposições e bienais nacionais e internacionais no Brasil, Japão, França, Alemanha, Portugal e EUA.

 

Marcelo Duprat é curador, artista plástico, professor de pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Pintura pela Universidade de Lisboa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, história e crítica da arte, análise da composição e teorias da forma.

 

Renata Costa é produtora, artista plástica, arquiteta e urbanista, tendo participado de várias exposições no Brasil, tendo recebido mérito artístico no Luxemburg Art Prize 2021, prêmio de destaque na 5ª. Bela Bienal Europeia e Latino-americana de Arte Contemporânea, finalista do International Art Award 2022-Miami/EUA, dentre outros.

 


SERVIÇO:

Exposição: "De-lírios"
Artista: Deborah Netto
Instagram @deborahnetto.pinturas
Curadoria: Edson Cardoso e Marcelo Duprat
Instagram: @cardosoedson_ava @marceloduprat555
Produção: Renata Costa
Instagram: @renatacosta_art


Abertura: 16 de junho de 2022 às 17h
Visitação: 16 de junho a 30 de julho de 2022
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ - térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Tel: (21) 2253-1580
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares


Apoio:  ICELA - Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/ Paula Ramagem Comunicação/  Arte Vida Arte / Ava Galleria / Alavancart / Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.

Contato
+55 (21) 2253-1580
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
"...no silêncio das flores" -
Saiba mais
"De-lírios" - Deborah Netto abre a exposição "De-lírios" no Centro Cultural Correios RJ, apresentando 32 pinturas com a técnica encáustica
Saiba mais
'Terra em tempos: fotografias do Brasil -
Saiba mais
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
Ivan Serpa & Amigos - Rio de Janeiro ganha nova galeria de arte em Copacabana
Saiba mais
Portinari Raros -
Saiba mais
“Hal Wildson – Re-Utopya” -
Saiba mais
“Janelas Indiscretas, eu vejo o que você vê?” -
Saiba mais