Carregando... aguarde
Sesc Curta apresentara panorama da producao audiovisual da Baixada Fluminense-2021-08-12 - Guia das Artes
Sesc Curta! apresentará panorama da produção audiovisual da Baixada Fluminense
Evento encerrado
Sesc Curta! apresentará panorama da produção audiovisual da Baixada Fluminense
Quando aconteceu
Quinta, 12 Agosto até Domingo, 29 Agosto
Local
Sesc
www.sesccurta.com.br
Conteúdo

 

Além da exibição de curtas-metragens, programação contará com atividades formativas com a participação da montadora de cinema Jordana Berg e do videomaker Paulo China

 

RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ realiza de 12 a 29 de agosto o Sesc Curta! Baixada, etapa regional do projeto que tem como objetivo exibir um panorama da produção audiovisual recente do estado do Rio de Janeiro e abrir uma janela para a difusão de curtas-metragens de realizadores locais. Na etapa Baixada Fluminense, além da exibição on-line de 14 curtas-metragens finalizados entre 2017 e 2020, o projeto contará com uma programação de atividades formativas gratuitas (debate, masterclass e oficina) que buscam contribuir para o aumento do repertório simbólico e o desenvolvimento de novos olhares do público, tanto espectadores como artistas. Os filmes estarão disponíveis em www.sesccurta.com.br a partir desta quinta-feira (12/8).

 

Na mesma data, às 20h, ocorre a mesa de abertura on-line e ao vivo com a participação dos curadores do projeto e Paulo China, realizador homenageado desta edição. Formado em produção de TV e Vídeo pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e Licenciatura em Cinema pela UFF, o artista foi conselheiro de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e atua desde 2001 no mercado audiovisual na direção de curtas-metragens premiados em festivais, edição de longas-metragens e ministração de oficinas em escolas.

 

Como diretor, seu filme de maior destaque é o premiado documentário “Praça do Skate, a primeira pista da América Latina”. Exibido pelo canal Cine Brasil TV, a obra conta a história de um dos berços do skate mundial. Situado em Nova Iguaçu, o local tem uma importância histórica para o esporte que, neste 2020, estreou nas Olimpíadas de Tóquio. Paulo China também colaborou em projetos para artistas como Gilberto Gil, Roberto Carlos, Celebrare, Banda Black Rio, Racionais MC´s, Baia, Tim Rescala, DJ Moby e Black Eyed Peas e para programas de TV como “Humaitá Pra Peixe”(Multishow), “Tributo a Renato Russo” (Multishow) e “Estação Globo” com Ivete Sangalo (TV Globo).

 

Oficina com Paulo China e encontro com realizadores

De 17 a 19/8, das 19h às 21h, Paulo China conduzirá a oficina “Cinema na palma da mão”. Realizada em plataforma on-line em três encontros, ela abordará a pré-produção, a produção e a pós-produção de curtas-metragem em celular. No dia 20/8, às 19h, artistas, produtores, cineclubistas, pesquisadores, espectadores e atores diversos do cinema e do audiovisual da Baixada Fluminense e do estado se reúnem em um encontro on-line. Mediada pelo Sesc RJ, a atividade será realizado em plataforma de vídeo, mediante inscrição, com o objetivo de promover um diálogo entre artistas e público a respeito da produção audiovisual no território, com a presença dos realizadores participantes do Sesc Curta! Baixada.

 

Masterclass com Jordana Berg

Já no dia 27/8, às 19h, o público poderá participar de uma masterclass com Jordana Berg, cineasta que comandou a montagem de dezenas de filmes de longa e curta-metragem, entre eles, vários títulos do cineasta Eduardo Coutinho. A atividade abordará a trajetória de Jordana Berg e a sua atuação no cinema brasileiro, apontando caminhos para uma reflexão sobre o documentário e suas inúmeras possibilidades narrativas. Logo na primeira parceria com Coutinho (“Santo forte”), Jordana recebeu o prêmio de melhor edição no Festival de Brasília (2000). Em 2011, conquistou o prêmio de melhor montagem no Festival do Rio pelo filme “Marcelo Yuka, no caminho das setas”, dirigido por Daniela Broitman, e em 2019, compôs a equipe de montadores do filme “Democracia em vertigem”, dirigido por Petra Costa e indicado ao Oscar de melhor documentário em 2020. 

 

Sesc Curta! Zona Norte

A etapa Zona Norte do Sesc Curta!, que apresentará um panorama da produção audiovisual dessa região da cidade do Rio, acontece entre 16 e 30 de setembro. Assim como a etapa Baixada, além da exibição dos filmes, haverá encontros e discussões sobre linguagem cinematográfica, sistemas de produção e relações políticas e estéticas com o território. Mais detalhes em www.sesccurta.com.br.

 

SERVIÇO

Sesc Curta! Baixada

De 12 a 29 de agosto

12/8 – 20h – Mesa de abertura

Realizador Paulo China e curadores do Sesc Curta!

Instagram das unidades Duque de Caxias (@sescduquedecaxias), São João de Meriti (@sescsaojoao) e Nova Iguaçu (@sescnovaiguacu)

Classificação: Livre

17 a 19/8 – 19h às 21h - Oficina “Cinema na palma da mão”

Com Paulo China

Inscrições: https://bit.ly/OficinaCinemaNaPalmaDaMão

Classificação: 14 anos

20/8 – 19h às 21h – Encontro com realizadores da Baixada Fluminense

Inscrições: https://bit.ly/EncontroComRealizadoresDaBaixadaFluminense

Classificação: 16 anos

27/8 – 19h às 21h – Masterclass com Jordana Berg

Inscrições: https://bit.ly/MasterclassComJordanaBerg

Classificação: 16 anos

 

FILMES

SESSÃO BAIXADA 01

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 36 min

 

NADA NOS PARA

Direção de Igor Goulart e Jerson Pita

20 min | 2019 | Livre

O filme conta a história da Infernizada Tricolor, maior grupo de torcedores do Duque de Caxias Futebol Clube, que disputa a série B1 do campeonato Carioca. A Infernizada é uma Barra Brava, o que os distingue de uma torcida comum. O documentário aborda a paixão e a mobilização dos torcedores que não medem esforços para estar presente e contribuir em uma grande festa organizada nas arquibancadas. Duque de Caxias/RJ.

 

- LUGARES ESQUECIDOS: SHANGRI-LA

Direção de Antônio Douglas

7 min | 2019 | Livre

O filme não só apresenta a realidade de inúmeros bairros de Belford Roxo como também marca o início dessa série que tem o objetivo de falar sobre as questões de saneamento básico. Duque de Caxias/RJ.

 

- MENTE ABERTA

Direção de Getúlio Ribeiro

9 min | 2019 | 14 anos

Após um término de relacionamento, homem confabula sozinho, no banho, sobre as razões em que foi abandonado. Nova Iguaçu/RJ.

 

SESSÃO BAIXADA 02

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 57 min

 

- CAMELÔS

Direção de Milena Manfredini

20 min | 2018 | Livre

Um percurso sensorial na cidade do Rio de Janeiro tendo os camelôs e artistas de rua como personagens dessa cartografia urbana na qual passado e tempo presente se atravessam. Nova Iguaçu/RJ.

 

- POR TRÁS DAS TINTAS

Direção de Alek Lean.

2 min | 2019 | Livre

Seus líderes se refugiam no Planeta Terra, onde a batalha do bem contra o mal continua. São João de Meriti/RJ.

 

- NOSSOS MORTOS TÊM VOZ

Direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa

29 min | 2017 | 12 anos

A narrativa do documentário é construída a partir do depoimento e do protagonismo das mães e familiares vítimas da violência de Estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida esses casos, mas não se limitando à violência praticada, o documentário pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. Pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito à violência contra jovens negros. Nova Iguaçu/RJ.

 

- CARTAS DE ADEUS PARA O MEU AMOR

Direção de Thayná Mendes

6 min | 2019 | 12 anos

Curta-metragem musicado produzido por alunas e alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis. Filme inspirado na música “Cartas de adeus para o meu amor”, de Loba. Nilópolis/RJ.

 

SESSÃO BAIXADA 03

Classificação indicativa: Livre

Duração: 53 min

 

- A TERRA DAS MUITAS ÁGUAS

Direção de Catu Rizo

20 min | 2019 | Livre

Nina está se preparando para sua viagem para Mangaratiba com sua melhor amiga, Luana. Dias antes, começa a ter sonhos que fabulam sobre os rios de sua terra capazes de transformar sua percepção diante da vida. Nilópolis/RJ.

 

- CARTOGRAFIA DO MOF X

Direção de Lu Brasil

24 min | 2019 | Livre

Resultado do Projeto Cartograffias MoF etc, uma extensão da pesquisa de Mestrado realizada entre os anos de 2014 e 2016 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF) pela pesquisadora Lu Brasil. Além da parte escrita, a pesquisa teve como resultado um curtadocumentário que narra a trajetória do MoF, como e quando ele se iniciou. Duque de Caxias/RJ.

 

- INFÂNCIA

Direção de Alexandre Ferreira, Antônio Douglas e Luiz Silfer.

9 min | 2019 | Livre

O documentário mostra a história de crianças de um bairro de Belford Roxo e suas relações com a comunidade, como vivem a sua infância e as suas expectativas quanto

ao futuro. Belford Roxo/RJ.

 

SESSÃO BAIXADA 04

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 57 min

 

- NEGUINHO

Direção de Marçal Vianna

20 min | 2019 | Livre

Jéssica tem pouco tempo para ser mãe. São nos bancos da Supervia – entre uma baldeação e outra – que ela cuida do seu filho Zeca. Jovem e negra, ela possui uma vida atribulada. Nada vem fácil para ela. Depois de muitas tentativas, Zeca consegue uma bolsa de estudos numa escola de classe média alta da Gávea, mas a felicidade momentânea vem cercada por momentos de desespero: Zeca já não é mais a criança feliz e comunicativa de antes. Jéssica recebe um veredicto da escola e o destino do menino está em suas mãos. Nova Iguaçu/RJ.

 

- AMÉLIE

Direção de Elizabeth Martins e Greyson Vargas

8 min | 2020 | Livre

Diante de um dilema pessoal, Isabel se vê obrigada a contar com o apoio de Ana que mesmo surpresa e insegura se esforça ao máximo para tentar ajudar a namorada. Nova Iguaçu/RJ.

 

- UM GRITO PARADO NO AR

Direção de Leonardo Souza.

20 min | 2020 | Livre

Neusa Santos Souza foi psicanalista e autora do livro “Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro em ascensão social”. O documentário resgata a memória e o legado de Neusa, e abre a discussão sobre a saúde mental da população negra. Nova Iguaçu/RJ.

 

- O VERBO

Direção de Natana Magalhães e Taís Lobo

9 min | 2019 | 12 anos

Fruto de uma parceria entre Natana Magalhães e Taís Lobo, o vídeo foi produzido no contexto da instalação “Margem”, do projeto A palavra líquida. São João de Meriti/RJ.

 

SESSÃO HOMENAGEM I - RETROSPECTIVA

Classificação indicativa: Livre

Duração: 81 min

 

- ALMA CRESPA

Direção de Paulo China e Rebecca Joviano

5 min | 2017 | Livre

Iza tinha um sonho. O sonho de ser reconhecida pela sua alma e não pela sua cor. Nova Iguaçu/RJ.

 

- PRAÇA DO SKATE, A PRIMEIRA PISTA DA AMÉRICA LATINA

Direção de Paulo China

45 min | 2013 | Livre

O filme conta a história da primeira pista de skate da América Latina. Localizada no centro da cidade de Nova Iguaçu, ela é um dos berços do skate brasileiro. O documentário reúne depoimentos de pioneiros do esporte, idealizadores da pista e responsáveis pela obra, realizada em plena ditadura militar. Nova Iguaçu/RJ.

 

- VOCÊ É AQUILO QUE REALIZA

Direção de Paulo China

8 min | 2018 | Livre

Em julho de 2017, Wilson Botter decidiu visitar todos os primos, alguns ele não via há 40 anos. Subiu na moto e por 18 dias rodou 5.200km, indo em 13 cidades para abraçar cada um deles. Nova Iguaçu/RJ.

 

- TERESA MADEIRA

Direção de Paulo China e Ariana Souto

16 min | 2019 | Livre

O documentário conta um pouco da trajetória de Teresa Madeira e sua “Academia de Música de Nova Iguaçu - Ballet Teresa Madeira”. A quarta academia de artes do país, pioneira na Baixada Fluminense, trouxe música, dança e oportunidades para um local assolado pela violência e pela pobreza. Nova Iguaçu/RJ.

 

- BOA NOITE NA LAPA

Direção de Paulo China e Douglas Gomes

7 min | 2016 | Livre

O cinema é uma arte essencialmente coletiva, principalmente na Lapa! Nova Iguaçu/RJ.

 

SESSÃO HOMENAGEM II -  VIDEOCLIPES

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 20 min

 

- TRABALHADOR

Direção de Paulo China e Tamur Aimara

5 min | 2016 | Livre

Videoclipe. Da Ghama e Serjão Loroza. A ideia desse clipe é chamar a atenção para a valorização do trabalhador brasileiro que tanto se sacrifica através do seu trabalho.

Nova Iguaçu/RJ.

 

- TERROR DO ESTADO

Direção de Paulo China.

5 min | 2019 | 12 anos

Videoclipe. Grupo de rap/poesia marginal. Queremos falar o que os olhos veem e o coração sente. Fundação dos Rappers_FDR. Nova Iguaçu/RJ.

 

- A VERDADE DÓI

Direção de Paulo China

4 min | 2019 | Livre

Videoclipe. Marrone. Nova Iguaçu/RJ.

 

- LOOK TO LAPA

Direção de Paulo China

6 min | 2021 | 12 anos

Videoclipe. Shackal. Você sabe o que está por vir em 2040? Nova Iguaçu/RJ.

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
"CONEXÕES" - Exposição montada em contâiners marítimos abre dia 16 de julho no Horto do Fonseca, em Niterói
Saiba mais
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Do Mar ao Tempo - uma coletânea do azul - Tartaglia Arte apresenta "Do Mar ao Tempo - uma coletânea do azul", individual de Mary Dutra, no Museu Naval, RJ
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
Ivan Serpa & Amigos - Rio de Janeiro ganha nova galeria de arte em Copacabana
Saiba mais
Portinari Raros -
Saiba mais
Sebastião Salgado - Amazônia - Exposição que já impactou o público em Paris, Londres, Roma e São Paulo, chega em 19 de julho ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Saiba mais
“Fronteiras” -
Saiba mais
“Hilomorfismos” -
Saiba mais
“Triagem” -
Saiba mais