Carregando... aguarde
DO GIBI AOS QUADRINHOSOS SUPER HERÓIS BRASILEIROS-2023-12-21 - Guia das Artes
DO GIBI AOS QUADRINHOS- OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS
Evento encerrado
DO GIBI AOS QUADRINHOS- OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS
Quando aconteceu
Quinta, 21 Dezembro até Sábado, 24 Fevereiro
Local
Sala A - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Conteúdo
 
A exposição 'Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super-Heróis Brasileiros' apresenta palestras com os conceituados quadrinistas Adalberto Bernardino (27.1) e Anísio Serrazul (30.1), no Centro Cultural Correios RJ
 
Os visitantes conhecerão capas de quadrinhos desde 1907 (27) e participarão de lançamento de nova série de revista, no Dia do Quadrinho Nacional (30)
 
 

A exposição 'Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super-Heróis Brasileiros' convida para duas palestras que serão realizadas no Centro Cultural Correios RJ, no dia 27.01, com Adalberto Bernardino ('A Aventura dos Super-Heróis em Capas'), e no dia 30.01, com Anísio  Serrazul ('Os Quadrinhos e Empreendedorismo'), ambas às 16h, sobre temas ligados aos quadrinhos, mostrando sua importância histórica, cultural e econômica na sociedade, não se resumindo apenas a uma publicação nas prateleiras das bancas de jornais. Além disso, no dia 30.01 comemora-se o Dia do Quadrinho Nacional, com o lançamento da nova série da revista 'Guerreiros da Tempestade', com direito a autógrafo de Anísio e poster dos heróis, que serão presenteados aos participantes.



Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.


Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia. A exposição tem  curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, e pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 19h.
 

Sobre a Palestra 'A Aventura dos Super-heróis em Capas'


Segundo Stan Lee (2014), "a capa é vista como a página mais importante de uma história em quadrinhos, quando a capa chama a sua atenção e o deixa curioso é possível que você compre a revista. Quando não se conhece previamente uma história é necessário que a capa tenha a função de atrair o leitor para a obra."


O quadrinista Adalberto Bernardino, criador do 'Conector', personagem PCD, apresenta uma jornada afetiva, onde os ouvintes poderão  acompanhar  o desenvolvimento dos quadrinhos de super-heróis brasileiros,  de forma cronológica,  por meio das capas de suas publicações,com ênfase nas editoras, autores e contextos históricos. Serão apresentadas cerca de 200 capas,   fruto de pesquisa de Erick Lustosa e Adalberto Bernardino, e  que ficarão expostas até o fim da exposição.


"O primeiro contato do consumidor com os quadrinhos é através da capa, por isso deve ter um diferencial, algo que chame a atenção e provoque o sentimento da vontade e curiosidade do leitor, uma tarefa complexa, pois o visual, as cores e a linguagem são de extrema importância para criar a necessidade de pegar, ler e ter o produto", explica Adalberto Bernardino.
 
 
Sobre Adalberto Bernardino
 
Adalberto Bernardino, 56 anos, casado, com 3 filhos e um neto, mora em Nova Odessa, SP. É publicitário de formação e pós graduado em Administração de Empresas, com ênfase em RH e Banking. Fez carreira em treinamento e recursos humanos em um dos principais bancos brasileiros. Colecionador de histórias em quadrinhos desde sua pré-adolescência, colabora com sites e revistas independentes como colunista e divulgador dos quadrinhos nacionais, como Super-Gibi, no canal Grandes Heróis BR, Revista Múltiplo, do editor André  Carim, e Artecult /Quadrimundi, de Raphael Gomide. Em 2022 criou o personagem Conector , um super-herói pcd, cujo principal poder é conectar-se com outros Universos Criativos dos autores brasileiros. Uma singela forma de homenagear esses que são os verdadeiros heróis da nona arte.
 
Instagram: @adalbertobernardino2
 
 
Sobre a Palestra  'Os Quadrinhos e Empreendedorismo'

Anísio Serrazul traz uma palestra motivacional, focando no quadrinho enquanto empreendimento, falando sobre a profissionalização e importância do licenciamento da marca e dos personagens.  Erros, tropeços, acertos e sucessos. E principalmente, perseverança e estudo, foco e empreendedorismo. Conhecimentos e experiências que quer compartilhar com outros profissionais, através de sua trajetória, quando abriu mão da segurança de um emprego público para se dedicar ao universo dos quadrinhos, que estão presentes em sua vida desde criança. Hoje investe cerca de um milhão  para produção e impressão de suas revistas mensais, distribuição, produtos e captação para cinema. 
 

 "Da mesma forma que temos uma empresa portadora de uma marca segmentada a um nicho específico, percebe-se também a tendência ao desenvolvimento de múltiplas marcas de uma mesma empresa com a finalidade de atingir diferentes grupos de consumidores de um mesmo tipo de produto.  Esta tendência serve de base para análise do tema em questão, pois este comportamento pode ser observado também em super-heróis de histórias em quadrinhos, no momento em que classificamos cada personagem por uma marca", ressalta Anísio Serrazul.
 
 
Além da palestra, Anísio Serrazul lança a nova série da revista 'Guerreiros da Tempestade', com direito a poster do heróis e autógrafo do autor.
 
 
Sobre Anísio Serrazul 
 
 
Empresário do setor gráfico, desenhista, artista plástico, arte muralista, cartunista, quadrinista, roteirista e escritor, começou sua carreira em 1983, no extinto 'Folha de Goiás', jornal de maior circulação no estado, passando por todos os veículos de comunicação, desenvolvendo seu trabalho como cartunista e ilustrador.
Com sua maior criação, 'Os Guerreiros da Tempestade', distribuídos mensalmente em todas as bancas do país, ganhou dois prêmios na Feira Internacional de Negócios Brazil Promotion Idea de 2006, tendo concorrido com gigantes dos mercados nacional e internacional. Além do 1º e 3º lugares na categoria de marcas e personagens, recebeu o título de 1ª licença de um universo de super-heróis brasileiros do mercado. Os prêmios chamaram a atenção do famoso produtor Diler Trindade, que decidiu transformar 'Os Guerreiros da Tempestade' no primeiro longa-metragem brasileiro animado de super-heróis, um marco para o cinema nacional. 
Anísio foi indicado ao Prêmio de Roteirista Revelação no Troféu HQMIX 2007, o Oscar dos quadrinhos nacionais. Em 2009, foi destaque na XIV Bienal Internacional do Rio de Janeiro, com o lançamento do especial 'Guerreiros da Tempestade - A Origem'. Em seu currículo também constam trabalhos de animação, desenvolvidos com a finalidade de educar e transmitir conceitos, como o personagem 'Educadinho', para o Grupo Alvez de Queiroz.
 
 
Instagram: @anisioserrazul
 
 
SERVIÇO
 
 
PALESTRAS
 
27/01 - 16h - Adalberto Bernardino - 'A Aventura dos Super-heróis em Capas'
 
30/01 - 16h - Anísio Serrazul -  'Os Quadrinhos e Empreendedorismo'


Exposição: DO GIBI AOS QUADRINHOS  - OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS

Autores: Coletiva de quadrinistas 


Data: 21.12.2023 a 24.02.2024

Local: Sala A - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Curadoria: Paula Ramagem e Raphael Gomide

Design Gráfico: Maria Carolina Bastos Camacho

Assessoria de Imprensa: PR Comunicação e ArteCult

Realização: ArteCult/QuadriMundi/Portfolio Dicas Culturais/Paula Ramagem

Consultoria: Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa

Apoio: PR Comunicação /Portal Arte Cult/ Centro Cultural Correios RJ/Canal Grandes Heróis BR/ Bigmau Produções/ O Martelo Quadrinhos

Patrocínio: Editora Kimera e Rio Comics

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Evento gratuito

Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana). 

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Corpo Formoso -
Saiba mais
Diálogos -
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Ser Mulher: um Percurso de Papéis -
Saiba mais