Carregando... aguarde
ArtRio 2026-2026-09-16 - Guia das Artes
ArtRio 2026, 16ª Edição
Faltam 21 dias para o início26/08/2026|16/09/2026
Tecido, 2025art Jane Batista Galeria Cave
ArtRio 2026, 16ª Edição
Quando acontece
Quarta, 16 Setembro até Domingo, 20 Setembro
dom
14:00
20:00
seg
ter
qua
12:00
20:00
qui
14:00
21:00
sex
14:00
21:00
sab
14:00
20:00
Local
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Conteúdo

Brasil Contemporâneo – ArtRio traz para a feira tradições artísticas de diferentes regiões do país
 


As tradições e técnicas genuinamente brasileiras, que passam por gerações, trazem em suas cores e materiais a história e a cultura do país. Esse é o fio condutor do programa BRASIL CONTEMPORÂNEO, que leva para a ArtRio esse ano 12 galerias selecionadas pela curadora Paula Borghi.

Participam do programa galerias de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, representando artistas de 14 estados brasileiros (Ceará, Goiás, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Acre, Bahia, Piauí, Rio Grande do Sul). A valorização do conceito “fazer com as mãos” – artistas que trabalham desde a concepção, criação e produção de suas obras de forma manual - foi o ponto de partida para a curadoria. Assim, cada peça traz consigo o fazer e o ensinamento que atravessa histórias e gerações.


Este setor amplia a compreensão geográfica de quem produz arte hoje no Brasil, configurando-se como uma ótima oportunidade para conhecer novos artistas e fomentar uma coleção de arte contemporânea brasileira em toda a sua diversidade regional” apresenta Paula Borghi.

As 12 galerias do BRASIL CONTEMPORÂNEO estarão no pavilhão MAR, construído na área externa da ArtRio.

 

AMPARO 60

Luiza Hermano (Preaoca, CE)

Fefa Lins (Recife, PE)

Marlan Cotrim (Goiânia, GO)

 

MT PROJETOS DE ARTE

Humberto Espíndola (Campo Grande, MS)

Jota (Rio de Janeiro, RJ)

Gervane de Paula (Cuiabá, MT)

 

MURILO CASTRO 

Fabio Baroli (Uberaba, MG)

Julio Primeiro (Fortaleza, CE)

Flavia Renault (São Paulo, SP)

 

WG

Alex Rocca (São Paulo, SP)

Tathyana Santiago (Aracaju, SE)

 

NÚMERO

Hugo Sá (Caruaru, PE - vive em SP, SP)

Eduardo Gaudêncio (Recife, PE)

Isabela Capeto (Rio de Janeiro, RJ)

 

CARMO JOHNSON PROJECTS

Roney George (Itapetinga, BA)

Kassia Borges (Goiânia, GO)

Mahku (Jordão, AC)

Nara Guichon (Santa Maria, RS)

 

FASAM

Simone Fontana Reis (São Paulo, SP) 

Amira Rodrigues (São Paulo, SP)

Anna Paes (São Paulo, SP)

Aryane Siebra (Fortaleza, CE)

 

LICA PEDROSA

Karina Walter (Joinville, SC)

Juliana Bernabó (Rio de Janeiro, RJ)

Michele Milan (São Paulo, SP)

 

EDUARDO FERNANDES

Renata Egreja (Ipaussu, SP)

 

CHRISTAL

Marcelo Amorim (Goiânia, GO)

Monica Barbosa (Teresina, PI)

Camila Leite (São Paulo, SP)

 

ANDREA REHDER

Manuella Karmann (Olímpia, SP)

Antônio Pulquerio (Campos Sales, CE)

Alessandra Rehder (São Paulo, SP)

 

CAVE 

Bárbara Banida (Fortaleza, CE)

Telma Gadelha (Salvador, BA)

Gi Monteiro (Fortaleza, CE)

Jane Batista (Piripiri, PI)

 

Galerias selecionadas para o programa PANORAMA


Reconhecida como uma das mais relevantes feiras de arte da América Latina, a ArtRio apresenta as primeiras galerias selecionadas para o evento deste ano, que acontece de 16 a 20 de setembro, na Marina da Glória. Essa primeira seleção compõe o programa PANORAMA, onde estão galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea. 
 

A seleção foi feita por um Comitê formado pelos galeristas Alexandre Roesler, Antonia Bergamin, Filipe Masini e Eduardo Masini, Gustavo Rebello, Juliana Cintra e Marcio Botner. Elas estarão presentes nos Pavilhões TERRA e MAR.
 

A cada ano, temos o desafio e o compromisso de realizar uma feira de excelência, reunindo importantes galerias e com a presença de colecionadores, curadores e membros de conselhos de museus e instituições de arte. O incentivo ao mercado de arte brasileiro, cada vez mais reconhecido por sua seriedade e ética, é refletido na ArtRio”, indica Maria Luz Bridger, diretora artística da ArtRio.
 

Parte do calendário oficial de eventos da cidade, a ArtRio tem forte impacto na agenda cultural na semana de sua realização, estimulando uma rica e intensa programação paralela nas galerias, museus, instituições e mesmo nas áreas públicas da cidade, chegando a públicos de todos os bairros. 
 

ArtRio 2026 – PANORAMA

Pavilhão TERRA

  • A Gentil Carioca – Rio de Janeiro / São Paulo
  • Albuquerque Contemporânea Galeria de Arte - Belo Horizonte
  • Almeida & Dale – São Paulo
  • Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
  • Athena – Rio de Janeiro
  • Aura – São Paulo
  • Bordallo Pinheiro / Vista Alegre – Rio de Janeiro / Portugal
  • Carbono Galeria – São Paulo
  • Casa Triângulo – São Paulo
  • Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
  • Dan Galeria - São Paulo / Itu / Socoraba
  • Danielian Galeria – Rio de Janeiro / São Paulo
  • Flexa – Rio de Janeiro
  • Fólio – São Paulo
  • Fortes D`Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
  • Galatea – São Paulo / Salvador
  • Galeria da Gávea – Rio de Janeiro
  • Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
  • Galeria Estação – São Paulo
  • Galeria Frente/ James Lisboa – São Paulo
  • Galeria Inox + Radiante – Rio de Janeiro
  • Galeria Lume – São Paulo
  • Galeria Marilia Razuk – São Paulo
  • Galeria Mario Cohen – São Paulo
  • Galeria Movimento – Rio de Janeiro
  • Galeria Raquel Arnaud – São Paulo
  • Galleria Continua - San Gimignano (Itália) / Pequim (China) / Le Moulin (França) / Havana (Cuba) / Roma (Itália) / São Paulo / Paris (França)/ Dubai (Emirados Árabes)
  • Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro 
  • Hilda Araujo Escritório de Arte/Pró Arte Galeria – São Paulo
  • Janaina Torres Galeria – São Paulo
  • Luis Maluf – São Paulo
  • Luisa Strina - São Paulo
  • Maneco Muller: Multiplo – Rio de Janeiro
  • Matias Brotas - Vitória
  • Mendes Wood DM – São Paulo
  • Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
  • Nara Roesler - São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
  • Paulo Kuczynski Galeria de Arte – São Paulo
  • Pinakotheke Cultural - Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
  • Portas Vilaseca – Rio de Janeiro
  • Quadra - Rio de Janeiro
  • Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
  • Simões de Assis - São Paulo / Curitiba / Balneário Camboriú
  • Tomas Redrado Art - Miami
  • Yehudi Hollander Pappi - São Paulo 
  • Zipper Galeria – São Paulo

 

Pavilhão MAR

  • a.thebaldi - Rio de Janeiro 
  • Galeria Hugo França - São Paulo
  • Jackie Shor Projects - São Paulo 
  • Luciana Caravello Galeria de Arte Contemporânea – São Paulo
  • Sergio Gonçalves Galeria - Rio de Janeiro / São Paulo / Curitiba
  • Urucum - Rio de Janeiro

 

A feira de arte terá ainda três programas curados – SOLO|DUO, BRASIL CONTEMPORÂNEO e MIRA, além do Jardim das Esculturas. Os curadores e as galerias selecionadas serão apresentados em breve.
 

O evento terá ainda o CONVERSAS ArtRio e o programa EXPANSÃO, que foca na valorização e apoio às instituições que desenvolvem trabalhos utilizando a arte como inclusão social.


CREDENCIAMENTO ARTRIO 2026

Reconhecida como uma das mais relevantes feiras de arte da América Latina, a ArtRio acontece de 16 a 20 de setembro, na Marina da Glória. A feira segue seu compromisso trazer alta qualidade entre as galerias selecionadas e sua programação, enquanto também estimula a acessibilidade e a formação de novos públicos para  arte.

Serão mais de 70 galerias brasileiras e internacionais.

Credenciamento para cobertura no link

A Artrio 2025 tem patrocínio Master do BB Asset, patrocínio da PRIO, cerveja Stella Pure Gold e VIVO. A feira de arte tem o apoio de IBMEC | Instituto Yduqs e SAUER. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.

Informações adicionais
A ArtRio acontece desde 2017 na Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória). O local dispõe de estacionamento (sujeito à lotação) e de bicicletário. Não é permitida a entrada de animais no evento. Consulte o FAQ para mais informações.A venda de ingressos começa um mês antes do evento e pode ser encerrada a depender da lotação do espaço.
Preços e pagamento
Venda de ingressos:https://godream.com.br/evento/artrio-2026-feira-de-arte-do-rio-de-janeiro-2452156
Contato
Contato | contato@artrio.com
Inscrições para a ArtRio | application@artrio.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Tecido, 2025art Jane Batista Galeria Cave
América Portuguesa, 2022. Série_ Entre Linhasart Flavia Renaultgal Murilo Castro
Tendas, 2026 art Hugo Sá galeria Numero
Nahene Wakamen art MAHKU Yaka Huni Kuingal Carmo Johnson Projects
Paisagemcordas recolhidas na praia 2025 art Luiz Hermano gal Amparo 60
Paula Borghi, cred Daniela Ramiro
ArtRio, cred Bruno Ryfer
ArtRio, cred Bruno Ryfer
ArtRio, cred Bruno Ryfer
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Arte que nos Une - Rio de Janeiro - A exposição 'A Arte que nos Une' acontece simultaneamente no Rio de Janeiro e em Córdoba, celebrando a diversidade e a arte contemporânea latino-americana
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café -Jérôme Poignard apresenta a nova exposição 'Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café', no Bar dos Descasados do Hotel Santa Teresa MGallery
Saiba mais
Construir o Aberto, por Mariana Paraizo - Mostra leva ao interior do estado uma produção de arte contemporânea que já circulou por importantes instituições culturais no Brasil e no exterior.
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
Janela para Pequim: Portinari na China - Sala Petrobras — Janela para Pequim: Portinari na Chinachega ao Museu Histórico Nacional
Saiba mais
Micélio, entre o fim e o começo de tudo. - Mostra celebra a trajetória da artista com obras que investigam o micélio como metáfora poética.
Saiba mais
O artista visual Marcelo Rezende apresenta'Tratados Rompidos numa Distopia Tropical', no Centro Cultural Cândido Mendes, com curadoria de Denise Araripe -
Saiba mais
Um Sonho em Noite de Insônia - Marilou Winograd apresenta a exposição 'Um Sonho em Noite de Insônia', com curadoria de Osvaldo Carvalho e o artista convidado Mario Camargo, no Centro Cultural Correios RJ
Saiba mais