
Vamoss inaugura exposição Arte de Código Aberto no Sesc Tijuca
Um dos maiores precursores na criação de obras de arte que utilizam códigos computacionais como matéria prima para desenvolver projetos únicos de arte digital, o artista-programador Vamoss inaugura dia 16 de agosto, no Sesc Tijuca, a exposição Arte de Código Aberto. Na mostra, o público poderá interagir e alterar algumas obras criadas por ele, e dessa forma, ter a oportunidade de compreender como funcionam os programas que influenciam a nossa maneira de viver.
“Esses programas estão nos celulares, nas máquinas hospitalares, nos carros, nas casas, em toda parte do mundo e de nossas vidas. Para se pensar as ferramentas que queremos amanhã, primeiro é preciso entender como essas ferramentas funcionam”, diz Vamoss.
Segundo ele, nesta exposição, a possibilidade de aprendizado de programação é beneficiada pela experimentação, expressividade e visão crítica durante a prática criativa.
Para entender o processo criativo de Vamoss, é preciso compreender o que é Arte Feita em Código. Trata-se do resultado da experimentação programando computadores com a intenção de se expressar. O artista-programador traduz em imagens as formas e ideias algorítmicas que surgem aleatoriamente em seu pensamento. A partir de um conceito abstrato, ele traduz em códigos os procedimentos necessários para sua modelagem e se deixa permear pelas descobertas que surgem durante o processo experimental. É uma cooperação entre código e criatividade, determinismo e imprevisibilidade, ordem e caos. Uma dança do artista com o computador. “Admiro o quão dinâmicas, inteligentes, artísticas e interativas as obras de arte computacionais podem ser”, diz ele.
Já a Arte de Código Aberto possibilita que o público não apenas veja as imagens elaboradas pelo artista, como também altere o código utilizado para produzir estas imagens.
O código aberto (open source) altera as formas de se relacionar com o trabalho de arte ao possibilitar que outras pessoas criem variações do trabalho original, difundindo a arte feita em código dentro do paradigma da colaboração. “Criar um trabalho de arte nesse contexto é estar aberto a uma vida própria do trabalho, que estará em contato com uma comunidade ávida por estudá-lo e alterá-lo”, diz Vamos.
Na exposição Arte de Código Aberto as obras ficarão expostas em diferentes suportes, entre impressas, generativas e três delas interativas, ou seja, preparadas para receber as intervenções do público.
“Se na natureza as formas de vida se adaptam ao ambiente, num trabalho de arte de código aberto a vida se dá através de um diálogo com as pessoas que irão olhar, comentar, curtir, compartilhar, usar, brincar, copiar ou mesmo alterar tal trabalho e, assim, difundindo-o nas redes. Sugiro que os visitantes pensem como uma criança ao alterar o código sem medo de quebrar o programa”, afirma o artista.
Para saber mais sobre o artista:
Site: vamoss.com.br
Twitter: twitter.com/vamoss
Insta: instagram.com/vamoss
Links:
https://github.com/Vamoss
SERVIÇO EXPOSIÇÃO ARTE DE CÓDIGO ABERTO
Local: Espaço ACT, Sesc Tijuca
Endereço: Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca
Inauguração: 16 de agosto
Período em cartaz: até 15 de novembro
Horários: Terça a domingo, das 9h às 18h
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre