Pompeo Mariani (1857 - 1927) foi um famoso pintor impressionista italiano, dito como um dos mais influentes do século 19.
Nascido em Monza, Província de Milão, na Itália, Pompeo era sobrinho do pintor Mosé Bianchi. Abandonou uma próspera carreira em finanças, no escritório do que mais tarde se tornaria o Banco Comercial de Crédito Italiano, para perseguir o ofício de pintor. Em 1878, perdeu o emprego devido a uma caricatura que fez de seu chefe, o forçando a retornar a Monza. Poucos meses depois, porém, viajou a Milão.
Começou sua educação artística em 1879, sob a tutelagem do pintor Eleuterio Pagliano. Viajou a Cairo, Egito, em 1981, sob tutelagem do pintor Uberto Dell’Orto. Precisou voltar em pouco tempo, por conta de uma lesão no olho, causada por uma tempestade de areia. Tal viagem proporcionou motivos para as pinturas que expôs nos próximos 2 anos. Focou em paisagens e se especializou em paisagens marítimas em 1883, quando ficou na costa da Ligúria, região no noroeste da Itália, mais especificamente na cidade de Genoa. Lá, se tornou familiar com pinturas holandesas através do comerciante Adolphe Goupil que, a partir de 1885, começou a comprar muitas das obras de Pompeo.
Ganhou inúmeros prêmios com suas pinturas durante sua vida. Notavelmente, em 1919, pintou o retrato da Rainha Margherita de Savoia, França. Faleceu no dia 25 de janeiro de 1925, aos 68 anos, sob circunstâncias misteriosas, em Bordighera, Itália.