Carregando... aguarde
Pierre Soulages - Guia das Artes
Pierre Soulages
Informações
Nome:
Pierre Soulages
Nasceu:
Rodez, França (24/12/1919)
Biografia

Antes da Segunda Guerra Mundial, Soulages já havia visitado museus em Paris buscando sua vocação e depois do serviço militar de guerra, abriu um estúdio em Paris, realizando sua primeira exposição no Salon des Indépendants em 1947. Ele também trabalhou como designer de conjuntos de palcos.

 

Em 1979, Pierre Soulages foi nomeado membro honorário estrangeiro da American Academy of Arts and Letters.

 

De 1987 a 1994, ele produziu 104 vitrais para a igreja abacial românica Sainte-Foy em Conques (Aveyron, França).

 

Soulages é o primeiro artista vivo convidado a exibir no Museu Hermitage do estado de São Petersburgo e, mais tarde, a Galeria Tretyakov de Moscou (2001).

 

Uma composição que ele criou em 1959 vendeu por 1.200.000 euros na Sotheby's em 2006.

 

Em 2007, o Musée Fabre de Montpellier dedicou uma sala inteira a Soulages, apresentando sua doação à cidade. Esta doação inclui vinte pinturas que datam de 1951 a 2006, entre as quais destacam-se obras importantes da década de 1960, duas grandes obras mais negativas da década de 1970 e vários grandes polipotêpos.

 

Uma retrospectiva de sua arte foi realizada no Centro Nacional de Arte e Cultura Georges Pompidou de outubro de 2009 a março de 2010. Em 2010, o Museu da Cidade do México apresentou uma retrospectiva das pinturas de Soulages que também incluiu uma entrevista-video Com o pintor (legendas em espanhol).

 

Em 2014, Musée Soulages, inaugurado em Rodez, França, cidade natal de Soulages. Um museu dedicado a exibir permanentemente suas obras; Mais exposições temporárias temporárias, Soulages doou 500 obras. Feitas em duas doações separadas, as pinturas representam todas as etapas de seu trabalho, das pinturas a óleo da pós-guerra à sua fase de trabalho chamada Outrenoir. Juntos, eles formaram sua exibição de trabalho mais completa dos primeiros 30 anos de sua carreira.Também em 2014 foi a primeira exposição americana de Soulages em 10 anos, que foi hospedada em conjunto em Dominique Lévy e Galerie Perrotin, Nova York, na qual apresentou 14 de suas obras recentes.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar