18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
O casarão em estilo neoclássico está situado no número 125 na Rua do Bom Jesus. O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi erguida em 1871 por Miguel Paes Barreto, morgado (título antigo para administrador) do Cabo de Santo Agostinho. Abrigou a primeira agência do Banco do Brasil e a primeira agência dos Correios do Recife.
Em 1996, começou a ser revitalizado por Carlos Ranulpho, com projeto assinado pela arquiteta Maria do Loreto Wanderley. Paralelamente a essa obra, foram realizadas escavações para a implantação da rede de cabos de fibra óptica para a viabilização do Porto Digital. Durante o quebra-quebra, uma surpresa: as ruínas da Muralha do Recife, construída durante a ocupação Holandesa no século 17, estavam sob o piso do prédio. O trecho descoberto da muralha permanece aberto, protegido por vidro temperado com uma iluminação especial.
Em 2001, passou a abrigar a Galeria Ranulpho, unindo seu legado histórico às pinturas de artistas locais e nacionais, como Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca, Alcides Santos, Isolda, Wellington Virgolino, Juarez Machado, Mário Nunes, entre outros. Tornou-se, assim, um dos mais importantes espaços artísticos e históricos de Pernambuco e do Brasil.