Carregando... aguarde
Galeria Ranulpho - Guia das Artes
Galeria Ranulpho
amanhã às 10:00h
Galerias de arte
Galeria Ranulpho
Horários de funcionamento
dom
seg
10:00
18:00
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
Local
R. do Bom Jesus, 125 -
Conteúdo

O casarão em estilo neoclássico está situado no número 125 na Rua do Bom Jesus. O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), foi erguida em 1871 por Miguel Paes Barreto, morgado (título antigo para administrador) do Cabo de Santo Agostinho.   Abrigou a primeira agência do Banco do Brasil e a primeira agência dos Correios do Recife.

 

Em 1996, começou a ser revitalizado por Carlos Ranulpho, com projeto assinado pela arquiteta Maria do Loreto Wanderley. Paralelamente a essa obra, foram realizadas escavações para a implantação da rede de cabos de fibra óptica para a viabilização do Porto Digital. Durante o quebra-quebra, uma surpresa: as ruínas da Muralha do Recife, construída durante a ocupação Holandesa no século 17, estavam sob o piso do prédio. O trecho descoberto da muralha permanece aberto, protegido por vidro temperado com uma iluminação especial.

 

Em 2001, passou a abrigar a Galeria Ranulpho, unindo seu legado histórico às pinturas de artistas locais e nacionais, como Vicente do Rego Monteiro, Lula Cardoso Ayres, Reynaldo Fonseca, Alcides Santos, Isolda, Wellington Virgolino, Juarez Machado, Mário Nunes, entre outros. Tornou-se, assim, um dos mais importantes espaços artísticos e históricos de Pernambuco e do Brasil.

Contato
(81) 3225-0068
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Pernambuco"
0,1Km - Teatro Apolo - Teatro Apolo é o teatro mais antigo da cidade do Recife.
Saiba mais
0,7Km - Museu do Mamulengo - Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, singular e expressivo.
Saiba mais
1,0Km - Museu da Imagem e do Som de Pernambuco - É um museu localizado em Recife, Pernambuco.
Saiba mais
1,1Km - Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - Conta com um acervo de cerca de 1.100 trabalhos, de diversas técnicas, que abrangem um período histórico compreendido entre 1920 e 2008.
Saiba mais
1,6Km - Centro Cultural Brasil Alemanha - É um espaço cultural localizado em Recife, Pernambuco.
Saiba mais
2,7Km - Museu Coripós - O Museu Coripós surgiu da necessidade de viabilizar um local para a salvaguarda da memória do município de Santa Maria da Boa Vista -PE, e histórico do seu patrimônio.
Saiba mais
3,9Km - Museu do Estado de Pernambuco - Foi criado em 1929, através do Ato 240, Lei pioneira no Nordeste e no Brasil, que autorizava o Governo a criar uma Inspetoria Estadual de Monumentos Nacionais e um Museu Histórico e de Arte Antiga, a ela subordinado.
Saiba mais
5,0Km - Museu Murillo La Greca - Comportando um acervo de 1.400 desenhos, com técnicas de fusain, crayon, pastel e sanguínea, o museu ainda possui discos, livros e mobiliários expostos em caráter de longa duração em quatro das oito salas de exposição.
Saiba mais
5,5Km - Espaço Cultural Ariano Suassuna - É um espaço que busca exaltar a cultura nordestina.
Saiba mais
5,5Km - Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco - Tem por objetivo a preservação, o estudo e a divulgação do seu acervo artístico, bem como a realização de atividades educativas e culturais.
Saiba mais
1.884,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
1.905,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
2.129,0Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais