
18:00
18:00
18:00
18:00
A tendência dos ratos de abraçar as paredes à medida que se movem, uma maneira de reduzir a exposição a predadores, é um exemplo de tigmotaxia (definido como “o movimento de um organismo em resposta ao contato físico com superfícies ou objetos”). A mostra também incluirá uma escultura montada na parede para os seres humanos tocarem, para que eles também possam experimentar a tigmotaxia.
“No início, eu pensei que as esculturas seriam muito mais parecidas com a arquitetura”, disse Raza. “Mas Parsons me disse: ‘Não, eles gostam de espaços realmente caóticos’. Ele disse: “Pense em fragmentos quebrados de escombros”. Fragmentos quebrados de escombros é uma vibração totalmente diferente.”
De fato, pode-se facilmente confundir as pequenas esculturas cinzas com pedaços quebrados de material de construção ou fragmentos de blocos de cinza. (Embora eles possam aparecer, eles foram projetados com a ajuda dos arquitetos do MIT Zaynab Eltaib, Mara Jovanovic e Jaffer Kolb.) Alguns têm recuos destinados a coletar água da chuva, e alguns têm vários pontos de entrada e saída, todos os quais os ratos aparentemente apreciam.
Para Thigmotaxis (o show de ratos), Raza trabalhou em consulta com o behaviorista animal Michael Parsons para projetar estruturas em consonância com as maneiras de percepção de ratos. Usando materiais familiares aos ratos, incluindo concreto, madeira e lona, Raza construiu as obras com os arquitetos Mara Jovanovic e Zaynab Eltaib do MIT, aconselhado por Jaffer Kolb. A equipe de Nova York que instalou as esculturas incluiu Raza e os artistas Devyn Gallindo, Kunning Huang e Jared Packard. Para pesquisa sobre habitats ativos de ratos, a equipe consultou Kenny “The Rat Daddy” Bollwerk.










