Carregando... aguarde
Sesc abre Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia na Tijuca - Guia das Artes
Sesc abre Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia na Tijuca
Sesc abre Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia na Tijuca
inserido em 2022-02-25 19:09:36
Conteúdo

 

Ambiente de experimentação conta com computadores, estúdio para produção audiovisual, impressoras 3D e outros equipamentos para o desenvolvimento de projetos, do conceito ao protótipo. Utilização é gratuita.

 

RIO DE JANEIRO - O Sesc Tijuca abre nesta sexta-feira (25/2) o Espaço ACT (Arte, Ciência e Tecnologia). Trata-se de um ambiente de experimentação, observação e aprendizagem dotado de ferramentas digitais para o desenvolvimento de projetos, desde o conceito até o protótipo. No local, há computadores, projetor, cortadora à laser, fresadora, impressoras 3D e plotter, um estúdio para produção e edição de vídeos, podcasts e imagens, além de uma sala de exposições interativas. O espaço também abriga uma área de lazer infantil e um jardim vertical para descanso.

 

“O Espaço ACT do Sesc Tijuca é um lugar onde o público poderá compartilhar conhecimentos e colocar em prática seus projetos e ideias, ao ter acesso a ferramentas de fabricação convencional e digital. Nosso objetivo é viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design e do it yourself (DIY), onde o trabalho colaborativo e as relações criadas se aprofundam”, explica Rejane Nobrega, coordenadora de Educação do Sesc RJ.

 

Utilização dos equipamentos é gratuita

A utilização dos equipamentos – gratuita mediante agendamento pelo email  atendimento_act_tijuca@sescrio.org.br – é realizada no Open Day, às quartas-feiras. No mês de março, porém, em razão da inauguração do espaço, o Open Day será estendido às sextas-feiras. Nos outros dias, o público em geral pode visitar e conhecer o local, que receberá também atividades como oficinas, palestras e exposições. A programação está disponível em www.sescrio.org.br.

 

“O usuário irá aprender de maneira interdisciplinar, com atividades integradas que unem conceitos de várias disciplinas. Também terá a possibilidade de trabalhar em grupos, desenvolvendo características como empatia, colaboração e inovação, que são importantes e inerentes ao movimento maker”, diz o analista de Educação do Sesc Tijuca, Diogo de Toledo.

 

O funcionamento geral do Espaço ACT é de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. Não há faixa etária mínima para permanência no local, mas para a utilização dos equipamentos é necessário que menores de idade estejam acompanhados dos pais ou então tenham autorização deles para isso. Monitores darão auxílio aos usuários e os orientarão quanto aos protocolos de segurança.

 

SERVIÇO

Espaço ACT do Sesc Tijuca

Rua Barão de Mesquita, 539

Agendamento e informações: atendimento_act_tijuca@sescrio.org.br

Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h

Entrada: grátis

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Sáb
22/Jan
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais
Ter
25/Jan
"Abdias Nascimento: um artista panamefricano" - MASP apresenta maior mostra já vista dedicada ao artista e ativista Abdias Nascimento
Saiba mais
Sex
25/Fev
-
Saiba mais
Sex
25/Fev
Volpi popular-
Saiba mais
Ter
08/Mar
“A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” - Exposição interativa de Tim Burton chega a São Paulo em maio
Saiba mais
Ter
22/Mar
Brecheret, 1922-2022 – Nos Passos da Modernidade -
Saiba mais
Sex
25/Mar
‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro -
Saiba mais