Carregando... aguarde
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti - Guia das Artes
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
inserido em 2021-03-26 17:48:51
Conteúdo

 

No dia 27 de Março acontece o Dia Nacional do Graffiti, uma homenagem ao artista Alex Vallauri, pioneiro nessa forma de expressão artística no país.

Apesar de ter surgido no exterior, a arte de rua se tornou parte da cultura brasileira, com importantes pólos espalhados pelo território nacional. Um deles é a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, de onde surgiram diversos nomes importantes para a cena.

Como forma de incentivar a continuidade das produções artísticas durante a pandemia, a cidade contemplou diversos projetos através da Lei Federal Aldir Blanc, dando fôlego financeiro aos profissionais da área. Entre os editais abarcando diferentes formas de expressão artística, o de Arte Urbana se destaca por embelezar espaços públicos com obras que beneficiam a toda a população.

Uma alternativa cultural democrática, já que é acessível a todos os cidadãos sem restrições, o Graffiti já faz parte da tradição do município, com diversos artistas que iniciaram suas carreiras pelos muros e fachadas da região. Entre os selecionados pelo edital, estão artistas jovens e também aqueles já bem estabelecidos, como Daniel Melim, Michel Cena7 e Thiago Toes.

São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
Créditos: Divulgação

Toes, que já foi assistente de nomes importantes para a arte urbana, como Os Gêmeos, pintou seu mural na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, patrimônio histórico da cidade. Intitulada “Os Onze Cavaleiros II“, a pintura em tons de azul traz o deus Hermes e questiona as origens das figuras míticas e heroicas.

Na Biblioteca Monteiro Lobato, ponto central para a cidade, os moradores poderão ver uma obra feita por Daniel Melim, autor do tradicional “Mural da Luz“, próximo à Pinacoteca de São Paulo. Em seu mural em São Bernardo do Campo, o artista usa diversos elementos da construção civil como azulejos, cimento e relevo para integrar a arquitetura e a arte no espaço público.

Já o prédio do Centro de Memória, que mantém um acervo da história da cidade através de documentos como fotografias, jornais e livros, ganhará o Graffiti “Mural: Diálogo de uma Memória Popular“, de Michel Cena7. Honrada com a maior nota no edital, a pintura pretende retratar as histórias dos cidadãos ao misturar o real e o fantástico, criando senso de pertencimento e combatendo o apagamento da cultura negra e o processo colonialista no Brasil.

 

Serviço:   

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção: Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro, São Bernardo do Campo – SP.

Biblioteca Monteiro Lobato: Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro, São Bernardo do Campo – SP.

Centro de Memória de São Bernardo do Campo: Alameda Glória, 197 – Centro, São Bernardo do Campo – SP

 

Fonte: https://acessocultural.com.br/2021/03/sao-bernardo-do-campo-ganha-novos-murais-no-dia-nacional-do-graffiti/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Sáb
31/Out
Pinacoteca: Acervo - A exposição “Pinacoteca: Acervo” é feita do acervo de arte brasileira da Pinacoteca, ocupa 19 salas do Edifício Pinacoteca Luz com cerca de mil obras de mais de 400 artistas.
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Seg
30/Mar
Habitar São Paulo: relatos femininos - A exposição Habitar São Paulo: relatos femininos toma emprestado o olhar e a perspectiva de 10 escritoras que descreveram realidades e histórias tão particulares quanto universais, nos trazendo relatos sensíveis, trágicos, íntimos ou até engraçados, com o
Saiba mais
Qui
09/Abr
O artista visual Marcelo Rezende apresenta'Tratados Rompidos numa Distopia Tropical', no Centro Cultural Cândido Mendes, com curadoria de Denise Araripe -
Saiba mais
Sáb
11/Abr
Paulo Pedro Leal: trágico subúrbio - A primeira exposição institucional de Paulo Pedro Leal (1894 – 1968), pintor brasileiro autodidata, apresenta a obra deste artista que se dedicou à representação de cenas de guerras e conflitos sociais, de ritos da umbanda e paisagens rurais, e cuja vida
Saiba mais
Sex
03/Jul
Construir o Aberto, por Mariana Paraizo - Mostra leva ao interior do estado uma produção de arte contemporânea que já circulou por importantes instituições culturais no Brasil e no exterior.
Saiba mais
Sáb
04/Jul
UMA OBRA: PINTURA SEM FIM - Nova instalação interativa de Gui Teixeira transforma visitantes em coautores de uma pintura em permanente construção; programação especial de julho reúne oficinas, visitas educativas e atividades para crianças e famílias
Saiba mais
Qui
09/Jul
Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café -Jérôme Poignard apresenta a nova exposição 'Cidade Líquidas - Rio, Paris, Café', no Bar dos Descasados do Hotel Santa Teresa MGallery
Saiba mais
Sex
17/Jul
Além da Fantasia – Yoshitaka Amano- Reunindo 218 obras originais vindas diretamente do Japão – além de uma experiência imersiva desenvolvida especialmente para a mostra –, a exposição apresenta um amplo panorama da produção de um artista que ajudou a redefinir a estética da fantasia contemp
Saiba mais
Sex
07/Ago
Miró: Mestre das Formas - De 7 de agosto a 12 de outubro de 2026, o MAB FAAP recebe Miró: Mestre das Formas, exposição internacional realizada pelo Instituto Totex, que reúne mais de 100 obras originais do mestre catalão.
Saiba mais