Carregando... aguarde
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti - Guia das Artes
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
inserido em 2021-03-26 17:48:51
Conteúdo

 

No dia 27 de Março acontece o Dia Nacional do Graffiti, uma homenagem ao artista Alex Vallauri, pioneiro nessa forma de expressão artística no país.

Apesar de ter surgido no exterior, a arte de rua se tornou parte da cultura brasileira, com importantes pólos espalhados pelo território nacional. Um deles é a cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, de onde surgiram diversos nomes importantes para a cena.

Como forma de incentivar a continuidade das produções artísticas durante a pandemia, a cidade contemplou diversos projetos através da Lei Federal Aldir Blanc, dando fôlego financeiro aos profissionais da área. Entre os editais abarcando diferentes formas de expressão artística, o de Arte Urbana se destaca por embelezar espaços públicos com obras que beneficiam a toda a população.

Uma alternativa cultural democrática, já que é acessível a todos os cidadãos sem restrições, o Graffiti já faz parte da tradição do município, com diversos artistas que iniciaram suas carreiras pelos muros e fachadas da região. Entre os selecionados pelo edital, estão artistas jovens e também aqueles já bem estabelecidos, como Daniel Melim, Michel Cena7 e Thiago Toes.

São Bernardo do Campo ganha novos murais no Dia Nacional do Graffiti
Créditos: Divulgação

Toes, que já foi assistente de nomes importantes para a arte urbana, como Os Gêmeos, pintou seu mural na Câmara de Cultura Antonino Assumpção, patrimônio histórico da cidade. Intitulada “Os Onze Cavaleiros II“, a pintura em tons de azul traz o deus Hermes e questiona as origens das figuras míticas e heroicas.

Na Biblioteca Monteiro Lobato, ponto central para a cidade, os moradores poderão ver uma obra feita por Daniel Melim, autor do tradicional “Mural da Luz“, próximo à Pinacoteca de São Paulo. Em seu mural em São Bernardo do Campo, o artista usa diversos elementos da construção civil como azulejos, cimento e relevo para integrar a arquitetura e a arte no espaço público.

Já o prédio do Centro de Memória, que mantém um acervo da história da cidade através de documentos como fotografias, jornais e livros, ganhará o Graffiti “Mural: Diálogo de uma Memória Popular“, de Michel Cena7. Honrada com a maior nota no edital, a pintura pretende retratar as histórias dos cidadãos ao misturar o real e o fantástico, criando senso de pertencimento e combatendo o apagamento da cultura negra e o processo colonialista no Brasil.

 

Serviço:   

Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção: Rua Marechal Deodoro, 1325 – Centro, São Bernardo do Campo – SP.

Biblioteca Monteiro Lobato: Rua Dr. Fláquer, 26 – Centro, São Bernardo do Campo – SP.

Centro de Memória de São Bernardo do Campo: Alameda Glória, 197 – Centro, São Bernardo do Campo – SP

 

Fonte: https://acessocultural.com.br/2021/03/sao-bernardo-do-campo-ganha-novos-murais-no-dia-nacional-do-graffiti/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais