Carregando... aguarde
Salvator Mundi será de Leonardo da Vinci – mas pouco - Guia das Artes
Salvator Mundi será de Leonardo da Vinci – mas pouco
Salvator Mundi será de Leonardo da Vinci – mas pouco
Novos estudos põem de novo em causa a atribuição da obra recordista do mercado mundial da arte ao mestre do Renascimento, que poderá ter apenas iniciado a pintura e depois ter-se-á desinteressado dela.
inserido em 2021-01-29 19:56:50
Conteúdo

 

Afinal, que partes de Salvator Mundi foram realmente pintadas por Leonardo da Vinci?

Esta é a pergunta que pode valer 400 milhões de euros, a soma recorde do mercado mundial da arte paga em 2017 num leilão na Christie’s de Nova Iorque – crê-se – pelo príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman para adquirir a pintura atribuída ao grande mestre da Renascença. 

Sabe-se que esta atribuição não é consensual, e têm sido tantas as confirmações quantas as dúvidas sobre a autoria da pintura. E a polémica terá mesmo estado na base da exclusão desta obra, que Leonardo terá realizado entre 1506 e 1513 para o rei francês Luís XII, da grande exposição com que o Museu do Louvre assinalou, no final de 2019, os 500 anos da morte do artista.

E se é verdade que, mesmo que nunca o tenha feito oficialmente, o museu parisiense ratificou a autenticação da assinatura – chegou mesmo a publicar um livro assinado pelos curadores e especialistas Vincent Delieuvin, Myriam Eveno e Elisabeth Ravaud, que, à última hora, foi retirado do mercado, depois de se saber que Salvator Mundi não ia ser emprestado para a exposição... –, há vozes em sentido contrário que continuam a manifestar-se. As mais recentes, agora noticiadas pelo diário britânico The Art Newspaper, são dos investigadores Steven M. Frank, um especialista em informática, e Andrea M. Frank, historiadora de arte.

 

Num artigo que vai ser publicado na revista Leonard, da MIT Press, nos Estados Unidos, os dois autores concluem, depois de terem recorrido à utilização de redes neuronais de luz para a análise da obra, que muito provavelmente só a cabeça e a parte superior da figura de Cristo foram efectivamente pintadas pela mão de Leonardo. O mesmo já não terá acontecido com o braço e a mão direita que faz a bênção, e menos ainda com a mão esquerda que segura um globo transparente.

A ideia de que Salvator Mundi foi pintado em diferentes etapas parece estar também contemplada no livro do Louvre “que não chegou a sê-lo; e que nunca mais foi visto”, como se lhe refere o The Art Newspaper. O quadro terá evoluído muito lentamente, como, de resto, terá igualmente acontecido com a Mona Lisa.

Também o investigador alemão Frank Zöllner, um dos grandes especialistas na obra de Leonardo da Vinci, manifestou já dúvidas quanto à dimensão da intervenção do mestre em Salvator Mundi. Num artigo publicado no ano passado, e agora recordado pelo diário espanhol ABC, Zöllner admite que Leonardo poderá ter iniciado a pintura, mas defende que o artista se desinteressou depois dela, tendo-a passado aos seus discípulos. Uma hipótese que o especialista sustenta no pormenor, “desconcertante”, de Cristo estar aqui desprovido de barba, ao contrário do que acontece nas várias cópias conhecidas…

É esse o caso, por exemplo, do Salvator Mundi pertencente ao Museu da Igreja de San Domenico Maggiore, em Nápoles, que há uma semana foi notícia por ter sido roubado e depois recuperado pela polícia italiana, e cuja autoria está atribuída a um dos alunos de Leonardo.

Entretanto, enquanto se sucedem os estudos e as polémicas em volta desta obra que actualmente está no primeiro lugar do top mundial do comércio da arte, continua sem se saber qual é o paradeiro do Salvator Mundi adquirido pela família real saudita. Depois da compra, disse-se que a pintura seria exposta em 2018 no Louvre de Abu Dhabi, o que não chegou a acontecer. Nem na capital dos Emirados Árabes Unidos, nem, depois, no museu da capital francesa, aquando das grandes comemorações dos 500 anos da morte de Leonardo.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais