Carregando... aguarde
“FEMALE VOICES OF LATIN AMERICA” - Guia das Artes
“FEMALE VOICES OF LATIN AMERICA”
“FEMALE VOICES OF LATIN AMERICA”
“FEMALE VOICES OF LATIN AMERICA” CELEBRA ARTISTAS MULHERES DA REGIÃO
inserido em 2021-03-09 20:12:20
Conteúdo

 

“Female Voices of Latin América” vai celebrar o trabalho de mais de 150 mulheres artistas vivas de toda a região, representadas por mais de 60 galerias e instituições internacionais.

A mostra será a maior na representação de artistas mulheres latino-americanas, um grupo tradicionalmente sub-representado no mundo da arte internacional, e será lançada em 8 Março de 2021 para coincidir com o Dia Internacional da Mulher. Cada uma das galerias e instituições participantes apresentará exposições virtuais na plataforma Vortic, disponível para visualização online em vortic.art até 2 de maio de 2021. A iniciativa oferecerá a oportunidade de colaboração e facilitará a troca de ideias entre galerias, enquanto destaca aquelas em todo o mundo que apoiam mulheres Artistas latinoamericanas, com 19 países representados.

Dentre as instituições participantes estão nomes importantes, como o Museu de Arte Moderno de Bogotá (MAMBO) (Colômbia), Museo Tamayo (México) e Museo de Arte y Diseño Contemporáneo (MADC) (Costa Rica), ao lado de galerias como Luisa Strina (Brasil), Casas Riegner (Colômbia), A Gentil Carioca (Brasil), até galerias em funcionamento com artistas emergentes, incluindo Barro (Argentina), Instituto de Visión (Colômbia) e Proyectos Ultravioleta (Guatemala). Os trabalhos em exibição vão de 1968 até os dias atuais, proporcionando uma ampla retrospectiva da obra de gerações de mulheres artistas latino-americanas. Os destaques incluem obras de artistas consagradas como Liliana Porter (Beatriz Gil, Venezuela), Beatriz Milhazes e Adriana Varejão (Fortes D’Aloia & Gabriel, Brasil); artistas em meio de carreira, incluindo Sol Calero (Crèvecœur, França), Ad Minoliti e Donna Huanca (Projetos Peres, Alemanha), e uma nova geração de artistas, incluindo Sofía Clausse (Kupfer, Reino Unido), Patricia Domínguez (Gasworks, Reino Unido) e Nohemí Pérez (Instituto de Visión, Colômbia). A iniciativa tem curadoria de um comitê de seleção criado e dirigido por Elena Saraceni, incluindo a curadora independente Kiki Mazzucchelli, Leslie Ramos (fundador, ArtEater), Lassla Esquivel Durand (cofundadora, Periferia Projects) e Alessandra Modiano (diretora de Vendas, Victoria Miro).

As galerias brasileiras e suas artistas representadas são:

A Gentil Carioca (Rio de Janeiro) – Maria Laet, Laura Lima, Ana Linnemann, Renata Lucas, Aleta Valente
Baró Galeria (São Paulo & Madrid) – Ana Almeida, Gabriela Monteiro
Bergamin & Gomide (São Paulo) – Lenora De Barros
Luciana Brito Galeria (São Paulo) – Regina Silveria
Casa Triângulo (São Paulo) – Juliana Cerqueira Leite, Sandra Cinto, Vânia Mignone,
Central Galería (São Paulo) – Gretta Sarfaty)
Centro Cultural São Paulo (São Paulo) – Renata Felinto, Ventura Profana, Daiara Tukano, Luana Vitra)
Fortes D’Aloia & Gabriel (Rio de Janeiro & São Paulo) – (Leda Catunda, Lucia Laguna, Jac Leirner, Beatriz Milhazes, Rivane Neuenschwander, Marina Rheingantz, Valeska Soares,
Janaina Tschäpe, Adriana Varejão, Erika Verzutti
Galeria Jaqueline Martins (São Paulo) – Ana Mazzei, Regina Vater
Galería Luisa Strina (São Paulo) – Panmela Castro, Fernanda Gomes, Magdalena Jitrik, Laura Lima, Ana Maria Maiolino
Anita Schwartz Galeria de Arte (Rio de Janeiro) – Livia Flores, Gabriela Machado

De acordo com Marcia Fortes, Diretora da Fortes D’Aloia & Gabriel, “Representar algumas das principais artistas femininas do Brasil tem sido um grande privilégio sobre o últimos 20 anos. Ao longo do século 20, o Brasil teve uma história de produção de mulheres artistas que alcançaram notável reconhecimento internacional e este legado persistiu até o Nos Dias de Hoje. Como parte da Vozes Femininas da América Latina no Vortic estaremos exibindo trabalhos que reverenciar essa história e revelar as histórias por trás dessas mulheres ”.

Valeska Soares, Double face (Quadricone Magenta/Earth Green), 2019 – FOTO: Cortesia Fortes D’Aloia & Gabriel

 

Fonte: https://dasartes.com.br/de-arte-a-z/female-voices-of-latin-america-celebra-artistas-mulheres-da-regiao/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sex
02/Abr
Vozes do Silêncio – Filme não Filme - Híbrido de linguagens, projeto apresenta três curtas com textos do premiado escritor irlandês Samuel Beckett que dão vozes às mulheres silenciadas pela sociedade
Saiba mais