Carregando... aguarde
Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh" - Guia das Artes
Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh"
Documentário mostra processo criativo da animação "Com amor, Van Gogh"
Obra que estreia hoje (30) nos cinemas mostra como foram os 10 anos de produção da primeira animação feita com telas pintadas à mão
inserido em 2020-01-31 15:01:39
Conteúdo

 

O longa Com Amor, Van Gogh – O Sonho Impossível, que estreia nesta quinta-feira (30) nos cinemas brasileiros, explora os dez anos de criatividade e desafios para criar a produção Com Amor, Van Gogh, animação indicada ao Oscar em 2018.

O documentário polonês acompanha em detalhes o dia a dia de dois cineastas, Dorota Kobiela e Hugh Welchman, em sua saga para atingir o sonho de criar Com Amor, Van Gogh, o primeiro longa-metragem da história do cinema desenvolvido completamente com pinturas feitas a mão. 

Logo na primeira cena do documentário, Dorota sinaliza nos bastidores que não tem experiência com cinema e que a equipe não participa de um grande mercado. Porém, a motivação de fazer algo inédito é usada como determinação para seguir com o projeto. 

No início, foram necessárias duas horas para pintar uma única moldura. Enquanto o tempo passava, mais artistas eram recrutados, o que tornava essencial o aumento da verba disponível. Assim, os cineastas realizaram uma campanha de financiamento coletivo e também receberam apoio de organizações estatais, como o Polish Film Institute.

Com isso, a equipe de mais de 100 artistas trabalhou em estações de especialmente projetadas para acelerar a produção e conseguiu desenvolver a animação a partir de 65 mil pinturas a óleo sobre tela usando a mesma técnica de Van Gogh.

No longa, o diretor Miki Wecel registra a cena icônica do ator Robert Gulaczyk no momento em que Van Gogh se vira lentamente para encarar a câmera. O documentário também inclui entrevistas com Saoirse Ronan (Marguerite Gachet) e Douglas Booth (Armand Roulin), que também participaram do filme.

Lançado em 2017, Com Amor, Van Gogh foi um dos cinco finalistas da categoria de melhor animação nas premiações do Oscar e Globo de Ouro em 2018, sendo desbancado apenas pelo filme Viva: A Vida é uma Festa.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais