Carregando... aguarde
Desenhos e cadernos em que Picasso ensina sua filha a desenhar estão em exposição em Paris - Guia das Artes
Desenhos e cadernos em que Picasso ensina sua filha a desenhar estão em exposição em Paris
Desenhos e cadernos em que Picasso ensina sua filha a desenhar estão em exposição em Paris
inserido em 2022-07-04 17:29:07
Conteúdo

 

Rascunhos, cadernos, desenhos, pinturas, dobraduras e até um livro criados por Pablo Picasso para ensinar sua filha a desenhar foram reunidos na exposição Maya Ruiz-Picasso, Daughter Of Pablo (“Filha de Pablo”, em tradução livre).

O pintor espanhol costumava se reunir com sua filha, Marie-Thérèse Walter, no final dos anos 1930, especialmente na cozinha do apartamento que viviam, para desenharem juntos: são esses trabalhos em parceria que formam a mostra, em exibição no Museu Picasso, em Paris.

“Maya com um barco”, pintado por Picasso em 1938

É a primeira vez que os desenhos, cartas, exercícios e cadernos criados em colaboração entre pai e filho são expostos ao público, através da curadoria mais especial possível: as peças foram descobertas por Diana Widmaier-Ruiz-Picasso, filha de Maya e neta do pintor, enquanto vasculhava acervos familiares. Ao mostrar à mãe, hoje com 87 anos, ela descobriu que boa parte daqueles desenhos foram feitos durante a Segunda Guerra Mundial, quando papeis e lápis tornaram-se itens raros.

Carta do pintor para sua

Carta do pintor para sua “filha querida Maria”, exposta na mostra

“Às vezes ela desenhava uma coisa, e ele a ensinava a forma correta. Às vezes desenhavam coisas diferentes, ou simplesmente desenhavam um cachorro ou um chapéu”, descreve Diana, que é historiadora da arte e especialistas em arte moderna, e assina a curadoria junto de Emilia Philippot. “Ele ora utilizava toda a página para desenhar uma coisa específica, ora desenhava cenas como de um circo”, detalha a neta de Picasso sobre as peças, feitas em sua maioria entre janeiro de 1938 e outubro de 1939.

Rascunho de pai e filha para desenhar uma maçã

Rascunho de pai e filha para desenhar uma maçã

María de la Concepción “Maya” Widmaier-Picasso nasceu em Boulogne-Billancourt, na França, em 1935, filha de Pablo com a modelo francesa Marie-Thérèse Walter. Os dois permaneceram casados entre 1927 e o final dos anos 1930, e Maya é a segunda filha do pintor. Tendo dedicado parte de sua vida ao estudo e à preservação das obras do pai, ela foi tema de diversas pinturas realizadas por Picasso.

Um dos diversos animais feitos em origami por Picasso para a Maya

Um dos diversos animais feitos em origami por Picasso para a Maya

As dobraduras de Picasso em uma das salas da exposição no Museu Picasso, em Paris

As dobraduras de Picasso em uma das salas da exposição no Museu Picasso, em Paris

Fotos, gravuras e outras obras ajudam a formar o acervo da mostra

Fotos, gravuras e outras obras ajudam a formar a mostra, ilustrando a relação de pai e filha

Os retratos de Maya pintados por seu pai já formaram o acervo da exposição Picasso and Maya: Father and Daughter (“Pai e filha”, em tradução livre), também com curadoria assinada por Diana, na Galeria Gagosian, em Paris, em 2017. Além dos cadernos e do livro criado por Picasso para ensinar desenho à filha, a nova mostra traz pinturas e fotografias de Maya, além de esculturas e origamis feitas por Picasso para a filha. Maya Ruiz-Picasso, Daughter Of Pablo recebe o público no Museu Picasso até 31 de dezembro de 2022.

Picasso e Maya em Golfe-Juan, entre 1953 e 1954

Picasso e Maya em Golfe-Juan, entre 1953 e 1954

“Maya com boneca e cavalo”, pintado por Picasso em 1938

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Sáb
22/Jan
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais
Qui
02/Jun
“DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas” -
Saiba mais
Sex
03/Jun
Ivan Serpa & Amigos - Rio de Janeiro ganha nova galeria de arte em Copacabana
Saiba mais
Qua
29/Jun
Portinari Raros -
Saiba mais
Qui
14/Jul
"Sobre pássaros, sinapses e ervas energéticas"- Artista catarinense que costura fatos e fábulas, traz retrospectiva de sua trajetória às paredes do Museu de Arte de Santa Catarina a partir desta quinta-feira (14).
Saiba mais
Sáb
16/Jul
"CONEXÕES" - Exposição montada em contâiners marítimos abre dia 16 de julho no Horto do Fonseca, em Niterói
Saiba mais
Ter
19/Jul
Sebastião Salgado - Amazônia - Exposição que já impactou o público em Paris, Londres, Roma e São Paulo, chega em 19 de julho ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro
Saiba mais