Carregando... aguarde
Cultura Academia Brasileira de Letras expõe seu acervo de arte na internet - Guia das Artes
Cultura Academia Brasileira de Letras expõe seu acervo de arte na internet
Cultura Academia Brasileira de Letras expõe seu acervo de arte na internet
Coleção de pinturas e esculturas traz nomes como Portinari e Giorgi
inserido em 2021-04-16 16:53:02
Conteúdo

 

A Academia Brasileira de Letras abriu ao público, nesta quinta-feira (15), o acesso virtual ao seu acervo museológico, com mais de 200 itens disponibilizados digitalmente.

 

A instituição considerou que o quadro de emergência sanitária, no qual a internet ganhou um papel importante, era o momento oportuno para o lançamento do acervo online.

Boa parte dos itens que fazem parte do patrimônio da ABL veio de doações ou de compras efetuadas pela instituição no passado. 

As coleções já disponibilizadas virtualmente trazem exemplares de diversos artistas da história da arte brasileira. A coleção de pintura, com mais de 100 itens, conta com exemplares de Portinari, Dimitri Ismailovitch e Rodrigo Soares. Já a coleção de escultura tem obras de Rodolfo Bernardelli, Bruno Giorgi e Celso Antônio de Menezes, dentre 140 peças.

Como o acervo é grande, os itens serão acrescentados aos poucos ao site. A coleção de mobiliário, que será disponibilizada em breve, totaliza mais de 400 unidades. Cada peça pertenceu a algum acadêmico, desde o fundador da ABL, Machado de Assis.

Além do acervo museológico, é possível também fazer consultas aos acervos arquivístico e bibliográfico da ABL. De acordo com a academia, o projeto se junta a todos os outros que estão disponíveis no portal da casa e que vão desde a acessibilidade até a tradução automática para mais de 100 idiomas.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

 

Fonte: Radioagência Nacional

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
22/Abr
Claudia Sperb 30 anos de arte -
Saiba mais
Qui
22/Abr
O REAL RESISTE -
Saiba mais