Um par de auto-retratos gigantes de Cindy Sherman está em exibição no Art Basel Miami Beach, cortesia da Metro Pictures de Nova York.
Auto-retratos são o pão com manteiga da artista, é claro - a fotógrafa que mudou de forma se reformulou em muitos papéis desde que sua série seminal “Untitled Film Stills” começou em 1977. Mas esses novos trabalhos marcam uma direção inesperada para Sherman: eles são tapeçarias, os primeiros trabalhos não fotográficos que ela já fez.
As duas peças, estreando na feira, fazem parte de uma nova série feita a partir de imagens postadas originalmente no Instagram de Sherman.
"Ela não conseguiu imprimir porque a resolução não é boa o suficiente", explicou Janelle Reiring, uma das proprietárias da Metro Pictures, ao Artnet News.
As tapeçarias são produzidas na Bélgica e estão sendo vendidas em edições de dez por US $ 125.000 cada. No dia da abertura da feira, os trabalhos sem título estavam se movendo rapidamente - tão rápido que Reiring estava tendo problemas para acompanhar as vendas. "Eu nem sei", ela admitiu, quando questionada sobre quantas obras haviam encontrado uma casa.
"As pessoas respondem com entusiasmo a todo o trabalho de Cindy", acrescentou Reiring. "Ela tem uma incrível base de fãs." Dada a popularidade duradoura de Sherman, não é uma surpresa que os colecionadores estejam ansiosos para colocar suas mãos no trabalho que representa um novo tipo de mídia para o artista.
Pode realmente ser a primeira vez que ela está fazendo trabalhos não fotográficos? Em maio, Sherman se uniu a Catherine Opie para criar uma mini linha de joias para a plataforma de arte e moda LIZWORKS. "Ela fez coisas para instituições de caridade - acho que alguém fez uma piscina flutuar!", Permitiu Reiring. Mas, caso contrário, foram todas as fotos, disse o revendedor.
Depois de tantos anos trabalhando nas obras fotográficas de Sherman, a galeria não tinha certeza do que esperar desse novo empreendimento em obras têxteis. "Fiquei realmente empolgado quando eles chegaram", admitiu Reiring.
O negociante usava um dos anéis de participação de Sherman, também baseado em uma imagem do Instagram do artista, que transformou a selfie em arte contemporânea. Sherman ganhou as manchetes em 2017 quando tornou pública sua conta, fazendo com que os críticos se perguntassem se sua produção de mídia social deveria ser considerada parte de sua prática. (Ela agora tem cerca de 300.000 seguidores.)
Com a inauguração dessas novas tapeçarias, essa pergunta foi definitivamente respondida afirmativamente. "Cindy tinha uma conta no Instagram que ela usava como todo mundo", disse Reiring. “Acho que foi o cabeleireiro dela que falou sobre esses aplicativos que as pessoas usam para se parecerem bem. Cindy pode contorcer tudo e torná-los estranhos. Ela realmente se interessou!
Fonte:https://news.artnet.com/market/cindy-sherman-first-non-photographic-works-1723302?utm_content=from_&utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=US%20New%209%3A55%20a.m.%20for%2012%2F6%2F19&utm_term=New%20US%20Newsletter%20List