Carregando... aguarde
#CasaMuseuEmCasa traz atividades para crianças e muita música - Guia das Artes
#CasaMuseuEmCasa traz atividades para crianças e muita música
#CasaMuseuEmCasa traz atividades para crianças e muita música
Casa-Museu Ema Klabin está com uma programação incrível
inserido em 2020-04-14 18:13:34
Conteúdo

 

Por meio de objetos da arte africana, asiática e mobiliário da coleção de Ema Klabin, as crianças vão aprender sobre arte e mitologia e se divertir muito.

Quem gosta de música não pode perder os shows incríveis no Canal do YouTube.

Escultura Ashanti. Foto: Henrique Luz

A Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, continua com sua programação cultural virtual pelo projeto #CasaMuseuEmCasa. Em abril, pelas redes sociais do museu, o público poderá escutar boa música e a criançada vai aprender um pouco mais sobre arte e mitologia com jogos e atividades incríveis.

Serão vídeos, áudios, textos e muita interação.  Basta acessar e curtir as redes sociais do museu (Instagram, Facebook, Twitter e  YouTube).  

Você sabe para que servia a Escultura acima? De qual país ela é originária, em qual época era usada? No Jogo da Cultura Material, as crianças, a partir de uma obra ou mobiliário da Coleção de Ema Klabin, vão tentar descobrir tudo sobre ela. O primeiro desafio já está nas redes sociais e é sobre uma obra de arte africana, a Escultura Ashanti que hoje está exposta no quarto de Ema Klabin. A partir do dia 15 de abril haverá novos desafios sobre mobiliário, cultura asiática, entre outros.

As crianças também saberão mais sobre os mitos, contos populares e histórias que se escondem por trás dos detalhes de peças da Coleção Ema Klabin (Mitologias da Coleção). Em abril, estarão disponíveis áudios da cultura africana - um conto proveniente da Cultura Ashanti, do país de Gana. E depois da cultura asiática -  a história “Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas”. Muito conhecida em São Paulo, por meio do Festival de mesmo nome que acontece todos os anos no bairro da Liberdade. Após ouvir os áudios, o público será convidado a fazer uma ilustração sobre a história e tirar uma foto que será compartilhada nas redes sociais da Casa-Museu. Basta marcar a foto com #CasaMuseuEmCasa ou enviar para o e-mail educativo@emaklabin.org.br.

Outra atividade que vai chamar atenção dos baixinhos e também dos papais é A Obra em Casa. A proposta é apresentar uma obra da coleção de Ema Klabin que não está exposta no museu e pertence a reserva técnica, e convidar o público a refletir sobre ela, estimulando a percepção visual e a descoberta de novos significados.

E quem já quiser se preparar para a jornada, uma dica: você pode conhecer de antemão as obras da Casa-Museu Ema Klabin. É só realizar visitas virtuais no Google Arts & Culture  no link: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin. Ou por meio da ferramenta digital Explore, no site do museu: https://emaklabin.org.br/explore/

De acordo com a coordenadora do setor educativo, Cristiane Alves, o objetivo das atividades é que as crianças se interessem cada vez mais  sobre arte, história e mitologia.

Ainda estarão disponibilizados no blog do site da Casa-Museu Ema Klabin vários textos do setor educativo e de cursos.  A programação cultural da Casa-Museu Ema Klabin em 2020  tem como eixo o tema “Outras Narrativas” .

 
 
Instrumentos como tambor e gunga ditam o ritmo da batucada de Josi Lopes.  Foto Mariana Ser

Vem que tem boa música:

Durante a quarentena a Casa-Museu Ema Klabin leva o tradicional programa Tardes Musicais até sua casa pelo canal do YouTube. É a oportunidade de ouvir boa música sem sair de casa.

Todos os sábados você poderá conferir vídeos de shows completos de grupos musicais que se apresentaram pelo Programa. No mês de abril você poderá se deliciar com o som de Josi Lopes (já disponível), do quarteto Tarabjazz (dia 18), Anette Camargo Trio (dia 25) e com o vídeo do show de estreia do álbum da cantora Ana Flor de Carvalho (2/05).

Mas não pense que é só isso. Todas as terças e quintas-feiras do mês de abril, sempre às 17 horas, você poderá conferir uma música inédita do espetáculo Adoniran em Partitura do Conjunto João Rubinato. Em formato de um programa de rádio à moda antiga, o conjunto João Rubinato apresenta canções inéditas de Adoniran Barbosa, registradas no disco-livro Adoniran em Partitura. Além das tradicionais canções desse mestre da música. Clássicos como: Samba do Arnesto (dia 14/04), Chá de Cadeira (16/04), Duas Horas da Madrugada (21/04), Olhando para Lua (23/04), entre outras.

Serviço:

Casa-Museu Ema Klabin:  #CasaMuseuEmCasa

Jogo da Cultura Material – (Coleção africana - já disponível nas redes sociais) e 16/04 (coleção asiática)

Mitologias da Coleção: Tire uma foto de sua ilustração, marque #CasaMuseuEmCasa ou envie para o e-mail educativo@emaklabin.org.br com o Assunto História das Histórias.

A Obra em Casa – Mediação online

Textos no site (blog): “Tecendo Novas Narrativas”, “Ações Educativas no Mobiliário – História do Conforto”, “Casa-Museu”

Shows completos: Sábados -  Josi Lopes (já disponível), Tarabjazz (dia 18/04), Anette Camargo Trio (25/04) e Ana Flor de Carvalho (2/05).

Músicas inéditas do espetáculo Adoniran em Partitura do Conjunto João Rubinato:  Todas as terças e quintas-feiras do mês de abril, sempre às 17 horas

Acesse nossas redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Site: https://emaklabin.org.br/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais