Foi um designer gráfico, designer de produto, arquiteto, pintor, escultor, professor e teórico do design, cuja obra o coloca entre os mais importantes e influentes designers do século XX e do século atual, tendo como principal o concretismo.
Cursou na Arts and Crafts Academy de Zurique entre 1924 e 1927, na Bauhaus, e na escola de artes e ofícios de Dessau. Considerado como um dos expoentes da Bauhaus, onde estudou artes, no seu percurso artístico foi um seguidor dos princípios estilísticos da Bauhaus.
Em 1929 mudou-se para Zurique e se tornou uma das figuras principais da Escola Suíça de Design Gráfico. Além disso abraçou o conceito universalista de arte concreta de Theo van Doesburg. Max Bill optava por um design tipográfico que era determinado pelo uso de grids (ou malhas tipográficas), e acreditava na relação entre o design e a precisão matemática. Sua arquitetura era anti-historicista e sua teoria e trabalho seguiam uma estética baseada no funcionalismo.
Criou, entre 1935 e 1953, no campo da escultura, diferentes variações sobre o tema do laço infinito em metal polido. Foi professor e diretor da Escola de Ulm e Zurique, e organizador de exposições de arte, particularmente, de arte concreta, durante 1944 e 1960.
Exposições coletivas:
Bienal Internacional de São Paulo (1. : 1951 : São Paulo, SP)
Bienal Internacional de São Paulo (2. : 1953 : São Paulo, SP)
Konkrete Kunst (1960 : Zurique, Suiça)
Bienal Internacional de São Paulo (15. : 1979 : São Paulo, SP)
As Bienais no Acervo do MAC: 1951 a 1985 (1987 : São Paulo, SP)
Exposição de Múltiplos (1971 : Rio de Janeiro, RJ)
MAC 25 anos: destaques da coleção inicial (1988 : São Paulo, SP)
Construtivismo: arte cartaz 40/50/60 (1991 : São Paulo, SP)
A Sedução dos Volumes: os tridimensionais do MAC (1992 : São Paulo, SP)
Bienal 50 Anos: uma homenagem a Ciccillo Matarazzo (2001 : São Paulo SP)
Caminhos da Forma (2001 : São Paulo, SP)
Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Colección Cisneros (2002 : São Paulo, SP)
Paralelos: arte brasileira da segunda metade do século XX em contexto, Collección Cisneros (2002 : Rio de Janeiro, RJ)
MAC USP 40 Anos: interfaces contemporâneas (2003 : São Paulo, SP)
Ordem x Liberdade (2003 : Rio de Janeiro, RJ)
Plataforma São Paulo 450 Anos (2004 : São Paulo, SP)
Bienal de Artes Visuais do Mercosul (5. : 2005 : Porto Alegre, RS)
Concreta '56: a raiz da forma (2006 : São Paulo, SP)
Tendências Construtivas (2008 : São Paulo, SP)
60 Anos de Arte Construtiva no Brasil (2010 : São Paulo, SP)
É Assim Mesmo! (2011 : Rio de Janeiro, RJ)
Franz Weissman 1911-2005 (2011 : Rio de Janeiro, RJ)
Modernismos no Brasil (2011 : São Paulo, SP)
La Invención Concreta: Colección Patricia Phelps de Cisneros (2013 : Madri, Espanha)
As Tramas do Tempo na Arte Contemporânea: Estética ou Poética? (2013 : Rio Preto, SP)