Carregando... aguarde
Maria Vasco - Guia das Artes
Maria Vasco
Informações
Nome:
Maria Vasco
Biografia

Biografia
Maria da Cunha Vasco. (Rio de Janeiro RJ 1879 - Lausanne, Suíça 1965). Pintora. É aluna do pintor alemão Benno Treidler (1857 - 1931), no Rio de Janeiro. Entre 1911 e 1965, vive em Lausanne, Suíça, onde vem a falecer. Entre 1898 e 1908, participa de todas as edições da Exposição Geral de Belas Artes (EGBA), na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio, sendo premiada em 1898, 1904 e 1905. Sua obra é citada pelo crítico Gonzaga Duque, em Contemporâneos: Pintores e Esculptores (1929), e por Laudelino Freire em Um Século de Pintura (1916). Em 2004, integra postumamente a mostra Mulheres Pintoras, na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Comentário Crítico
A pintora Maria Vasco aparece na literatura crítica geralmente associada à irmã, Anna Vasco (1881 - 1938), também paisagista. Ambas estudaram no Rio de Janeiro com o pintor alemão Benno Treidler, com quem tiveram aulas de pintura ao ar livre e com aquarela.

O crítico Gonzaga Duque salienta o talento das irmãs e aponta como qualidade de suas produções a influência de Treidler, além de mencionar a presença de ambas nas Exposições Gerais de Belas Artes de 1904, quando são premiadas, e 1906.

As paisagens produzidas por Maria, bem como aquelas pintadas por Anna, com frequência fixam bairros e pontos pitorescos da cidade do Rio de Janeiro: Copacabana, Ipanema, Praia do Leme, Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros. Petrópolis, no interior do estado, é outro tema presente.

Na aquarela Cantinho do Leme, 1898, Maria trabalha com manchas e pinceladas impressionistas, rápidas, curtas e justapostas, aliadas a uma paleta na qual predominam rosas, lilases e amarelos. Chama a atenção o detalhe da personagem feminina que pinta uma tela sobre o colo. Protegida do sol por uma sombrinha, a figura à esquerda da composição remete à atividade artística exercida por ela e suas irmãs, e a seu conhecimento da técnica de pintar ao ar livre, associada ao impressionismo. A mata, ao redor da personagem, é banhada por luz e o Pão de Açúcar aparece, imponente, ao fundo. A marinha de 1901, intitulada Paisagem, tem fatura e paleta semelhantes às da tela citada anteriormente, confirmando o tratamento plástico característico das aquarelas da artista.

Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar