Carregando... aguarde
Marcos Coelho Benjamim (Benji) - Guia das Artes
Marcos Coelho Benjamim (Benji)
Informações
Nome:
Marcos Coelho Benjamim (Benji)
Nasceu:
Nanuque, Minas Gerais, 1952
Sobre o artista

Marcos Coelho Benjamim (1952) é um artista visual mineiro. Se destaca como um dos grandes representantes da arte contemporânea brasileira, com obras em grandes coleções nacionais e internacionais, como a Coleção de Arte Latino-Americana da Universidade de Essex, e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ)

Biografia

Nascido em Nanuque, Minas Gerais, em 1952, o artista apresentou talento para as artes plásticas desde a infância. Se mudou para Belo Horizonte, a capital mineira, em 1969. Enquanto no colégio, começou a estudar e desenhar quadrinhos de forma autodidata e, em 1971, passou a colaborar com charges e ilustrações em jornais regionais.



Por intermédio de Manfredo de Souzanetto, conheceu os artistas Lotus Lobo e Noviello, e o colecionador Gilberto Chateaubriand, que comprou sessenta dos desenhos do artista. Participou da 12ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1973. Em 1974 Benjamim ganhou o prêmio de viagem ao México no 2º Salão Global de Inverno de Belo Horizonte. Durante o ano de 1976, Benjamim começou sua fase onde desenhava figuras fantásticas em aquarela, mantendo grande afinidade com as obras de Marcelo Grassmann. Além disso, no mesmo ano, começou suas produções de suas primeiras esculturas, assim como sua primeira mostra individual.



Em 1977, conquistou o grande prêmio na International Cartoon Exhibition, em Atenas, na Grécia. No mesmo ano, o artista voltou a sua cidade de origem, e lá permaneceu por um ano. Tomou essa oportunidade para fazer brinquedos, feitos de material reciclado e orgânico, para seus filhos.



Em 1979 o artista participou da caravana de artistas promovida por Paulo Laender, rumo ao vale Jequitinhonha, em Minas Gerais. Durante seu tempo lá, Benjamim teve contato com diversos artesãos locais, que tiveram grande influência em suas obras durante toda década de 80, e dedicou-se à criação de objetos tridimensionais e instalações.



Em 1988 o artista criou a cenografia dos espetáculos Uakti e Mulheres, do Grupo Corpo, da capital mineira. No ano seguinte, com um convite para expor na 20ª Bienal Internacional de São Paulo, começou a produção de obras em grande escala. Ganhou o Prêmio Itamaraty na mesma Bienal.



“(...) O objeto é o cinema parado. (...) O objeto é a soma de todas as linguagens, criando uma linguagem nova (...)”

  • Marcos Coelho Benjamim, em sua aparição na série “Encontros”, do Itaú Cultural



Cronologia

Principais exposições individuais: 1976 - Fundação de Arte de Ouro Preto, Ouro Preto, MG 1983 - Itaugaleria, Belo Horizonte, MG 1989 - Galeria de Arte Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, RJ 1990 - Pulitzer Art Gallery, Amsterdã, Holanda 1993 - Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ 1993 - Galeria de Arte São Paulo, São Paulo, SP 1994 - Kathleem Shields Gallery, Albuquerque, EUA 1997 - Galerie Ruta Correa, Freiburg, Alemanha.

Entre as mostras coletivas de que participou, destacam-se: 1972/75 - 4º e 7º Salão Nacional de Arte Contemporânea, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG - prêmio de aquisição 1973/89/91 - 12ª, 20ª e 21ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, SP 1975 - International Cartoon Exhibition, Berlim, Alemanha 1983 – Precariedade e Criação, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, MG 1992 - Contemporary Art from Brazil, Ledisflan Gallery, Nova York, EUA 1996 - Cinco Artistas Mineiros, Casa de América, Madri, Espanha 2000 - Brasil + 500

Mostra do Redescobrimento Arte Contemporânea, Fundação Bienal, São Paulo, SP.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas neste momento
iArremate leilões
28 de Maio às 20:00

Marcos Coelho Benjamim 


Sem título, 2005 


Zinco galvanizado 


Assinado verso


160 x 45 cm.

Obras deste artista