Carregando... aguarde
Luiz Antonio Telles - Guia das Artes
Luiz Antonio Telles
Informações
Nome:
Luiz Antonio Telles
Nasceu:
Balneário Piçarras - SC - Brasil (31/01/1946)
Faleceu:
São Paulo - SP - Brasil, 1967
Sobre o artista


Biografia

O artista plástico de Balneário Piçarras que ganhou o mundo.

Balneário Piçarras, uma cidade que completa 53 anos em dezembro é berço de um dos mais importantes artistas plásticos de Santa Catarina. 

Luiz Antônio Telles nasceu em Balneário Piçarras, Santa Catarina, em 31 de janeiro de 1946. Iniciou na pintura aos 08 anos e nunca quis aprender a pintar em escolas de arte. Sempre procurou ler, estudar e pesquisar sozinho sobre os movimentos artísticos, seus artistas e suas obras. Desenvolveu uma linguagem própria, uma marca pessoal. A primeira chance de expor seus trabalhos foi em 1965, em uma coletiva de artistas na cidade de Blumenau. A partir dos anos 70, Telles conquistou espaço no cenário nacional ao expor em salões de arte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Estudou em Paris e expôs na Europa e México. Além da pintura em tela, trabalhou técnicas de gravura, cerâmica, desenho, decoração de vitrines, estamparias e tapeçarias. Luiz Telles morreu em 1991, aos 45 anos. No ano de 2013, todo o acervo do artista foi doado por sua família para a Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras. O valioso patrimônio é composto por mais de 1.500 peças catalogadas e fica guardado no Centro Cultural da cidade, que leva seu nome como homenagem póstuma ao artista.

Segundo o Assessor de Gestão da Fundação Municipal de Cultura, Vanderlei Lazzarotti, coube à equipe da Fundação Municipal de Cultura o acondicionamento correto e a conservação dos bens do artista, e isto estamos fazendo com muito carinho e respeito até a conquista de um espaço digno deste acervo. De acordo com a Secretária de Turismo e Cultura, Susan Correa, assim que o município conseguir um local que comporte todas as obras do acervo, recriando o atelier do artista, a montagem será feita de modo a permanecer em exposição permanente, tornando-se um dos mais importantes espaços culturais à visitação da cidade. 

Entre os objetos do acervo, encontram-se o cavalete do artista, onde pintava suas obras, materiais de uso pessoal, como seu guarda pó e ainda obras inacabadas. Do acervo, algumas obras estão passando por restauros.

Uma conquista para este patrimônio da cidade foi a contratação de um estagiário responsável pela organização e higienização de todo o acervo do artista.

Para Victor Pereira das Neves, 16, estagiário responsável pelo acervo, estar em contato com as obras do artista Luiz Telles é poder preservar o patrimônio cultura do município.

Embora o acervo do artista não esteja aberto á visitação, historiadores e pesquisadores podem conhecê-lo por meio de visita agendada na Fundação Municipal de Cultura.

Fonte de pesquisa: Arquivos da Fundação Municipal de Cultura de Balneário Piçarras e Escritora Iliane Regina Fleith.

Cronologia

Luiz Antônio Telles nasceu em 31 de janeiro de 1946, em Balneário Piçarras. Autodidata, iniciou as atividades artísticas aos oito anos de idade e sempre procurou pesquisar e estudar sobre a arte, artistas e obras.

Mudou-se para São Paulo em 1967, onde dedicou-se à sua arte e constatou identificação com o Surrealismo. Também morou por um ano na Europa, onde pôde pesquisar e aperfeiçoar seu estilo. Suas obras não se limitavam à pintura, Luiz trabalhava com desenho, gravura, tapeçaria, cerâmica e decoração de vitrines.

O artista faleceu em abril de 1991, em São Paulo, deixando seu nome e essência imortalizados em suas obras de arte. Em 2013, foi homenageado com a abertura do Centro Cultural de Balneário Piçarras, batizado com seu nome, o Centro Cultural Luiz Telles.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar