Carregando... aguarde
Luca Benites - Guia das Artes
Luca Benites
Informações
Nome:
Luca Benites
Nasceu:
Brasília - DF - Brasil, 1981
Sobre o artista


Biografia

Luca Benites nasceu em Brasília, Brasil em 1981. Vive emBarcelona e trabalha entre a Europa, América Latina e Estados Unidos. Artista earquiteto, começou a pintar em 1998 com o renomado pintor uruguaio Ignacio Iturriaem Montevideo. E mestre em arquitetura pela Universitat Politècnica deCatalunya (2012) e mestre em Belas Artes pela Universidad de Barcelona (2013).Se formou em arquitetura (2006) na Universidad Ort (Uruguai), onde também foiprofessor de projetos arquitetônicos durante cinco anos. Em 2002 inicia sua produçãooe pesquisas com esculturas e pinturas em cimento. Em 2004, foi o vencedor de umimportante concurso público nacional no Uruguai com uma equipe de arquitetos parauma escultura monumental na Plaza del Ayuntamiento de Montevideo. Desde 2002,realiza seu projeto como arquiteto, sendo sócio fundador do seu escritório dearquitetura, um projeto que durou até meados de 2008, enquanto também trabalhavaem seus projetos artísticos. Como professor, participou de bienais dearquitetura na América Latina, Espanha e Portugal. Foi vencedor de váriosconcursos de arquitetura como estudante e como arquiteto. Em 2009, decide semudar de forma permanente para a europa com o objetivo de continuar suacarreira como artista.

Por quase 18 anos, sua produção artística focou emquestionar o crescimento das cidades e as questões urbanas em geral. Em 2016,decide mudar radicalmente sua carreira queimando todo o seu patrimônio artísticopara ter a possibilidade de embarcar em um novo caminho e, portanto, refinar aantiga abordagem muito direcionada à arquitetura. O documentário “Fogo” foifilmado na pequena cidade de Ebnit, na Áustria, onde foram queimadas 300 obrasde arte, todo o seu patrimônio artístico e pessoal até então. Com as cinzas detodas essas pinturas, fotografias, desenhos e pequenas esculturas, ele decidecriar um estágio de transição chamado "Fogo". Durante os anos de2017, 2018 e 2019 ele produz ampulhetas com as cinzas dos trabalhos queimadosalém de pinturas e outras instalações para questionar o uso do nosso tempo e ovalor que atribuímos ao nosso dia a dia.

Cronologia

Conta com mais de 80 exposições entre Miami, Copenhague,Xangai, Busan, Lisboa, Barcelona, Madri, Bilbao, São Paulo, Sorocaba, PortoAlegre, Curitiba, Buenos Aires, Montevideo, Punta del Este, Pueblo Garzón. Sua obrapertence a importantes coleções como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói(MAC - Niterói, Brasil). Também faz parte de importantes coleçõesinstitucionais como o Parque de Esculturas da Fundação Pablo Atchugarry (Puntadel Este, Uruguai), da coleção da Princesa Afsham Almassi (Suíça), da ColeçãoNeide de Moraes do Grupo Votorantim, do Centro Cultural Kavlin em Punta delEste, do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba - MACS (São Paulo, Brasil), doParque de Esculturas Garzón, entre outras.

Participou de exposições coletivas com Manolo Valdes(Espanha, 1942), Martin Chirino (Espanha, 1925), Rafael Canogar (Espanha,1935), Abraham Palatinik (Natal, 1928), Octavio Podestá (Uruguai, 1929), Pablo Atchugarry(Uruguai, 1954), entre outros.

Como artista polifacético e arquiteto, trabalhou comocoordenador da produção na 58o. Bienal de Arte de Veneza para a exposição doPavilhão do Uruguai, representada pelo artista Yamandú Canosa (Veneza, 2019). Atualmente,trabalha em seu estúdio em Barcelona, onde divide um edifício industrial com oartista espanhol Antoni Muntadas.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar