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José Pedro Costigliolo - Guia das Artes
José Pedro Costigliolo
Informações
Nome:
José Pedro Costigliolo
Nasceu:
Montevidéu, Uruguai (06/11/1902)
Faleceu:
Montevidéu, Uruguai (03/06/1985)
Biografia

José Pedro Costigliolo - (1902, Montevidéu, Uruguai - 1985). Primeiros estudos de pintura no Círculo de Belas Artes, Montevidéu, 1921. Trabalhou como publicitário e artista gráfico de 1929 a 1946, passando logo em seguida a se dedicar à pintura em tempo integral. Ao lado da mulher, a também pintora Maria Freire, foi um dos iniciadores da arte concreta uruguaia. Residiu na Europa de 1957 a 1959 e realizou várias exposições no Uruguai e na Argentina. No Brasil, expôs no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1956) e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1957). Com intensa participação em salões de arte, participou ainda da Bienal de São Paulo (1953, 1955, 1957 e 1961) e da Bienal de Veneza (1966). Em 1979, ao estudar a pintura uruguaia em Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório (Civilização Brasileira), Frederico Morais escreveu: "Acompanhado de perto por Maria Freire, passou a realizar, a partir de 1955, pinturas definitivamente concretas, cujos antecedentes estão no exame do Construtivismo russo e do Neoplasticismo holandês. Na obra de Malevitch, por exemplo, há uma espécie de força magnética que parece atrair para dentro do espaço as formas-bólidos que cortam a superfície do quadro, deixando como rastro uma aura: a supremacia da pura sensibilidade sobre o próprio objeto. Em Costigliolo, a partir dos anos 60, da mesma maneira, a superfície da tela parece imantada, criando pontos de maior tensão ou campos de energia visual que atraem centenas de pequenos quadrados e retângulos, formando áreas compactas, ao mesmo tempo que, ao seu redor, tudo o que foi excluído do núcleo central se agita, num processo de atração e repulsão que, vez por outra, resulta em movimentos concêntricos, tendendo a formar novos núcleos, ou excêntricos, fragmentando a forma em choques contínuos. Nos sucessivos choques retângulos e quadrados se subdividem até cobrir a totalidade do espaço disponível. De qualquer maneira, a movimentação é incessante e apesar dos elementos ortogonais empregados, o repouso nunca existe. Neste caso, Costigliolo estaria mais próximo da dissidência elementarista de Van Doesburg dentro do Neoplasticismo."

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