Carregando... aguarde
J.Borges - Guia das Artes
J.Borges
Informações
Nome:
J.Borges
Nasceu:
Bezerros - Pernambuco - Brasil (20/12/1935)
Sobre o artista

José Francisco Borges (1935), conhecido pelo seu nome artístico J. Borges, é um xilógrafo, cordelista e poeta pernambucano. Conhecido como um dos grandes mestres de seu estado de origem, sendo um dos precursores da xilografia no Brasil.

Biografia

Nascido na cidade de Bezerros, Borges escutava histórias de ninar de seu pai agricultor, assim se apaixonando pela poesia rítmica dos cordéis. Nasceu na zona rural da cidade, em um sítio chamado Piroca. O cordel é um tipo de literatura impressa em folhetos, que conta histórias reais e fantásticas através da poesia. “O cordel nasceu em mim quando criança. Eu me divertia muito ouvindo meu pai lendo os folhetos que ele trazia da feira. A imaginação da gente corria solta.” - José Francisco Borges.



Por conta da grande seca de 1952, que afetou os estados do Nordeste, Borges se mudou para a Zona da Mata, junto de sua família, com seus 17 anos. Viveu durante 15 anos entre os municípios de Escada e Ribeirão, em Pernambuco. 



Passou por muitas profissões, como artesão, oleiro, carpinteiro, pintor de parede, mas encontrou a verdadeira felicidade em 1956 aos 21 anos, quando decidiu ser vendedor de cordéis (folheteiro), divulgando a literatura popular pelas praças e feiras públicas em seu estado de origem e estados vizinhos. Em 1964, por estímulo de um amigo poeta chamado Olegário Fernandes, escreveu o seu primeiro cordel original: O Encontro de Dois Vaqueiros no Sertão de Petrolina, com capa ilustrada pelo mestre cordelista e xilogravurista Dila (José Soares da Silva). A xilogravura é uma técnica datada da idade média, onde o artista talha o desenho na madeira e a partir dela, da matriz, com a utilização de tinta, o desenho esculpido é marcado no papel, como um carimbo. Borges viria a se tornar um dos mestres dessa técnica. 



Também por incentivo de seu amigo, passou a ilustrar as próprias capas, escrevendo e ilustrando o cordel O Verdadeiro Aviso de Frei Damião. Grandes artistas e autores, como Ariano Suassuna, encomendaram xilogravuras de Borges e escreveram sobre ele, mostrando sua obra amplamente pelo Brasil, A partir disso, nunca mais deixou de fazer sucesso, viajando para múltiplos países pelo mundo, notavelmente para Cuba em 1997, para participar do festival de cultura caribenha por 12 dias. 


Texto por Paulo Lorenzo Villela









  • Referência: FERNANDES, Rozziane. J. Borges. Elaborado por Artesanato Pernambuco. Disponível em: https://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/mestres/j-borges-mestre/mestre. Acesso em: 05 jun. 2024.

  • Referência: Cultura.Pe. J. Borges. Disponível em: https://www.cultura.pe.gov.br/pagina/patrimonio-cultural/imaterial/patrimonios-vivos/j-borges/. Acesso em: 05 jun. 2024.

  • Referência: NAU CULTURAL. Ateliê J. Borges. Disponível em: https://naucultural.com.br/quem-fez/j-borges/. Acesso em: 05 jun. 2024.

  • Referência: MESTRES da Cultura Popular: J.Borges (Xilogravura). [S.I]: Nau Cultural, 2024. (5 min.), son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-T5A1RkuyE0. Acesso em: 05 jun. 2024.
Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista