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Hugo Adami - Guia das Artes
Hugo Adami
Informações
Nome:
Hugo Adami
Nasceu:
08/12/1899
Biografia

Aos 12 anos cursa pintura na Escola Profissional Masculina do Brás com Giuseppe Barchitta. Entre 1913 e 1916, estuda com os pintores Alfredo Norfini (1867-1944) e Enrico Vio (1874-1960), e os escultores William Zadig (1884-1952) e José Cuccé, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp). Em 1917, tem aulas com Georg Elpons (1865-1939). Em 1922 embarca para Florença, e lá se torna amigo do poeta Berto Ricci e do pintor Giorgio De Chirico (1888-1978). Estuda pintura na Accademia di Belle Arti di Firenze [Academia de Belas Artes de Florença], sendo aluno de Felice Carena (1879-1966), mas logo abandona a escola para viajar pela Itália para observar obras clássicas. Reside por um período em Paris e interessa-se pela obra do pintor Paul Cézanne (1839-1906). De volta ao Brasil, em 1928, Adami realiza a primeira individual, na Galeria das Arcadas, em São Paulo. Mário de Andrade (1893-1945) publica ensaio sobre a exposição noDiário Nacional. O contato de Mário de Andrade com a obra de Hugo Adami possibilita ao crítico repensar seu projeto modernista. Hugo Adami retorna à Europa em 1929, onde permanece até 1932. Nesse ano, participa da Sociedade Pró-Arte Moderna (Spam). Em 1933, integra o Clube dos Artistas Modernos (CAM), e é ator da peça O Bailado do Deus Morto, de autoria de Flávio de Carvalho (1899-1973). No ano seguinte, trabalha como cenógrafo e consultor de arte no filme Favela de Meus Amores, de Humberto Mauro, e executa a decoração do carnaval do baile da SPAM com Anita Malfatti (1889-1964), Lasar Segall (1891-1957) e Vittorio Gobbis (1894-1968). Em 1937, participa da primeira exposição da Família Artística Paulista (FAP) ao lado de Alfredo Volpi (1896-1988), Bonadei (1906-1974), Clóvis Graciano (1907-1988) e Rossi Osir (1890-1959), entre outros. No mesmo ano, retorna à Europa, lá permanece até 1940, quando se muda para o Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1970, afasta-se das atividades artísticas, só voltando a pintar em 1975.

Cronologia

1911 – Cursou pintura na Escola Profissional Masculina, São Paulo. Teve aulas com o artista siciliano Giuseppe Barchitta. 1913-14 – No Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, estudou com os pintores Giuseppe Barchitta, Alfredo Norfini e Enrico Vio, e os escultores William Zadig e José Cuccé. 1914 – Estudou canto e artes cênicas com o tenor italiano De Cimoni, em São Paulo. 1917 – Estudou com Georg Elpons, na mesma cidade. Aproximou-se dos círculos modernistas. 1918-21 – Residiu no Rio de Janeiro, atuando como cantor de ópera e, por dois anos, como ator na Companhia Leopoldo Fróes. 1921 – Retornou a São Paulo, voltando às atividades de artista plástico. Participou do Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro. 1922-27 – Passou uma longa temporada na Europa. Estudou em Florença, Itália, onde frequentou a Accademia di Belle Arti di Firenze (Academia de Belas Artes de Florença) e conheceu Giorgio De Chirico. Esteve em Paris. 1923 – Participou do Salão da Primavera, Rio de Janeiro. 1928 – Participou da Bienal de Veneza; realizou exposição individual na Galeria das Arcadas, São Paulo. 1929-31 – Passou nova temporada na Europa, 1932 – Foi um dos fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna, em São Paulo. 1933 – Atuou na peça Bailado do Deus Morto, no Teatro de Experiência de Flávio de Carvalho, em São Paulo; participou do Clube dos Artistas Modernos, em São Paulo. 1934 – Trabalhou como cenógrafo e consultor de arte no filme Favela de Meus Amores, de Humberto Mauro, no Rio de Janeiro; executou a decoração do carnaval da cidade de São Paulo, juntamente com Anita Malfatti, Lasar Segall e Vittorio Gobbis. 1934-40 – Participou diversas vezes do Salão Paulista de Belas Artes, São Paulo. 1937 – Participou da criação do grupo Família Artística Paulista, em São Paulo. 1940 – Fixou-se definitivamente no Rio de Janeiro. 1941 – Participou do debate sobre arte moderna no Salão de Exposições da Associação de Artistas Brasileiros, no Palace Hotel, Rio de Janeiro com Santa Rosa, Quirino Campofiorito, Aníbal Machado, Antônio Bento e Celso Kelly. 1944 – Foi membro da Comissão Organizadora da Divisão Moderna do Salão Nacional de Belas Artes, noRio de Janeiro.

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