Carregando... aguarde
Hans-Georg Kern - Guia das Artes
Hans-Georg Kern
Informações
Nome:
Hans-Georg Kern
Nasceu:
Deutschbaselitz, Alemanha (23/01/1938)
Sobre o artista

 

Estilo

Na década de 1970, Baselitz tornou-se famoso por suas imagens invertidas. Ele é visto como um pintor revolucionário, pois ele chama a atenção do espectador para seus trabalhos, fazendo com que eles pensem e despertem seu interesse. Os assuntos das pinturas não parecem ser tão significativos quanto a visão visual do trabalho. Ao longo de sua carreira, Baselitz variou seu estilo, desde substâncias em camadas ao seu estilo, desde a década de 1990, que se concentra mais na lucidez e em mudanças suaves.

 

Biografia

 

Baselitz nasceu em 23 de janeiro de 1938, como Hans-Georg Kern em Deutschbaselitz (agora uma parte de Kamenz, na Saxônia ), na Alemanha . Seu pai era um professor de escola primária e a família morava na escola local.

Em 1958, como estudante em Berlim Ocidental, Baselitz conheceu sua futura esposa, Elke Kretzschmar. Ele se casou com Kretzschmar em 1962 e eles tiveram um filho chamado Daniel. Em 1966, seu segundo filho, Anton, nasceu, e a família mudou-se para Osthofen , perto de Worms , e depois em outros lugares da Alemanha e da Itália.

Em 1961, ele adotou o nome Georg Baselitz em homenagem à sua cidade natal.

Desde 2013, Baselitz e sua esposa vivem em Salzburgo na Áustria e obtiveram cidadania austríaca em 2015.

 

Educação 

Baselitz frequentou a escola local em Kamenz ; no seu salão de reunião pendurava uma reprodução da pintura Wermsdorfer Wald de 1859 de Louis-Ferdinand von Rayski , um artista cuja compreensão do realismo era uma influência formativa sobre Baselitz. Baselitz lê os escritos de Jakob Böhme . Com as idades de 14 e 15 anos, ele pintou retratos, assuntos religiosos, naturezas mortas e paisagens, alguns em um estilo futurista.

Em 1955, ele se candidatou para estudar na Kunstakademie em Dresden, mas foi rejeitado. Em 1956, ele se inscreveu com sucesso na Hochschule für Bildende und Angewandte Kunst, em Berlim Oriental . Lá ele estudou sob os professores Walter Womacka e Herbert Behrens-Hangler , e fez amizade com Peter Graf e Ralf Winkler (mais tarde conhecido como AR Penck). Após dois semestres, ele foi expulso por "imaturidade sociopolítica".

Em 1957, ele se matriculou na Hochschule der Künste em Berlim Ocidental . Em 1961, ele participou da aula de mestrado de Hann Trier e completou seus estudos no ano seguinte. As aulas de Hann Trier foram descritas como um ambiente criativo amplamente dominado pela abstração gestual do Tachism e Art Informel .  Na Hochschule der Künste Baselitz mergulhou-se nas teorias de Ernst Wilhelm Nay , Wassily Kandinsky e Kasimir Malevich . Durante esse período, ele se tornou amigo de Eugen Schönebeck eBenjamin Katz . O historiador de arte Andreas Franzke descreve as influências artísticas primárias de Baselitz neste momento como Jackson Pollock e Philip Guston

 

Cronologia

 

1957-1969
Em 1957, Baselitz produziu suas primeiras obras originais em um estilo distinto, entre elas os retratos imaginários "Tio Bernhard" / "Onkel Bernhard". No mesmo ano, ele começou a trabalhar na série "Rayski-Head" / "Rayski-Kopf".

Em 1963, a primeira exposição individual de Baselitz na Galerie Werner & Katz, Berlim, causou um escândalo público. Duas das imagens, "The Big Night Down The Drain" / " Die große Nacht im Eimer " (1962/63) e "Naked Man" / "Nackter Mann" (1962) foram apreendidas pelo Ministério Público, após uma O amigo anunciou a sua apreensão em um jornal local - um escândalo intencional e auto-realizável. O processo judicial subsequente não terminou até 1965.

Baselitz passou a primavera de 1964 em Schloß Wolfsburg e produziu suas primeiras aguafalhas na gráfica lá, que foram exibidas no final desse ano. No ano seguinte, ele ganhou uma bolsa de seis meses para estudar na Villa Romana, em Florença . Enquanto lá, ele estudou gráficos manieristas e produziu as imagens "Animal Piece" / "Tierstück". Depois de retornar a Berlim Ocidental, ele trabalhou até 1966 no grupo "Heroes" / "Helden", que inclui a composição de grande formato "The Great Friends" / "Die großen Freunde". Com o início de 1969, ele produziu outras imagens "Foresters" / "Waldarbeiter" de grande formato. Em 1969, usando Wermsdorfer Wald por Louis-Ferdinand von Rayski como modelo, ele pintou sua primeira foto para apresentar um motivo invertido, "The Wood On Its Head" / "Der Wald auf dem Kopf".

1970-1975 
Na década de 1970, Baselitz expõe regularmente em Munique 's Galerie Heiner Friedrich . A maioria das obras que ele produziu durante esse período foram paisagens temáticas como fotos dentro de uma imagem. Em 1970, no Kunstmuseum Basel, Dieter Koepplin encenou a primeira retrospectiva de desenhos e obras gráficas de Baselitz. Na Galeriehaus da Lindenstraße de Colónia, Franz Dahlem colocou a primeira exposição de imagens com motivos invertidos. Em 1971, a família Baselitz mudou-se mais uma vez, mudando-se para Forst an der Weinstraße. Ele usou a velha escola da aldeia como estúdio e começou a pintar fotos com motivos de pássaros. Ele exibiu várias vezes nos próximos anos em torno da Alemanha e também participou do 1972 documenta 5 em Kassel. No mesmo ano ele começou a usar uma técnica de fingerpainting. Ele pintou paisagens até 1975, muitas vezes com base em motivos que ele encontraria em publicações como a "Mitteilungen des Landesvereins Sächsischer Heimatschutz e. V. ". Em 1975, a família mudou-se para Derneburg, perto de Hildesheim . Baselitz visitou Nova York pela primeira vez e trabalhou lá por duas semanas. Ele também visitou o Brasil, participando da 13ª Bienal em São Paulo .

1976-1980
Em 1976, Baselitz criou um estúdio adicional em Florença, que ele usou até 1981. Em 1977, ele começou a trabalhar em linogramas de grande formato . Ele começou a ensinar na Staatliche Akademie der Bildenden Künste em Karlsruhe , onde foi nomeado professor em 1978. De 1978 a 1980, trabalhou em dípticos usando a técnica de pintura tempera (combinações de motivos), imagens de várias partes (séries de motivos) e Trabalhos individuais de grande formato como "The Gleaner" / "Die Ährenleserin", "Rubble Woman" / "Trümmerfrau", "Eagle" / "Adler" e "Boy Reading" / "Der lesende Knabe". As obras se tornaram mais abstratas, predominando os elementos das escrituras. Em 1980,.

1981-1989
Em 1981, Baselitz criou um estudo de adição em Castiglione Florentino, perto de Arezzo , que ele usou até 1987. Seu trabalho foi exibido em Nova York pela primeira vez em 1981. Em 1982, ele começou a dedicar mais tempo à escultura, além de várias exposições. Em 1983, ele começou a usar motivos cristãos em grande parte de sua arte, e completou a composição principal "Jantar em Dresden" / "Nachtessen em Dresden". No mesmo ano, ele assumiu uma nova cátedra na Hochschule der Künste Berlin. Em 1986, em reconhecimento das conquistas de Baselitz, ele recebeu o Kaiserring pela cidade de Goslar . Durante a década de 1980, o trabalho de Baselitz foi exibido com freqüência na Alemanha. Em 1989, o título Chevalier in the Ordre des Arts et des Lettresfoi conferido a Baselitz pelo Ministro das Artes da França, Jack Lang .


Georg Baselitz
1990-2009
Em 1990, no museu Nationalgalerie im Alten em Berlim, realizou-se a primeira grande exposição dos trabalhos de Baselitz na Alemanha Oriental. Em 1992, renunciou à Akademie der Künste em Berlim. Em 1993, ele projetou o set para a ópera de Harrison Birtwistle "Punch e Judy", encenado sob a direção de Pierre Audi na Dutch Opera, em Amsterdã. Participou também do Pavilhão Internacional na Bienal de Veneza com a escultura "Torso Masculino" / "Männlicher Torso", acompanhada de desenhos de grandes dimensões. Em 1994, Baselitz desenhou um carimbo para o serviço postal francês. Ele também produziu sua primeira imagem de ouro em terra naquele ano. Em 1995, a primeira grande retrospectiva de Baselitz 'Nova Iorque . Esta retrospectiva também foi exibida em Washington, DC e Los Angeles . Ao longo da década de 1990, seu trabalho foi exibido com freqüência em toda a Europa. Em 2002, uma retrospectiva do trabalho de Baselitz foi mostrada na Galeria de Arte do Yapı Kredi Bank em Istambul .

Durante este tempo, Baselitz viveu e trabalhou perto de Munique e em Imperia na Itália.

Seu trabalho foi exibido em Londres , na Royal Academy of Arts no final de 2007 e na galeria White Cube em 2009.

2010-2013
De 21 de novembro de 2009 a 14 de março de 2010, o Museu Frieder Burda e a Staatliche Kunsthalle de Baden-Baden exibiram uma pesquisa abrangente sobre o artista, com cerca de 140 obras. "Baselitz. Uma retrospectiva" também foi apresentada nos dois museus vizinhos, com o Museu Frieder Burda exibindo "50 anos de pintura", a Staatliche Kunsthalle "30 anos de escultura".

Em uma entrevista de 2013, Baselitz foi citado dizendo que "as mulheres não pintam muito bem. É um fato. Há, claro, exceções". Citando a falta comparativa de sucesso comercial do trabalho de mulheres pintoras nos mercados mais caros como prova, ele declarou: "As mulheres simplesmente não passam o teste. (...) O teste de mercado, o teste de valor".

As declarações de Baselitz suscitaram refutações de historiadores e críticos da arte, incluindo Sarah Thornton, autora de Seven Days no Art World , que respondeu: "[o] mercado o faz errado o tempo todo. Para ver o mercado como uma marca de qualidade está indo por um caminho delirante. Estou chocado com o Baselitz. Seu trabalho não vale tanto ".

O recorde, então, de uma pintura de Baselitz foi de £ 3,2 milhões, enquanto o recorde de uma pintura de Yayoi Kusama , uma artista feminina, foi de £ 3,8 milhões.

 

 
Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista