Carregando... aguarde
Fátima Villarin - Guia das Artes
Fátima Villarin
Informações
Nome:
Fátima Villarin
Sobre o artista


Biografia

Nasceu na Bahia, trabalha no Rio de Janeiro, e atualmente integra aoficina 3D da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Seu engajamento nas artesplásticas teve início com o grupo Ninguém Pinta Como eu Pinto coordenado pelaartista plástica Teresa Coelho na Cidade de Deus. Frederico Moraes, entãodiretor da EAV convidou o grupo para expor na Escola. Através da EAV foiconvidada pelo artista plástico Daniel Senise para ser sua assistente no seuatelier. Ainda na EAV fez cursos com Nelson Leirner, Luiz Ernesto e MiltonMachado. Participou da Bienal de Melbourne, Autrália, da Tresor's Art inCingapura e da FIAL'94-exposição de obras latino-americana em Bruxelas.

No MAM pesquisou gravura em metal com Armando Mattos. Em 2000 foiconvidada pelo grupo da UERJ para fazer a cenografia de Hamlet e, em seguida, apeça de Antônio Callado " O Tesouro de Chica da Silva. Outros trabalhos decenografia se seguiram.

Em 2010 inicia a série O Peso do Buraco da Agulha quando participa daColetiva Com Luz na Galeria Anna Maria Niemayer com duas esculturas adquiridaspor dois colecionadores, tendo uma delas integrado a coleção de João Sattaminie hoje no Mac-Niterói. Neste mesmo ano participou de uma Coletiva na EAV Com +Luz com o trabalho Agulha Curva.

Ainda em 2010 realizou uma instalação sonorizada " Conversa "na Galeria Maria de Lourdes Mendes de Almeida do Centro Cultural CandidoMendes-Ipanama. Em 2012 participou da Coletiva na mesma Galeria com umaescultura que hoje integra o acervo da Universidade Candido Mendes. No ano AnnaMaria Niemayer a convidou para integrar o elenco de artistas da sua Galeria erealiza a instalação os 7 irmãos ainda dentro da série  O Peso do Buraco da Agulha. Este trabalho foiexposto em 2012/2013 no Paço Imperial na exposição que homenageou postumamentea Galerista Anna Maria Niemayer intitulada " Anna Maria Niemayer: umcaminho.

Em 2014 participo da exposição " Novas Conexões Platônicas "no Museu de Arte Contemporânea- MAC, Niterói, Curadoria Luiz Guilherme Vergara.Ainda em 2014 participa da Coletiva " Intervenção Contemporânea " naGaleria H. Rocha.

Em 2018 individual “O Real da Dor “, Centro Cultural CandidoMendes-Centro com texto de Alexandre Sá. Ainda em 2018 participa da coletiva “Faça você mesm- Um guia de leitura (1/20) curadoria Alexandre Sá, no espaço AMesa, RJ. 2020 participa da coletiva em homenagem a Katie Van Scherpenberg naGaleria Zagut, curadoria Augusto Herkenhoff.

Cronologia


Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar