Henri Rousseau, pintor francês, foiconsiderado “o pai da arte Naif ”, em nível mundial , porque pintava comcaracterísticas primitivas ou ingênuas, na década de 1880. Seus 2 trabalhos mais antigos conhecidos são : “Passeio na Floresta” e “UmaNoite de Carnaval” ambos de 1886 . Verdade seja dita: foi comRousseau que a arte Naif recebeu sua legitimidade como movimento artístico! Emídio de Souza já produzia quadrosprimitivistas ou ingênuos NA MESMA ÉPOCAque Henri Rousseau , só que em vez de ser em Paris, era na pequena Villa daConçeição de Itanhaém...
Veja, quandoSouza tinha apenas 18 anos, sem influência e orientação de ninguém , ou seja, em 1886 , ele já realizava suas pinturas. Ver , no ANEXO, os quadros “Vista deItanhaém” e “Festa Junina Peruíbe” ambaspintadas naquele ano. Tanto Rousseauquanto Souza, também escreviam peças teatrais.
Lembrar que Souza só foi ajudar Benedito Calixto em Santos em 1888, ou seja doisanos após terpintado ambas as telas mencionadas!!! A“história oficial” diz que ele “estudoupintura” com Calixto, em Santos. Isto é parcialmente verdade : lá ele aprendeu algumas técnicas deperspectiva, novas misturas de tintas e algumas regras acadêmicas. Certa vez disse um Crítico de Arte , sobreessa época : “...a sorte de Emídio foi não ter sido influenciado na hora de criarseu próprio estilo, poético, puro e sem compromisso com as regrasacadêmicas”.
Todossabemos que já no século XVII e XXII, aqui no Brasil, foram produzidas muitaspinturas ingênuas/primitivas por“não-artistas” conhecidas como EX-VOTOS : pinturas que retratavam a cena deum milagre recebido por intermédio de um determinado santo ou santa. Óbvio quetais pintores , à rigor , não devem ser considerados os pioneiros da arte Naifbrasileira, porque , em geral produziram apenas um quadro ( o do milagrerecebido) e ponto final. Nãohouve continuidade nas suas “artes”...
Temos váriosoutros “pioneiros” que surgiram no “Mercado Oficial das Artes”, na década de 1940 em diante , porém, todos esses , nãoproduziram obras Naifs na década de 1880 , igual fez Souza !! Vá pesquisar e comprove! Temos um caso que é divulgado, por muitos experts , como “ o pioneiro” no Brasil : José Bernardo Cardoso, o “Cardosinho”, descoberto por Portinari, porém , no nossoentendimento, há dois problemas em classificá-lo como o precursor brasileiro da arte Naif/Primitiva : o 1º é que ele nunca pintou quadros Naifantes de 1886..., e o 2º é que ele era português !
BIOGRAFIA resumida de EMIGDIO EMILIANO DE SOUZA
Antes demais nada, informamos que ele realizou muitas coisas, além da pintura : foiescritor / contista folclórico, escreveu peças de teatro, compôs músicas, foiprofessor de escola e exerceu vários cargos públicos de altaimportância na época.
Nasceu emItanhaém em 21 de maio de 1868
Aos 18 anos, ou em 1886, pintou dois belos quadros primitivistas ou Naifs ( acima ) . De 1888 à 1890, convidado porCalixto, vai à Santos ajudá-lo em diversos trabalhos e recebe algumas aulas do mestre.1890 : retorna à Itanhaém . 1939 : em virtude de sua esposa Judite ser obrigada a se tratar de seus problemasde saúde em Itanhaém ( devido os “bonsares” dali ), Volpi se dirigepara essa cidade frequentemente e trava amizade com o velho pintor Emídio deSouza. Dizem que ficou impressionado com “ suas virtudes de colorista e de construtorde imagens...” Foi assim :em 1939 ele viu uma pintura de Souza num armazém de Itanhaém e perguntou seestava à venda. Comprou-a , na hora, pordez mil réis. Depois... adquiriu muitasoutras... Certa vez, em SãoPaulo, uma delas foi notada por Pablo Neruda ( Prêmio Nobel de Literaturade 1971 ) . Volpi notou seu entusiasmo e deu-lhe depresente. Em23-01-1943, concedeu entrevista ao jornal Correio Paulistano de SãoPaulo, para o Jornalista e Crítico deArte Ibiapaba Martins. Diz o jornalista :... “um dos maiores pintoresdo Brasil...”
Algunstrechos dessa entrevista : “Cargosque exerci : 1893 a 1895 ,Vereador da Câmara Municipal , a primeira eleitano Regime Republicano . Por 8 anos , de setembro de 1892 adezembro de 1900, fui professor público na Escola do Bairro do Poço ( atual BelasArtes ). De dez 1931 a junho de 1932, fui Secretário daPrefeitura Municipal... Antes de 1940 , todos meus trabalhos nãoeram adquiridos pelo povo em geral, mas só por especialistas , ou seja , pintores e amantes da arte , ex: Alfredo Volpi , Bruno Giorgi , Ângelo Simeoni , Reinaldo Manzke e outros.. (leitor veja seus currículuns no Google. Ótimos! ). Final: “.. seus quadros são admirados por artistas consagrados e diz-se que... Alfredo Volpise inspirou nas suas marinhas...” Veja o que disse o grande Crítico de Arte da época , Ciro Mendes, para o jornal O Estado de S.Paulo de01-02-49: “...seu colorido local guarda toda a pureza e vivacidade dos verdesintensos, dos rosas e azuis desmaiados, nessa harmonia suave e, ao mesmo tempo,vibrante de cores que tanto fascina e perturba o nosso Volpi”.
Para osjovens de Itanhaém, solicito entrarem no Google e ler a biografia deVOLPI. Só posso dizer que em 1962 elerecebeu o prêmio de Melhor Pintor Brasileiro , e , posteriormente, participou várias vezes do Festival deArte de Veneza, um dos mais prestigiados espaços de arte do mundo!!.
Como ele nunca frequentou Escolasde Belas Artes, antes da fama era mais ou menos desprezado pela elite dos pintores da época, quase todos formados emEscolas de Belas Artes. Bem, após ficarfamoso e super-respeitado, dizia, com certo orgulho : “ Eu nunca me influenciei em nenhum pintor..., a única exceção, foi Emigdio de Souza”. Tal influência se deu na décadade 1940. Souza faleceu em 1949. Bem, em1950, pela 1ª vez, parte Volpi para aEuropa. Lá visitou muitas obras de arte, e ficou fascinado por Giotto, pintor de afrescos de 1300. Gostou tanto dele que visitou seus afrescosnuma Igreja de Pádua, Itália, 18 vezes!! Apósessa experiência, atualizou, sua frase : “ ...Eu nunca me influenciei em nenhum pintor, a exceção de Souza e ...Giotto”.
- Em 1939, após conhecer as telas de Souza,Volpi comprou várias delas !!.
- Pouco tempo depois, ABOLIU totalmente , ( em alguns quadros ), PERSPECTIVA!! [ veja a arte “primitiva” ou “naïf” de Souza, nunca seguia a perspectiva !! ] - Sua tela “Casa na Praia”- (Itanhaém) pintada no final dos anos 1940 ( Volpi, em geral, não colocava nem título nem datas em suas obras) , que faz parte do acervo MAC-USP, foi o INÍCIO da fase “Bandeirinhas”,que aflorou “com tudo”, a partir da década de 60. Para ele, não eram “bandeirinhas”, mas apenas uma junção única de LINHAS, TRAÇOS E COR. Veja você tal tela no Google e comprove estaverdade !!
- Conforme informações de ReginaPerrota, Pesquisadora da Pinacoteca doEstado , ( maio-1991 ) : “... Volpi logo da primeira vez que esteveem Itanhaém, deu início a uma série de admiráveis marinhas que sãocategorizadas, até hoje , como o que de mais importante foi produzido nogênero, no Brasil”
- Quando aesposa de Volpi, Judite, permaneceu longo tempo em Itanhaém, a fim de recuperarsua saúde, ele ia quase todos os finais de semana para lá, e ali permanecia por3 ou 4 dias pintando algumas telas. Após, subia para São Paulo, onde vendia rapidamente algumas , obtendodinheiro para retornar à Itanhaém.
- Segundo o artigo de Oswaldo de AndradeFilho, em 29-05-1959, no jornal A GAZETA : “...até que Bruno Giorgi,levando-o para Itanhaém, fê-lo conhecer a pintura de Souza e a natureza daquelelitoral tão luminoso e fértil em inspiração. ... Volpi ... parece ter-seimpressionado com os motivos que aquelas praias lhe oferecia e fez muita coisaboa nessa ocasião ... Volpi apuravasuas cores e procurava na INGENUIDADE ( característica da arte primitiva deSouza ), da paisagem, o seu próprio ESPÍRITO ingênuo”
- No jornal CORREIO PAULISTANO de 24-05-1953,lemos , resumidamente , a seguinte matéria do jornalista Ibiapaba Martins: “...EmidioSouza , pintava , pintava e pintava... Dividia sua vida errante através dolitoral paulista , sempre realizandopinturas de pequenas telas que mais pareciam o FICHARIO da HISTÓRIA deITANHAÉM. Nelas, aparecem todas ashistórias , as lendas, e as crenças do litoral. Foi ele uma espécie de arquivo vivo e,quando faleceu aos oitenta e tantos anos, havia “escrito” com pincel toda ahistória do litoral “
- CarlosJung , um dos maiorespsicanalistas de todos os tempos, dizia : “Os pintores Naïfs /Primitivos , representam os últimos elos da “Alma Coletiva”em vias de desaparecimento” . - Almas coletivas, significam,aproximadamente : aquilo que é inato ao ser humano. Aquilo que não se adquireatravés de estudos ou da experiência. Ou : a soma das ENERGIAS individuais.
Estudou pintura com Benedito Calixto, em Santos, entre 1888 e 1890. Neste mesmo período auxiliou Calixto na decoração e pintura para os festejos comemorativos da Lei Áurea, nessa cidade. Retornou para sua cidade natal, Itanhaém, em 1890. Foi secretário da Câmara de Peruíbe, SP, no ano de 1915. Foi nomeado chefe da estação ferroviária de Peruíbe, em 1916. Pediu demissão do cargo de chefe de estação e voltou para Itanhaém, em 1924, a fim de se dedicar à pintura. Foi descoberto por Alfredo Volpi, em 1938, que começou a visitar regularmente Itanhaém.
- 1868: em 21 de maio, nasce na Villa de Nª Sª da Conceição de Itanhaém;
- 1886: aos 18 anos, e sem orientação de ninguém , pintou osquadros : Itanhaém e Peruíbe, aqui representados;
- 1888: Benedito Calixto o convoca para ajudá-lo apintar vários trabalhos em Santos e SãoVicente; Veja , é a partir daí , que o mestre irá ensiná-lo alguma regrasacadêmicas sobre pintura ! - Outraobservação : ele não auxiliou Calixto apenas nas pinturas..., mas também naelaboração do livro “A Villa de Itanhaém”, consultando e anotando trechosimportantes da história da cidade que existiam nos velhos arquivos do Conventoda Villa;
- 1892 a1900 : Professor público na Escola doBairro do Poço ( atual Belas Artes ) ;
- 1893 a1895 : Vereador na Câmara Municipal deItanhaém;
- 1915 a1919 : publicou os famosos “Contos daRoça” , que eram folclóricos , retratando a “alma do povo” de então. As publicações se deram no Jornal CORREIO do LITORAL ;
- 1915 a1919 : escreveu também algumas PeçasTeatrais que foram levadas ao público no ANTIGO Gabinete de Leitura da cidade. Também compôsalgumas músicas;
- 1916: foi nomeado Chefe da EstaçãoFerroviária de Peruíbe ( quefazia parte do Município de Itanhaém )
- 1931 a1932 : Secretário da Prefeitura Municipal ;
- 1939: Alfredo Volpi em visita à Itanhaém,conheceu Emidio de Souza e se encantou com suas obras;
- 1941: um quadro seu, foi selecionado paraparticipar do “ Iº SALÃO de ARTE ” promovido durante a FNI – FEIRA NACIONAL DAINDUSTRIA , realizada na capital paulista. Outros participantes : Di Cavalcanti , Volpi ,Anita Malfatti, Tarsila do Amaral,etc...;
- 1943: dá entrevista para o Jornal CorreioPaulistano ao Jornalista e Crítico deArte Ibiapaba Martins, que entre outras coisas, escreveu “... umdos maiores pintores do Brasil...” ;
- 1945: Sérgio Milliet, então Diretor dasBibliotecas Municipais da cidade de São Paulo, mandou expor, ( nas paredes ) várias obras de artistas no salãoprincipal da Biblioteca de São Paulo : entre outros, figurava uma tela de Emidio de Souza ;
Teatro , Escreveu Contos , escreveulivros ....
-1946 : Sérgio Milliet, organiza a “EXPOSIÇÃO deDESENHOS ORIGINAIS de ARTISTAS de SÃO PAULO” ( na verdade, de artistas de várias procedências , quemilitavam em São Paulo ) Selecionados : Volpi , Pancetti, Lasar Segal... e ... Emídio de Souza ;
- 1949 : de 12de janeiro à 10 de fevereiro , foi realizada uma Exposição Exclusiva das obrasde Emidio de Souza , na então mais prestigiosa Galeria de Arte de São Paulo, a DOMUS. Souza não pode comparecer por já estarcom 81 anos e muito doente;
- 1949: em primeiro de fevereiro, concedeu outra entrevista para o jornal OESTADO DE SÃO PAULO ao Jornalista eCrítico de Arte Ciro Mendes , que lheteceu muitos elogios;
- 1949: em 19 de setembro, faleceu em Santos efoi sepultado na sua terra natal.
-Pesquisa de José Carlos Só - ESCRITORde ITANHAÉM
EMÍDIO DE SOUZA, Padre - óleo sobre tela - 38x26,5 cm - ass. inf. esq.