Carregando... aguarde
Edu Cardoso - Guia das Artes
Edu Cardoso
Informações
Nome:
Edu Cardoso
Nasceu:
Avaré, SP - Brasil
Biografia

 

Edu Cardoso é um pintor do interior paulista, e comecou a pintar tela aos 9 anos, e desde então não parou de aprimorar a sua técnica. Autodidata, Edu apresenta diversos elementos da arte intuitiva, principalmente pela criação de universos oníricos. O pai era pintor Naïf e, apesar de ter artistas clássicos como Picasso entre seus queridos, sempre foi apaixonado por ilustrações de livros infantis, associadas às fascinantes lendas populares.

As obras de Edu são apontadas, muitas vezes, como uma espécie de pop-surrealismo folclórico, mas o pintor diz que se vê muito mais perto de outra mágica, a do realismo fantástico. Com belas imagens em que figuras circenses aparecem em ambientes inusitados, permeados pelo sonho e pela busca de formas de expressão. Os rostos, geralmente tristes, de figuras às vezes solitárias, indicam como os personagens retratados estão sempre em busca de algo – seja de gerar um sorriso no espectador, seja de conseguir aquilo que elas almejam em telas onde os espaços vazios desempenham um papel fundamental para criar a atmosfera solitária dos retratados.

Sacis, mulas e botos não faltam no imaginário de Edu – que, aliás, expôs seu incrível trabalho no Pixel Show do ano passado. Quem não conhece os quadros dele, pode agora, além de ver o stop motion que Chris Montrigaud fez ao acompanhar a pintura da tela Pererê.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Peças sendo leiloadas, compre agora
iArremate leilões
26 de Novembro às 20:00

Edu Cardoso, Amazona I, Óleo sobre tela, 24 alt X 18 larg (cm), ass. no verso, Ano: 2014
iArremate leilões
26 de Novembro às 20:00

Edu Cardoso, Amazona II, Óleo sobre tela, 30 alt X 20 larg (cm), ass. no verso, Ano: 2014
Obras deste artista