Carregando... aguarde
DO GIBI AOS QUADRINHOS OS SUPER HEROIS BRASILEIROS--- - Guia das Artes
DO GIBI AOS QUADRINHOS- OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS
Evento encerrado
DO GIBI AOS QUADRINHOS- OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS
Quando aconteceu
termina na Sábado, 24 Fevereiro
Local
Sala A - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Conteúdo
 
A exposição 'Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiros', no Centro Cultural Correios RJ,  mostra a importância e diversidade do quadrinho nacional, até 24.2
 
 
 
Com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, a exposição vem mostrar que os quadrinhos estão em todas as regiões, com personagens que representam as características históricas e sócio-culturais brasileiras


 
A exposição 'Do Gibi aos Quadrinhos - Os Super Heróis Brasileiros', no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, mostra a importância do quadrinho nacional e a qualidade de produção dos personagens de super-heróis que, ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características regionais, diversidade, sustentabilidade, empoderamento e ancestralidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.

A exposição, com apoio da Editora Kimera e Rio Comics, vem para resgatar o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia, pelas mãos de talentosos quadrinistas das cinco regiões do país. Os quadrinhos tornaram-se tão importantes na cultura nacional que atualmente temos o canal no YouTube GRANDES HERÓIS BR, com o objetivo de divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.

A mostra poderá ser visitada até o dia  24.02.24, na sala A, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h, onde, além da apresentação dos personagens, os visitantes poderão participar de visitas guiadas, palestras e conhecer os novos lançamentos nessa área que atrai todas as idades.


Sobre Gibis e História em Quadrinhos


Gibi, originalmente, foi o título de uma revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava 'moleque', porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos” no Brasil. História em quadrinhos - ou HQ - é uma das formas mais atraentes de se contar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Como nos livros, apresentam os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo da exposição, apesar das expressões serem sinônimas, é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.

Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia.


Sobre os personagens e seus criadores

01 - Hans Kalymor (Igor Martins de Menezes),
02 - Invictos (Rafael Tavares),
03 - Guerreiros da Tempestade (Anísio Serrazul),
04 - Projeto Força BR (Chris Pereira),
05 - Beta Max (Hugo Maximo),
06 - Velta (Emir Ribeiro),
07 - Diamante (Sandro Marcelo),
08 - Valkiria (Alex Mir e Alex Genaro),
09 - Conector (Adalberto Bernardino),  
10 - Crânio (Francinildo Sena),
11 - Xamã (Eberton Ferreira),
12 - Cara-Unicórnio (Adri A),
13 - Lagarto Negro (Gabriel Rocha),
14 - Bombeiro Mascarado (Ruan Victor),
15 - Pajé (Fabiano Silva),
16 - Timerman (Fabiano Ferreira),
17 - Catalogador (Lancelott Martins),
18 - Tatu-man (Bira Dantas),
19 - Maximus (Alan Yango),
20 - Raio Negro (Gedeone Malagola),
21 - Escorpião de Prata (Eloyr Pacheco),
22 - Penitente (Lorde Lobo),
23 - Jaguara (Altemar Domingos),
24 - Menino Caranguejo (Chicolam),
25 – Aline e Perseu (Tony Brandão)

Tótens fornecidos pela Editora Kimera - Capitão Sete, Dragões do Futuro, Capitão R. E. D , Arianna e  Alquimia.

Vídeo em looping com mais 30 personagens de diversas épocas e características: Cometa (Samicler Gonçalves),  Judoka (Pedro Anisio), Homem Lua (Gedeone Malagola), Espartano (Adriano Sapão), Velox (Ellyan), Cavaleiro do Blues (Rodrigo Pie), Capitão Gordo (Sillas), Guardião Soturno (Francisco Moreira), Mula Sem Cabeça (Erick Lustosa), Pulsar (Arthur Garcia), Corcel Negro (Alcivan Gameleira), Cover (José Amorim Neto), Megasônicos (Valu Vasconcelos), Grimorium (Rom Freire), Fantastic Man (Tony Fernandes), Combo Rangers (Fabio Yabu), Enemus (Marcos Gratão), Meteoro (Roberto Guedes), Espectro Ancestral (Felipe Barros), Overdrive (Walter Jr), Lampião (Akamatsu), Bruxa da Meia-Noite (Yoname), Agentes do Poder (BIG MAU), A Tribo (Junior Cortizo), Mano K  (Edna Pessanha), Papo Amarelo (Moacir Torres), Adriana Agente Laranja (André Carim), Coruja Negra (Oscar Suyama), Resistente (Juliano Rocha) e Overman (Laerte).



Sobre a curadoria

Paula Ramagem, jornalista formada pela PUC Rio, trabalha como assessora de imprensa há mais de 30 anos. Em 2021, terminou a graduação em Gestão do Terceiro Setor e está fazendo pós em Jornalismo, ambas na Unicesumar. Certificada em gestão de tráfego, redes sociais, empreendedorismo, storytelling em instituições como PUC RS, FGV Rio, EBAC, Instituto Gênesis e Univeritas RJ. Atende diversos
profissionais e empresas nas áreas de arte, cultura, tecnologia, gastronomia, empreendedorismo, negócios, saúde, entre outros. Colunista e colaboradora nos sites ArteCult, Reino Literário BR/Reino News, Portal Olhar Dinâmico, Sala da Notícia e Gazeta 24h.

Instagram: @paulasoaresramagem


Raphael Gomide é formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É o fundador, CEO e Diretor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Diretor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do Cinema e Companhia  (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Também é o Diretor de Comunicação do Coletivo RIO+ROCK (@riomaisrock), iniciativa que visa fomentar o Rock no Estado do Rio de Janeiro. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Instagram: @artecult e @quadrimundi


Sobre a Editora Kimera

A Kimera foi criada em 2012 com o principal objetivo de publicar obras de autores independentes com qualidade gráfica.
O catálogo da editora inclui livros de literatura infantil e juvenil, poesia, religioso, romance, biográfico, culinária, universitário, técnico, autoajuda e etc. A audaciosa editora também criou e investiu na divisão Kimera Quadrinhos que já faz sucesso por todo o Brasil. Os títulos se caracterizam pela valorização da sensibilidade e da inteligência dos projetos visuais, que firmaram a marca da editora no mercado nacional. Incentivar a leitura e a educação é apostar no futuro. Foi com esta filosofia que a Kimera cresceu e evoluiu nestes quatro últimos anos.

Instagram: @editorakimera
 
 

SERVIÇO

Título: DO GIBI AOS QUADRINHOS  - OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS

Autores: Coletiva

Data: o dia até 24.02.2024

Local: Sala A - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Curadoria: Paula Ramagem e Raphael Gomide

Design Gráfico: Maria Carolina Bastos Camacho

Assessoria de Imprensa: PR Comunicação 

Realização: Paula Ramagem/ ArteCult/QuadriMundi/Portfolio Dicas Culturais

Consultoria:  Adalberto Bernardino, Erick Lustosa.

Apoio: Portal ArteCult /PR Comunicação /Centro Cultural Correios RJ/Canal Grandes Heróis BR/ Bigmau Produções/ O Martelo Quadrinhos

Patrocínio: Editora Kimera e Rio Comics

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Evento gratuito

Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

As obras expostas estão disponíveis.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
Águas da Amazônia -
Saiba mais
Alegria no Morro -
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
Casa Própria - Ana Hortides -
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
Grafismos de Pequenas Singularidades-
Saiba mais
Iole de Freitas – Fazer o ar -
Saiba mais
Ladino-Amefricanas -
Saiba mais
O Manuscrito -
Saiba mais
Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles -
Saiba mais
“in Limbo” - individual da artista russa Katerina Kovalena -
Saiba mais