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Djanira da Motta e Silva - Guia das Artes
Djanira da Motta e Silva
Informações
Nome:
Djanira da Motta e Silva
Nasceu:
Avaré, SP (20/06/1914)
Faleceu:
Rio de Janeiro, RJ (31/05/1979)
Biografia

   No liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro, é introduzida à arte, nos anos 1930. O pintor Emeric Marcier atua como orientador ao ser hóspede da pensão instalada por Djanira em Santa Teresa. Outros pintores frequentadores de sua pensão, como Carlos Scliar, Milton Dacosta e outros, estimulam a pintora que vem a expor no 48 Salão Nacional de Belas Artes, em 1942.

   Em 1943, realiza sua primeira mostra individual, na Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Em 1945, viaja para Nova York, onde conhece a obra de Pieter Bruegel (ca.1525 - 1569) e entra em contato com Fernand Léger (1881 - 1955), Joán Miró (1893 - 1983) e Marc Chagall (1887 - 1985). Entre 1953 e 1954, viaja a estudo para a União Soviética. Realiza em 1963, o painel de azulejos Santa Bárbara, para a capela do túnel Santa Bárbara, Laranjeiras, Rio de Janeiro. No ano de 1966, a editora Cultrix publica um álbum com poemas e serigrafias de sua autoria. Em 1977, o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, realiza uma grande retrospectiva de sua obra.

   Djanira nasce no interior de São Paulo, numa família de poucos recursos. Casa-se com um maquinista da Marinha Mercante, e cedo fica viúva. Aos 23 anos, é internada com tuberculose no Sanatório Dória, em São José dos Campos, onde faz seu primeiro desenho: um Cristo no Gólgota. Com a melhora, continua o tratamento no Rio de Janeiro, e reside em Santa Teresa, por causa de seu ar puro. Em 1930, aluga uma pequena casa no bairro e instala uma pensão familiar. Um de seus hóspedes, o pintor Emeric Marcier (1916 - 1990), a incentiva e lhe dá aulas de pintura. Djanira também freqüenta, à noite, o curso de desenho no Liceu de Artes e Ofícios. Nesse período, trava contato com o casal Arpad Szenes (1897 - 1985) e Vieira da Silva (1908 - 1992), com Milton Dacosta (1915 - 1988), Carlos Scliar (1920 - 2001), e outros que vivem em Santa Teresa e freqüentam o meio artístico.

   Em 1945, realiza uma viagem aos Estados Unidos, que foi decisiva em sua formação: conhece pessoalmente Marc Chagall (1887 - 1985), Joan Miró (1893 - 1983) e Fernand Léger (1881 - 1955) e é acolhida pela embaixatriz brasileira, a escultora Maria Martins (1900 - 1973). Em suas freqüentes visitas a museus, Djanira interessa-se especialmente pela obra do pintor flamengo Pieter Bruegel (ca.1525 - 1569). Em 1947, retorna ao Brasil. Sua produção volta-se para temas populares, como em Parque de Diversões (1948), ou para a representação de trabalhadores como os colhedores de café nas fazendas paulistas, batedores de arroz, vaqueiros, pescadores, tecelões, oleiros e operários. A artista pinta também, a óleo ou têmpera, retratos, auto-retratos, obras de temática religiosa e paisagens.

   A sua pintura dos anos 1940 é geralmente sombria, utiliza tons rebaixados, como cinza, marrom e negro, mas já apresenta o gosto pela disciplina geométrica das formas. Na década seguinte, sua palheta se diversifica, com uso de cores vibrantes, e em algumas obras trabalha com gradações tonais que vão do branco ao cinza-claro. Apresenta em seus tipos humanos uma expressão de solene dignidade.

   A artista sempre busca aproximar-se dos temas de suas obras: no fim da década de 1950, após convivência de seis meses, pinta os índios canela, do Maranhão. Na década de 1970, desce às minas de carvão de Santa Catarina para sentir de perto a vida dos mineiros e viaja para Itabira para conhecer o serviço de extração de ferro.

   Djanira trabalha ainda com a xilogravura, gravura em metal, e faz desenhos para tapeçaria e azulejaria. Em sua produção, destaca-se o painel monumental de azulejos para a capela do túnel de Santa Bárbara (1958), no Rio de Janeiro. Inicialmente nomeada como "primitiva", gradualmente sua obra alcança maior reconhecimento da crítica.

Cronologia

   Realizou um número significativo de exposições individuais, com destaque para as seguintes: 1943 – Associação Brasileira de Imprensa, Rio de Janeiro, RJ. 1944 – Instituto de Arquitetos do Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 1946 – União Panamericana, Washington, EUA.. 1948 – Ministério de Educação e Saúde, Rio de Janeiro, RJ. 1949 – Museu Imperial, Petrópolis, RJ. 1961 – Galeria Bonino, Rio de Janeiro, RJ. 1977 – Retrospectiva, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ.

   Participou de diversas mostras coletivas, entre as quais as seguintes: 1942, 43, 44 – Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro (Menção honrosa em 1943, Medalha de bronze em 1944), 1950 – Salão Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ, Medalha de prata. 1951 – Salão Paulista de Arte Moderna, São Paulo, SP, Pequena medalha de ouro. 1952 – Salão Nacional de Arte Moderna, Rio de Janeiro, RJ, Prêmio de viagem ao país. 1953 – 2ª Bienal de São Paulo, São Paulo, SP. 1955 – Salão Paulista de Arte Moderna, Prêmio de aquisição; Salão do Cristo Negro, Rio de Janeiro, Primeiro prêmio de pintura. 1958 – Exposição Internacional do Prêmio Guggenheim, Nova York, EUA. 1960 –Galeria Macunaíma, Rio de Janeiro, RJ. 1963 – Resumo de Arte do Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, RJ.

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Djanira da Motta e Silva - Tocador de sanfona. Óleo sobre tela. Assinado e datado 60 inferior direito. Assinado, datado 1960, titulado e situado Maranhão no verso. 130 x 97 cm.
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Djanira da Motta e Silva - Paraty. Óleo sobre tela. Assinado e datado 57 inferior direito. 60 x 81 cm.
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Djanira da Motta e Silva - Cesteiro no 2. Óleo sobre tela. Assinado e datado 57-58 centro inferior. Assinado, datado 1957-58, titulado e com carimbo do VII Salão Nacional de Arte Moderna de 1958 no verso. 90 x 117 cm.
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Djanira da Motta e Silva - Trabalhador Óleo sobre tela. Assinado e datado 65 inferior direito. 82 x 66 cm.
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Djanira da Motta e Silva - Retrato de Antonio Callado. Óleo sobre tela. Assinado inferior direito. Titulado no verso. 73 x 60 cm.
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DJANIRA DA MOTA E SILVA - 69 X 49 CM. (9/25) SERIGRAFIA. SD. ST. A.C.I.D. (NO ESTADO).
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DJANIRA DA MOTA E SILVA - 24 X 14 CM. MATRIZ PARA SERIGRAFIA DÉC. 50. ST A.C.I.D. EDIÇÃO MÁRIO DE LA PARRA.
Colaboradores com informações sobre este artista

< https://www.escritoriodearte.com/artista/djanira-da-motta-e-silva/ >

< http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9397/djanira >

< http://raulmendessilva.com.br/brasilarte/nacional/djanira.htm >

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