Carregando... aguarde
Diego Rivera - Guia das Artes
Diego Rivera
Informações
Nome:
Diego Rivera
Nasceu:
Guanajuato - México (08/12/1886)
Faleceu:
Cidade do México - DF - México (24/11/1957)
Biografia

Rivera, importante muralista mexicano, sozinho, mudou a forma da arte de sua nação. Ele é conhecido não só por isso mas também por suas fortes convicções políticas.

 

Diego Rivera nasceu no dia 08 de dezembro de 1886 na cidade mexicana de Guanajuato. Em 1892, a família deixou a cidade em parte devido à impopularidade de seu pai que era muito liberal.

 

Aos dez anos, já demonstrava grandes dotes artísticos. Em 1907, ele recebeu uma bolsa de estudos para estudar no exterior. Morou na Espanha e viajou por toda a Europa, onde foi influenciado pelo trabalho dos pintores fauvistas, Cézanne e especialmente por Rousseau.

 

Em 1910, teve sua primeira exposição de sucesso na Cidade do México. No ano seguinte, retornou à Europa e se estabeleceu em Paris. Seus principais contratos artísticos nessa época eram com os russos.
Em Paris, Rivera foi influenciado pelo trabalho dos cubistas, como podemos observar na pintura ” Retrato de Duas Mulheres”, mas em 1917 rompeu com esse estilo artístico.

 

Em 1919, viajou para a Itália, onde descobriu os afrescos de grandes artistas. Dois anos depois, ele retornou ao México, onde usou o afresco ao pintar murais. Embora tenha adotado essa técnica clássica, Rivera abandonou o estilo europeu para um visual novo e popular, influenciado pelos astecas, cubistas e por Henri Rousseau. Durante este período, ele se juntou ao Partido Comunista e sua afiliação política inspirou os estudantes de direita a uma revolta com a Escola Nacional Preparatória onde Rivera estava trabalhando.

 

Neste período, Rivera foi atraído pela atenção da estudante e artista Frida Kahlo, que mais tarde se tornaria sua esposa.

 

Em 1923, Rivera passou a trabalhar em uma série de murais para o Ministério da Educação. Seu trabalho foi muito criticado devido ao seu conteúdo político, mas atraiu atenção em países do exterior.

 

Em 1927, foi convidado pela Rússia a participar do décimo aniversário da Revolução. Ele concordou em pintar um mural para o Clube do Exército Vermelho em Moscou, mas encontrou dificuldades e diferenças de opinião enquanto trabalhava. Um ano depois, foi mandado para casa pelo Secretariado Latino-Americano do Comintern e, em 1929, foi demitido do Partido Comunista.

 

De volta ao México, Diego se casou com Frida e criou algumas de suas obras mais importantes ao pintar inúmeros afrescos no Palácio de Cortez.
Em 1931, Rivera e Kahlo viajaram para Nova York, onde se tornaram celebridades depois que a retrospectiva de Rivera no MOMA quebrou todos os recordes de público. O maior escândalo de sua carreira, ocorreu nesta viagem quando retratou Lenin em um mural para o Centro Rockefeller. Rivera não foi autorizado a concluir o trabalho, que acabou sendo destruído. Depois do tumulto em torno desse mural, ficou difícil para ele encontrar comissões.

 

Após sua expulsão do Partido Comunista, tomou o partido dos trotskistas e o casal Rivera e Kahlo receberam Leon Trótsky e sua esposa no México em 1937.

 

O relacionamento apaixonado e tumultuado de Rivera e Kahlo acabou em divórcio em 1940, quando Frida descobriu que Diego mantinha um caso amoroso com sua irmã Cristina Kahlo. Mas o casal se reconciliou e casaram-se novamente.

 

No final da década de 1940, Rivera começou sua campanha para ser readmitido no Partido Comunista. Ele alcançou seu objetivo em 1954, porém a essa altura com a morte de Frida Kahlo e sua falta de saúde o impediram de desfrutar de seu sucesso.

 

Diego Rivera faleceu em 1957, de cancer. Antes de morrer, pediu que suas cinzas fossem misturadas com as de Frida que falecera três anos antes e serem mantidas na Casa Azul, residencia do casal. Seus desejos não foram respeitados por sua esposa na época, Emma Hurtado.

Outras imagens
Colabore conosco
Você tem informações sobre este artista ou acredita que algum dos tópicos do conteúdo está errado?
clique aqui e colabore conosco enviando sua sugestão, correção ou comentários.
Nome
Email
Mensagem
Enviar
Obras deste artista