Técnica: Pintor, desenhista, artista visual e arquiteto.
Forma-se em arquitetura pela Faculdade Nacional deArquitetura. Estuda pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage –EAV/Parque Lage dando seqüência aos estudos de desenho com Renina Katz e UbiBava. Em 1983 realiza sua primeira exposição individual, na Foyer Sala CecíliaMeireles (Funarj). Em 1985 e 1987 recebe o primeiro prêmio de pintura nos 42º e44º Salão Paranaense, respectivamente. Também em 1987, realiza sua primeiraexposição internacional, representando o Brasil na 2° Muestra de Artelatino-americano em Lima (Peru). Em 1988 recebe mais uma vez 1º prêmio empintura, agora no 12º Salão Carioca de Arte. Em 1988 participa do 1º SalãoBaiano de Artes Plásticas como artista convidado. “Podemos dizer que estestrabalhos estão incorporadas à corrente do expressionismo abstrato informal,onde se fazem presentes insinuações e fragmentações da relação com as “coisas”do mundo real” – explica ele. A pintura de Largman trabalha com imagensgrandes, fortes e densas onde reina uma ostensiva ambigüidade, na qual aintensidade dramática está presente. Suas pinceladas, diretas e contundentes,elaboram figuras cuja totalidade de suas imagens é capturada através dafragmentação – estratégia que o artista, com sensibilidade, adiciona umaorganicidade formal. Uma vez estabelecido o espaço a ser preenchido, as tintassão espalhadas com vigor sobre a tela, em combinações fortes e contrastantes,quase dramáticas. Seus quadros pulsam e as texturas adquiridas com aspinceladas aumentam a tensão das obras, cujas formas abstratas muitas vezesparecem condensar-se, sugerindo seres e objetos. Embora tenha começado a pintaraos 14 anos, David Largman se considera um pintor temporão, pois nunca assumiuplenamente sua inclinação para as artes. No entanto, em 1980, a insatisfaçãocom a arquitetura levou-o para esse novo universo de uma forma irresistível eirreversível – fato que pode ser claramente observado em tudo aquilo que faz,ao imprimir o prazer que sente no ato de pintar em suas obras. Largman admitepelo menos duas influências de seus trabalhos: de Picasso e do expressionismoalemão e define seus trabalhos como uma variante expressionista, onde cores eformas mais generosas invadem a tela e dão vazão ao inconsciente. Regido pelogesto, a “emoção e a razão” estão presentes no tratamento pictórico. Por isso,na maioria das obras predominam cores intensas e em outros trabalhos nota-seuma certa economia cromática.
Fonte: Galeria Ipanema
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
EXPOSIÇÕES COLETIVAS
Fonte: Galeria Ipanema