Carregando... aguarde
Tudo tem uma história! - Guia das Artes
Tudo tem uma história!
Tudo tem uma história!
Você conhece esse raro relógio francês de lareira, feito para uma escultura de Hippolyte François Moreau e cobiçado por colecionadores?
inserido em 2019-06-11 18:43:26
Fundador da Galeria de Arte Paiva Frade em São Lourenço - MG ; Fundador da Galeria Ruptura em São Paulo - SP
Veja outras colunas de Alexandre Paiva Frade
Conteúdo
 
Você conhece esse raro relógio francês de lareira, feito para uma escultura de Hippolyte François Moreau e cobiçado por colecionadores? 
 
Trata-se de relógio e par de ânforas assinado e intitulado: "NIMPHE SURPRISE" e, ganhador de Medaille dOr. A ninfa na fonte é surpreendida por dois cupidos prontos para flechar. No par de ânforas frontão em concha, pássaros, figura leonina, ramos de café. Ladeado por peixes fantásticos jorrando água pela boca. Maquinário marcado JUST - Charles Hour - Paris, Frankreich (1890-1935)
 
Hippolyte François Moreau foi um escultor francês, nascido em Dijon em 1832, famoso por suas estatuetas de bronze retratando mulheres jovens, estudou na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts e foi grande medalhista nas Exposições Universais:
 
Exposição universal de 1878 onde, Alexander Graham Bell exibiu seu novo telefone, Thomas Edison apresentou seu fonógrafo e onde cabeça da recém-terminada Estátua da Liberdade foi exibida antes de ser enviada para a Nova York.
 
Exposição universal de 1900 que celebrava a virada do século e era de longe a maior em escala das Exposições que, coincidiu com os Jogos Olímpicos de Paris de 1900, os primeiros jogos olímpicos realizados fora da Grécia. A exposição popularizou um novo estilo artístico, o art nouveau , e deixou como legado arquitetônico o Grand Palais e Petit Palais. Atraiu quarenta e oito milhões de visitantes. 
 
Moreau, nesta época, já era muito famoso e, entre suas notáveis esculturas está uma de 1880 que agora ocupa permanentemente uma das fachadas da Prefeitura de Paris. 
 
Essa época foi marcante com inúmeros estilos de arte, o neoclássico, o romantismo, a exposição dos impressionistas, o surgimento do Arte Nouveau e posterior deco. A Belle Époque foi uma época de ouro para os escultores; o governo da Terceira República encomendou poucos edifícios monumentais, mas encomendou um grande número de estátuas que logo encheram os parques e praças da cidade. 
 
O escultor proeminente do período foi Auguste Rodin e ao seu lado, escultores romancistas, como Hippolyte François Moreau, cujos trabalhos foram aclamados em Paris durante a Belle Époque. No estilo romântico os autores retratavam o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. Seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.
 
Nesta época o Brasil de Pedro II, viria a tornar-se uma potência emergente internacional. Junto à prosperidade e ao desenvolvimento surgiu um fluxo de imigração europeia e com eles a necessidade do belo e assim, de obras de arte. As artes visuais, a literatura e o teatro afloraram neste período. Por esse fator é que temos joias como esse conjunto de Hippolyte François Moreau e, que pode ser seu. Como quem possui um pedacinho da história do período Belle Époque, o mais elegante do mundo!
 
 
Alexandre Paiva Frade
Fotos
Compartilhe
Comente