Carregando... aguarde
Sobre Mário Navarro da Costa - Guia das Artes
Sobre Mário Navarro da Costa
Sobre Mário Navarro da Costa
inserido em 2021-10-08 16:49:38
Fundador da Galeria de Arte Paiva Frade em São Lourenço - MG ; Fundador da Galeria Ruptura em São Paulo - SP
Veja outras colunas de Alexandre Paiva Frade
Conteúdo

Nasceu no Rio em 1883 e faleceu em Florença em 1931.

 
É um dos importantes marinhistas brasileiros que explora temáticas portuárias, pesqueiras e paisagísticas feitas sob influência do impressionismo.
 
Foi um pintor que apesar de sua relativa independência não deixou de estabelecer relações com a ENBA. Expos pela primeira vez em 1905, no Salão Nacional de Belas-Artes - SNBA e, já no Salão de 1907, recebe menção honrosa e, é premiado em 1912 com medalha de prata e ouro, em 1920.
 
Em 1914 ingressa na carreira diplomática. Deixa o efervescente Rio de Janeiro, que após as obras do "Bota abaixo" de Pereira Passos, muda de "cidade infecciosa" à "Cidade Maravilhosa" e muda-se para Nápoles na Itália, exatamente no ano que inicia-se a Primeira Guerra Mundial. onde 
 
Estudou na Accademia di Belle Arti di Napoli e frequentau o ateliê de Attilio Pratella onde absorveu a influência do uso de saturações cromáticas intensas e pela explicitação da fatura pictórica.
 
Em 1916, com o início da Primeira Guerra Mundial, muda-se para Lisboa e participa da Exposição da Sociedade Nacional de Belas-Artes, recebendo medalha de primeira classe. 
 
Em Portugal convive com pintores do Grupo Leão como Columbano, Souza Pinto, Carlos Reis e José Malhoa que pinta seu retrato. É laureado com comendador da Ordem de São Tiago da Espada e, hoje, Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa possui em seu acervo uma obra sua autoria
Sua paleta torna-se mais luminosa.
 
Em 1916 / 1917, tornou-se cônsul em Munique onde além de conhecer a pintura alemã do período, inicia uma serie de viagens a Bélgica, a Holanda e especialmente a Florença e Veneza na Itália, uma de suas grandes fontes de inspiração.
 
No Rio de Janeiro em meados da década de 1920, promove uma exposição com telas trazidas da Europa, funda a Associação de Artistas Brasileiros e, é o primeiro presidente. 
Falece em Florença em 1931, quando se preparava para assumir o consulado brasileiro em Livorno, Itália
 
Mário Navarro da Costa (Rio de Janeiro, 25 de setembro de 1883 — Florença, 6 de junho de 1931) foi um pintor e diplomata brasileiro. Faleceu servindo como cônsul.

Compartilhe
Comente