Carregando... aguarde
Sobre Leopoldo Gotuzzo - Guia das Artes
Sobre Leopoldo Gotuzzo
Sobre Leopoldo Gotuzzo
inserido em 2021-10-26 18:10:48
Fundador da Galeria de Arte Paiva Frade em São Lourenço - MG ; Fundador da Galeria Ruptura em São Paulo - SP
Veja outras colunas de Alexandre Paiva Frade
Conteúdo
Pelotas, RS 1887 - Rio de Janeiro,1983
 
Em 1887, ano que começam a construir a torre Eiffel em Paris, no auge das discussões abolicionistas em Pelotas, nasce o Filho de Caetano Gotuzzo, Italiano de Porto Fino Liguri e Leopoldina Netto Gotuzzo. 
 
Primeiros estudos no Colégio Gonzaga, onde recebeu distinção em desenho.
 
Em 1909, viajou para a Europa e estudou em Roma. Esteve na França, Espanha e Portugal. Durante este período enviou periodicamente trabalhos para o Salão Nacional de Belas Artes. 
 
Em 1911, participou ao lado de Antônio Parreiras, Lucio de Albuquerque, Georgina de Albuquerque, Manoel Madruga e outros, da decoração do Pavilhão Brasileiro da Exposição Internacional de Turim
 
Em 1914, aos 27 anos, iniciou seu trabalho independente em Madri, onde expos seu primeiro trabalho: "Madrileña". Enviou, de lá, obras ao Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e recebeu Menção de Honra. No Salão seguinte do Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro a recebeu a Medalha de Bronze. 
Ainda na Espanha, em Segóvia, pinta paisagens e decide transferir-se para Paris, de onde desloca-se para pintar paisagens em Montigny-sur-Loing, Barbizon e Fontainebleau.
 
Em 1918, de Paris, enviou obras ao Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro e, recebe Medalha de Prata.
 
Em 17 de Março de 1918, há bombardeios sobre Paris e, o artista decide voltar ao Brasil. Enquanto aguarda abertura de fronteira, pinta os Pireneus Orientais. 
Ao voltar para a América do Sul, desembarca em Montevidéu e acaba chegando a Pelotas em Novembro.
 
No ano de 1920, muda-se para o Rio de Janeiro, monta atelier para pintar marinhas, paisagens e figuras.
 
Em 1922, ano da efervescente Exposição Internacional em comemoração dos 100 anos da Independência, recebeu, do Salão Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro a cobiçadíssima Medalha de Ouro.
 
Em 1923, aos 36, anos realiza sua segunda exposição em Pelotas, e uma exposição em Porto Alegre. Ainda em 1923, no salão Nacional de Belas Artes, destaca-se com a obra:“O Antigo forte do Leme”, quadro publicado em cromo na revista “Iluminação Brasileira”.
 
No ano de 1925 junto com o amigo Osório Belém, frequenta o Curso Livre de Modelo Vivo da Sociedade Brasileira de Belas Artes.
 
Em 1927, regressa à Europa e fixa-se em Portugal.
 
Em 1928, participa da Exposição Íbero Americana de Sevilha.
 
Em 1929, em Lisboa participa do importante Salão Silva Porto, e viaja para a França onde pinta na Bretanha e expõe na Galeria Mona Lisa.
 
No final do ano de 1930, volta ao Brasil, carregado de obras que pintou em Portugal e na França. E em 1931, participa do Salão Revolucionário, nome que fica conhecida a 38ª Exposição Geral de Belas Artes, realizada na direção de Lucio Costa da Escola Nacional, quando o Salão, pela primeira vez, contou com modernos e modernistas.
 
Em 1933 O Governo do Rio Grande do Sul, adquire a obra: “Almofada Amarela” para a Biblioteca Pública de Porto Alegre.
 
Nos idos de 1935 Expõe no Centenário Farroupilha em Pelotas e Porto Alegre.
 
Em 1939 no Salão Paulista recebe a Grande Medalha de Prata. 
Participa do Grande Prêmio do Primeiro Salão de Belas Artes de Porto Alegre, promovido pelo Instituto de Belas Artes, fundado por Libindo Ferrás, para comemorar o Cinquentenário da República. 
 
Em 1940, Expõe Pavilhão Brasileiro da Exposição do Mundo Português.
Em 1949, Gotuzzo torna-se patrono da Escola de Belas Artes de Pelotas.
Em 1950 participou da Exposição “Um Século de Pintura Brasileira: 1850-1950” no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que posteriormente circulou os estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. 
Em 1955, aconteceu o Salão de Arte Leopoldo Gotuzzo, uma homenagem em vida.
Radicado no Rio de Janeiro pintou e expôs até após os 80 anos de idade.
Faleceu aos 96 anos de idade em 1983 e, em 1986, foi inaugurado o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo em Porto Alegre.
 
 

Compartilhe
Comente