Não tenho uma história alegre e edificante para compartilhar com você hoje. Eu tinha acabado de começar a almoçar quando meu filho entrou para me contar a notícia do incêndio em Notre Dame. Um dos mais belos edifícios do mundo, um dos melhores exemplos da arte e arquitetura gótica primitiva foi também um dos edifícios mais bem preservados de sua época. Até hoje.
Hoje, dia 14 de abril ela pegou fogo, e os motivos, ainda são desconhecidos.
Alguns anos atrás nós, fomos em nossa primeira visita à Paris, claro que fomos até Notre Dame, mas não, não subimos suas escadarias .Ninguém conseguia parar de olhar para as janelas rosas no transepto. Aquela luz celestial que brilharia através deles, as mesmas janelas, feitas quase 800 anos atrás, estão agora perdidas. Depois que sobreviveu a tempestades, revoluções e uma dúzia de guerras. Provavelmente,um simples acidente em uma ensolarada tarde de abril a derrubou. Até onde sabemos agora, ninguém foi ferido no fogo e deixa a esperança continuar pensando assim.
O livro conhecido internacionalmente como “O Corcunda de Notre Dame “, escrito por Victor Hugo, e publicado em língua inglesa no ano de 1833, na verdade tinha seu título original de :
Notre-Dame de Paris
Em sua origem, constituía-se em um romance histórico, voltado para o público adulto, com o intuito de conscientizá-lo para a necessidade de se conservar a Catedral de Notre-Dame , construída no ano de 1330.
Victor Hugo não se limitou a descrever apenas a antiga Catedral, ele ilustra historicamente a sociedade da Paris medieval, e seus contrastes .
Informações sobre Notre Dame :
Estilo dominante
Gótico
Construção
1163-1330
Diocese
Arquidiocese de Paris
Local
Paris, Ilha de França, França
Legenda do desenho :
Ilustração para a primeira edição de "Notre Dame de Paris".