Carregando... aguarde
Museédu Louvre - Guia das Artes
Museédu Louvre
Museédu Louvre
Não sei você, mas o meu “sonho de consumo” é viajar para a França, e visitar o Museu do Louvre.
inserido em 2019-01-09 17:15:07
Colunista: Ana Bittar
Os trabalhos figurativos são destaque em salões e exposições.
Veja outras colunas de Ana Bittar
Conteúdo

 

Não sei você, mas o meu “sonho de consumo” é viajar para a França, e visitar o Museu do Louvre.

Todo artista plástico tem como referência alguns artistas, sejam eles contemporâneos, modernos, acadêmicos, entre outros, e na minha opinião visitar um museu ou mesmo uma exposição dos nossos mestres é um verdadeiro presente. Já que estamos no período de férias, vamos dar um rolê até la? Venham comigo...

Vocês sabiam que o museu do Louvre é um dos maiores do mundo? E nele contém mais ou menos oito mil anos de cultura, tanto das civilizações ocidentais como das orientais. Dá para imaginar?

O museu está instalado no Palácio do Louvre, e  cerca de 7,7 milhões de pessoas passaram por lá. Este número só não foi maior por causa das ameaças terroristas que aconteceram em Paris.

Podemos encontrar obras de arte famosas como Mona Lisa, a Vênus de Milo, e obras dos grandes mestres como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya.

Existe também coleções de objetos do antigo Egito tais como papiros, múmias, amuletos, vestuário, joalheria, instrumentos musicais, jogos e armas. Estão localizadas em uma ala somente para essa civilização. Uma das maiores coleções depois do Museu do Cairo.

O acervo conta com mais de 308 mil objetos, com 35 mil obras de arte.

O departamento de pinturas é o segundo maior do mundo, só perde para o Museu Hermitage, localizado em São Petersburgo, considerado um dos melhores museus do mundo.

Para vocês terem uma ideia de alguns itens distribuídos em departamentos que se encontram no Louvre:

Antiguidades do Oriente Próximo – primeiras civilizações até antes do aparecimento da religião muçulmana nesta região.

Arte grega, romana e etrusca: peças da região do Mediterrâneo

Arte Islâmica: arte islâmica do Europa, Ásia e África, é um departamento novo.

Podemos também encontrar vidros, metais, madeiras, tapetes, cerâmicas e miniaturas.

Artes Decorativas: neste departamento encontramos objetos desde a Idade Média até meados do século XIX.

Alguns itens que podemos encontrar: coroa de Luís XV, o cetro de Carlos V, tapeçaria, coleção de vasos e decoração dos apartamentos de Napoleão III.

Um luxo. Não tem como não ficar de boca aberta. Pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, uma infinidade de história da humanidade muito bem guardada, conservada, e admirada por quem passa pelo Museu.

Todos que visitam o Louvre dizem a mesma coisa, que um dia ou dois não são suficientes para admirar e se encantar com as obras expostas.

Existem visitas guiadas, para entender toda a história das peças, departamentos, etc. Ainda hoje a pintura mais visitada é a Mona Lisa, que está dentro de uma caixa de vidro blindada.

Um quadro pequeno, e uma briga enorme entre os visitantes para tirar a melhor foto, uma selfie, mas pelo que vi, impossível ficar um tempo sossegada, admirando a pintura.

Mas o que vale é todo o aprendizado que adquirimos. Não importam as filas, empurra empurra, multidão.

O que realmente importa é que o Museu está cada dia, adquirindo mais peças para seu acervo, com exposições maravilhosas.

Em 2004 houve uma expansão além do Louvre, abrindo alguns museus-satélites. E o Museu Louvre Abu-Dhabi também recebeu de 200 a 300 obras de arte do Louvre e outros museus franceses.

E aqui no Brasil, museus fecham por falta de verba, dependem das doações de particulares e visitantes para se manterem em pé, ou simplesmente sucumbem em chamas por falta de manutenção ou descaso das autoridades. Uma triste realidade.

Mas acho que por hoje valeu nossa visita ao Museédu Louvre.

Merci.

 

Ana Bittar
Jornalista MTB 0084520/SP
Artista Plástica
Instagram: @anabittaroficial

 

Bibliografia: Wikipédia e Louvre MuseumOfficial Website

Fotos
Compartilhe
Comente