A Arte e a Moda sempre estiveram ligadas, e a Moda é uma forma influente de divulgação de Arte.
Tendências de Mostras que são dedicadas a estilistas e grifes são cada vez mais constantes.
Paris já recebeu várias exposições dedicadas a Moda,
Em 2011 “Alexander McQueen: Savage Beauty”, foi a exposição de moda mais vista da história do Metropolitan Museum of Art (MET) em Nova York, com cerca de 700 mil visitantes em três meses.
Saatchi Gallery, galeria de arte de Londres, recebeu a exposição “Mademoiselle Privé”, que apresentou ao público o universo artístico de Chanel.
No Brasil tivemos Exposições fantásticas como “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis” que exibiu o processo criativo do mineiro Ronaldo Fraga.
A vida e a obra da estilista Zuzu Angel foram exibidas na mostra “Ocupação Zuzu Angel”, no Itaú Cultural, em São Paulo.
O MASP trouxe para seu público “Arte na Moda: Coleção MASP Rhodia um acervo com 79 peças doadas pela Rhodia, indústria química francesa, percebi nos olhares do público presente na exposição, que se encantavam ao verem as criações de artistas plásticos em roupas. Chamava muito a atenção.
O Estilista Yves Saint Laurent criou uma coleção inspirada nas pinturas de Piet Mondrian. A coleção compunha seis vestidos, os famosos “tubinhos” com linhas retas e os blocos geográficos brancos e cores primarias, referindo-se ao magnífico trabalho de Mondrian. Jogada de Mestre!!
Mas a Moda e a Arte firmaram parceria séria e arrojada, pois a marca Vans específica para skatistas e o Museu Van Gogh localizado em Amsterdã, lançam uma coleção inspirada no Mestre Vicent Van Gogh.
As quatro obras que melhor representam a vida de Van Gogh, são: Skull, Almond Blossom, Sunflowers e o famoso autorretrato do artista, e foram estas pinturas adaptadas em versão calçado, e também em peças de roupa, como t-shirts e bomber jackets, bonés e mochilas.
Eu fiquei maravilhada com a coleção e achei uma homenagem excepcional para este artista holandês, pós-impressionista que vendeu uma obra somente em toda sua vida. Viveu em barracos, passou fome e frio.
Morreu acreditando ser um grande fracasso pois não conseguiu se firmar na época no universo da Arte.
Quando Van Gogh terminou o quadro “Noite Estrelada”, nem imaginava que a vista observada por ele de uma janela de um asilo mental, seria considerada hoje a obra mais famosa e para mim a mais bonita.
Apesar de começar a pintar aos 27 anos, Van Gogh produziu cerca de mais 860 obras, uma vasta produção para somente 10 anos de pintura.
Hoje as obras de Van Gogh estão entre as mais caras do mundo, chegando ao valor de cem milhões de dólares tais como: “Retrato do Dr. Gachet”, “Retrato de Joseph Roulin” e “Lírios”.
A divulgação da arte através do comércio de roupas, calçados e até acessórios andam juntas em perfeita harmonia.
Parabéns a Vans e ao Museu Van Gogh, uma honra para nós simples mortais vestir e calçar uma verdadeira Obra de Arte.
Bibliografia
Wikipédia
Museu Van Gogh
Ana Bittar
Jornalista MTB 0084520/SP / Artista Plástica / Colunista
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial