Carregando... aguarde
Mister Follett - Guia das Artes
Mister Follett
Mister Follett
Se os livros de Ken Follett fossem adotados nas escolas de ensino médio e fundamental...
inserido em 2018-08-20 20:52:59
Advogada e escritora. Carioca com coração mineiro.
Veja outras colunas de Gabriela Alvarenga Maya
Conteúdo

Se os livros de Ken Follett fossem adotados nas escolas de ensino médio e fundamental, certamente nós teríamos muito mais alunos interessados em história mundial. Isto porque suas ficções históricas abordam os fatos das grandes guerras; os conflitos posteriores a elas,o surgimento e fortalecimento da antiga URSS, os meandros da Guerra Fria, os bastidores da política internacional, as lutas das classes menos favorecidas após todos esses grandes momentos que modificaram o cenário mundial, as revoluções industriais, abusca das mulheres por espaços jamais conquistados. De uma forma envolvente e prazerosa, A Trilogia do Século, destrincha para umleitor mais confuso os bastidores que influenciaram a vida de milhões.

Follett traz, esses e outros intricados revezes políticos da Europa nos séculos XIX e XX, através de seu olhar humano, sensível, e se coloca na pele de seus personagens sem nos induzir a um lado ou outro, mas tão somente nos fazendo julgar os fatos atravésde quem os viveu.Em termos de ficção histórica, Mister Follett é um gênio! Nascido em Cardiff, País de Gales, em 1949, iniciou a carreira como jornalista, após se formar em Filosofia pela University College em Londres. Os contos foram sua primeira incursão no mundo das publicações literárias, mas foi com seu primeiro romance O buraco da agulha, que o autor experimentou o sabor deescrever profissionalmente e como iniciante, angariou de cara o prêmio Edgar Award em 1978. A partir de então, Follett nunca mais parou. Seus romances se tornaram conhecidos no mundo, o mais famoso deles; Os Pilares da Terra, foi, segundo o próprio autor, um best seller por influência pura de seus leitores, pois através de clubes literários surpreendeu os editores e esgotou sucessivas tiragens. Foi este também que se tornou série para a tv revelando para o público o talentoso ator Eddie Redmayne. Follett conta, em uma edição de aniversário, sua comovente ligação com seus leitores e com a obra que demorou uma década entre a concepção inicial e a finalização, com preciosas pesquisas sobre as construções das catedrais europeias na Idade Média.

O autor vive com a esposa em seu país de origem, viaja pelo mundo para divulgar suas obras e no auge de seus 69 anos não pensa em parar. Sua vivacidade é facilmente percebida pelas linhas de seus personagens, tão diversificados e estimulantes quanto o criador.

Do coração de Ken Follett brotam histórias que o consagram como um dos maiores escritores de romance e ficção do cenário mundial. Ele já foi homenageado com bustos e estátuas ao redor do globo terrestre, seus livros foram adaptados para séries de tv e longa metragens e foram traduzidos para mais de 33 idiomas, ultrapassandoa marca de 100 milhões de cópias vendidas.

De 1979 até o presente momento, foi agraciado com mais de doze prêmios internacionais, como o Corine Literature Prize, na Bavária. Corajoso, pulou de um gênero que o consagrou no cenário literário, os trillers, e ousou com os Pilares da Terra deixando seus editores – em umprimeiro momento - um tanto descrentes. Mas isso faz tempo... E lá se vão quarenta anos de puro sucesso!

No Brasil é publicado pela Editora Arqueiro.

ken-follett.com

Fotos
Compartilhe
Comente