Carregando... aguarde
Luiz Vilela de fora para dentro - Guia das Artes
Luiz Vilela de fora para dentro
Luiz Vilela de fora para dentro
inserido em 2017-08-15 13:48:31
Colunista: Ana Bittar
Os trabalhos figurativos são destaque em salões e exposições.
Veja outras colunas de Ana Bittar
Conteúdo

Conheci Luiz Vilela em um workshop de pintura realista em 2015

Me inscrevi e antes de ir ao workshop resolvi dar uma olhada na página do Facebook deste renomado artista

Nasceu em 1965 na cidade de Boa Esperança, Sul de Minas Gerais.

Mudou-se para o Rio de Janeiro e ali se formou em Arquitetura e Urbanismo na UFRJ. Sempre teve facilidade para desenhos, e nos tempos de faculdade realizou alguns trabalhos de ilustração de livros infantis.

Mas Luiz acabou mudando-se para os EUA e fez um curso de ilustração comercial em Nova Iorque. O curso durou dois anos e após o término  foi contratado pelo departamento de arte da editora Golden Books para fazer design de livros e ilustrações.

Luiz aproveitou o tempo em que morou em Nova Iorque para aprimorar sua bagagem como  pintor (sua grande paixão), e adquirir conhecimentos. Frequentou museus,  palestras, óperas, fez aulas com modelo vivo, enfim foi se aprimorando cada vez mais as técnicas de pintura.

Durante 15 anos trabalhou como design gráfico de livros infantis mas decidiu se dedicar somente à sua arte.

É membro do Portrait Society of America e faz parte do Artsbridge Group.

Mestre (como eu o chamo) é vencedor de várias premiações em salões de arte, e o mais importante foi em 2014 que ele conquistou 3 prêmios no ARC/Art Renewal Center.

Luiz Vilela tem uma característica única em suas telas, uma textura bem suave,  cores vivas e bem variadas. As pinceladas são bem ousadas, definindo um contorno ou finalizando o motivo. A luz mais alta em suas telas, ajudam ao observador a interagir com a cena. Muitas vezes nos sentimos dentro do ambiente interno ou externo.

Mas no workshop pude observar e aprender um pouco com a técnica deste artista ímpar. Ele retrata figurativo como ninguém. Pinceladas marcantes, uma paleta de cores bem definidas para a pele, cores fortes nas roupas. Ele tem um domínio perfeito do claro e escuro, demonstrando que segue a linha de alguns mestres como Rembrandt, Diego Velásquez, Jean-Léon-Gérôme, John Frederick Kensett, e artistas contemporâneos como David Kassan e Leffel.

Recentemente este mestre do cavalete nos presenteou com uma exposição individual na Galeria Cultura no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Estive presente para dar um abraço no meu amigo.

Falante, me concedeu uma entrevista explicando que esta mostra traz as lembranças no percorrer de sua jornada como artista, lugares, pessoas, momentos... tudo aquilo que ele conquistou nestes 22 anos fora do Brasil, foram importantes e de grande valor para sua carreira como artista plástico.

Uma mostra digna de um grande artista premiado internacionalmente.

Parabéns Luiz Vilela, nós artistas plásticos agradecemos por representar muitíssimo bem o Brasil.

 

Ana Bittar

Artista Plástica, Colunista, Apresentadora

Fotos
Compartilhe
Comente