Carregando... aguarde
FRIDA KAHLO: MULHER ALÉM DO TEMPO - Guia das Artes
FRIDA KAHLO: MULHER ALÉM DO TEMPO
FRIDA KAHLO: MULHER ALÉM DO TEMPO
inserido em 2017-07-05 12:45:29
Colunista: Ana Bittar
Os trabalhos figurativos são destaque em salões e exposições.
Veja outras colunas de Ana Bittar
Conteúdo

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon, conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacan, no México.
Aos 6 anos ela contraiu paralisia-infantil, por conta da doença ficou com uma perna mais fina que a outra e o pé atrofiado.

Quando Frida tinha 18 anos, o ônibus que ela estava chocou-se contra um trem e ela foi obrigada a ficar acamada por um longo tempo. Um ferro atravessou o abdômen, a coluna vertebral e a pélvis. Sofreu várias fraturas e 35 cirurgias. Foi a partir daí que ela foi obrigada a usar um colete de gesso pelo resto de sua vida.

Um ferro atravessou o abdômen, a coluna vertebral e a pélvis. Sofreu várias fraturas e 35 cirurgias. Foi a partir daí que ela foi obrigada a usar um colete de gesso pelo resto de sua vida.
Frida achava que não tinha sorte, e dizia que seu corpo carregava todas as chagas do mundo.
Foi uma mulher além do tempo. Ela foi militante comunista e agitou muito a cultura de seu país.
Em seus autos-retratos ela pintou sua tristeza e a dor. Quando observamos suas pinturas, nos sentimos nos ambientes hospitalares.
Parece que ela queria compartilhar todo o sofrimento que viveu, através da arte.
Mas a vida dela não se resume somente em tristeza. Havia muito amor, amigos e uma grande paixão pelo México.
Tudo isso retratado em suas pinturas, com cores fortes, um estilo ímpar, mostrando na realidade uma mulher forte, apesar da dor.

Frida foi casada com o mexicano Diego Rivera, e foi um pintor muito importante do século 20.Ele fez parte de movimentos Muralistas.
Seu casamento foi um tanto tumultuado, ele teve muitas amantes. Por outro lado, ela teve alguns abortos, e com isso retrata em suas telas o sofrimento de não conseguir ser mãe.

Apesar de ter traído Frida inúmeras vezes, Rivera ajudou a impulsionar a carreira desta grande artista.
Sua vida tem muitos altos e baixos, sua saúde piora demais e ela trocou o colete de gesso por um de ferro. Mesmo assim continua pintando.
A perna atrofiada tem que ser amputada e a artista entra em depressão.
Em 13 de julho de 1954 Frida Kahlo foi encontrada morta aos 47 anos de idade.
Nós artistas conseguimos transpor os sentimentos aparentes e até os mais escondidos no âmago, em pinceladas e estas acabam por revelar obras de arte inesperadas, e que muitas vezes nem sabíamos que estavam escondidas no fundo de nossas mentes, assim como Frida Kahlo revelou em suas telas todo o sofrimento, angustia, decepções, amor, dor, paixão.

Provando que as expressões artísticas podem se revelar como terapia de sucesso contra as mais diversas atribulações do ser humano.
E como sempre digo... E viva a ARTE, pois a arte é o melhor remédio.

Ana Bittar
Artista Plástica, Colunista, Apresentadora

Fotos
Compartilhe
Comente