Carregando... aguarde
Frida em seus pés - Guia das Artes
Frida em seus pés
Frida em seus pés
Frida Kahlo, uma pintora cuja vida foi marcada por paixões, angustias, sofrimentos, dor e principalmente perseverança e muita arte.
inserido em 2019-07-08 19:57:30
Colunista: Ana Bittar
Os trabalhos figurativos são destaque em salões e exposições.
Veja outras colunas de Ana Bittar
Conteúdo

Frida Kahlo, uma pintora cuja vida foi marcada por paixões, angustias, sofrimentos, dor e principalmente perseverança e muita arte.

A arte para ela, era uma importante ferramenta de expressão, onde Frida traduzia em pinceladas, cores, amores as memórias e as ideias que sua mente guardava sobre o que é viver e sobreviver.

Como todos sabem que Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, traduziu estes sentimentos em seus retratos e autorretratos que mostram simbolismos e muitos detalhes ocultos, um pouco o que se passava em sua mente, seus pensamentos e anseios.

A inspiração e criatividade veio da natureza e também da cultura popular do seu país: México.

Uma arte mais ingênua, com uma identidade própria, sem influência de nenhum outro Mestre, levou ao mundo as cores fortes, vibrantes, e uma energia contagiante do povo mexicano.

Aos 6 anos teve poliomielite e enfrentou o desprezo (bulling) dos coleguinhas de escola que a chamavam de perna de pau.

E como vocês sabem infelizmente sofreu um grave acidente aos 18 anos, quando um caminhão se chocou com o bonde onde ela estava, e uma barra de ferro atravessou sua barriga e pélvis. Seu sonho era ser mãe, mas jamais conseguiu realiza-lo, devido a este grave acidente.

Frida despertou seu lado artístico e começou a pintar, pois ficou muito tempo acamada e ocupou seu tempo pintando e criando suas obras de arte.

Seu casamento com o muralista Diego Rivera foi um desastre. Seu marido, teve relações com a irmã de Frida, Cristina, e com ela teve 6 filhos.

Após varias crises conjugais o casal se separa, mas ficam longe somente um ano. As palavras de Frida a respeito disto foram: "Diego, houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e você. Você sem dúvida foi o pior deles."

Frida teve um romance escondido com o intelectual marxista e líder da Revolução Russa Leon Trotsky.Frida Kahlo era bissexual, tentou se suicidar diversas vezes.

Os problemas de saúde se agravaram e precisou amputar a perna direita, e ela entra em depressão.

E na madrugada de 13 de julho de 1954, foi encontrada morta em sua casa. Frida tinha somente 47 anos.

As últimas palavras foram encontradas em seu diário: "Espero alegre a minha partida – e espero não retornar nunca mais". O caderno com diversas anotações secretas da artista virou livro. De sua vida.

Para vocês verem que a vida desta importante artista, foi muito conturbada, e ela encontrou na arte uma maneira de poder se expressar e colocar para fora tudo que havia de belo e ao mesmo tempo terrível em seu coração.

Nos dias de hoje suas obras de arte são admiradas, analisadas e tidas como referência para nós artistas. Mostras fazem parte deste ser humano repleto de medos e ao mesmo tempo com tantas respostas em suas pinceladas e temas.

Para nossa surpresa a Vans lança uma série de calçados inspirados nas obras de Frida. O sucesso com as estampas de Van Gogh foi um arraso, e agora chegou a vez da pintora mexicana. Quadros como “As Duas Fridas”, de 1939 e que está no Museu de Arte Moderna e “Natureza Morta: Viva a Vida”, de 1954, que está exposto no Museu Frida Kahlo, fazem parte das estampas que serão impressas nos tênis.

Mas como sempre a edição será limitada. O lançamento será dia 29 de julho e o preço varia de R$449,90 a R$549,90.

Assim como eu vão guardando seu dinheiro para ter nos pés um tênis de primeira linha com uma obra de arte de nossa querida e incomparável artista. 

 

Ana Bittar
Jornalista MTB: 0084520/SP
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial

Fotos
Compartilhe
Comente