Carregando... aguarde
Filósofos contemporâneos, já não tem tanto campo inexplorado - Guia das Artes
Filósofos contemporâneos, já não tem tanto campo inexplorado
Filósofos contemporâneos, já não tem tanto campo inexplorado
A arte, é a projeção do Eido, palavra grega que traduz: pensamento, ideia e imagem.
inserido em 2018-09-17 19:12:04
Fundador da Galeria de Arte Paiva Frade em São Lourenço - MG ; Fundador da Galeria Ruptura em São Paulo - SP
Veja outras colunas de Alexandre Paiva Frade
Conteúdo

Filósofos contemporâneos, já não tem tanto campo inexplorado.

São, muitas das vezes mais, tradutores do que já foi. como numa linguagem mais antiga e pura, trazida a luz do conhecimento. Isso pode se dar, a exemplo de alguém que traduz do hebraico antigo para a linguagem atual, dando assim, sua interpretação.

Porém, alguns midiaticos modernos, partem da colérica histeria froidiana, destoando dos que buscam origens na filosofia da antiga Grécia. 

Mas há quem goste! 

Na arte, parece ser, também assim.

A arte, é a projeção do "Eido", palavra grega que traduz: pensamento, ideia e imagem.

Quando falamos "pense nisso", em muitas das vezez dizemos: "imagina isso". Ou seja, crie uma imagem a partir desse pensamento. ELE É A ORIGEM DE TUDO.

No pensamento, o conhecimento faculta a facilidade de expressão, mas não é regra. Assim a arte permite a intuição ou inspiração , como fundamentos criativos.

A arte contemporânea reflete, a cada tempo, a contemporaneidade de seu tempo.

Nesse momento de pós-modernidade, em que vivemos, assustam-nos as dificuldades que temos em assimilar a rapidez das mudanças que esse mundo "cyber" propõe a cada segundo.

Nosso comportamento é outro e, a arte dita "contemporânea" , em seu conjunto, demonstra, como demonstrou em outros tempos, exatamente o tempo acelerado que estamos vivendo.

Parece um tempo confuso, mas fique certo de que , o futuro, com seus novos filósofos, poderão traduzir e explicar o quê , quanto, e como fomos. 

Espero, daqui há algum tempo, sermos uma coisa boa. Falo isso baseado no pensador Santo Agostinho que dizia: "tudo que Deus faz é bom, nos é que não entendemos!". Para o ateu: "tudo que o Tempo faz é bom, nós é que ainda não sabemos nos contextualizar dentro do período.

A arte explicou, a arte explicará!

Obs: hoje já dá pra entender a frase de Salomão: "Nada de novo em baixo do sol! ". Em outras palavras: "Na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma”. Lavoisier. Ainda bem que estamos em constante processo de transformação!

 

Alexandre Paiva Frade

Sète, França -  2018

Compartilhe
Comente