Carregando... aguarde
CUPERGRAFIA - A ARTE DE CLAUDIO CUPERTINO - Guia das Artes
CUPERGRAFIA - A ARTE DE CLAUDIO CUPERTINO
CUPERGRAFIA - A ARTE DE CLAUDIO CUPERTINO
inserido em 2018-02-02 17:52:56
Colunista: Ana Bittar
Os trabalhos figurativos são destaque em salões e exposições.
Veja outras colunas de Ana Bittar
Conteúdo

A Arte Contemporânea Brasileira tem um nome de peso: Claudio Cupertino.

Suas obras de arte traduzem uma técnica única.

Claudio inspirou-se na Litografia, e com isso o artista conseguiu um resultado surpreendente pois utiliza esponjas e pedras.

Uma das características deste renomado artista, é que podemos admirar as informações que se escondem através das camadas muito leves de tinta.

Formam-se texturas muito suaves, e o resultado é uma obra singular, onde a transparência deixa uma profundidade surpreendente.

Essa técnica é a marca registrada do seu trabalho. Impossível não identifica-la.

O interessante é que Claudio decidiu patentear essa técnica. E alguns críticos de arte denominaram-na de  "Cupergrafia". Explicarei melhor a todos: Cuper é a abreviação do seu sobrenome e Grafia que significa escrever.

Expôs dois anos no Museu du Louvre, na França a convite do “Salon International d´Art Contemporain de Paris”.

E em 2017 o ART Shopping celeboru a 21ª edição do Salão de Arte Contemporânea Internacional, que reuniu  aproximadamente 700 artistas e galerias de todo o mundo dentre eles Claudio Cupertino. Mas desta vez sob a curadoria de Cézar Prestes, o artista foi o único brasileiro que expos  individualmente no Louvre, e com dez obras de uma série intitulada “Memórias”, a exposição Voo Diáfano da Cupergrafia foi visitada por milhares de pessoas.

Além da série, Claudio expos dois retratos de Julia Coufal Willms, 29 anos, filha de Norinha Teixeira, esposa de Alexandre Grendene.

E o reconhecimento veio no começo de 2018 pois este artista contemporâneo, foi condecorado com a Medalha de Honra e o primeiro lugar no Prêmio Mundial de Arte Contemporânea 2018.

E no dia 20 de janeiro recebeu o prêmio Leonardo da Vinci, quefoi concedido no Palácio Borghese, em Florença, Itália, durante a segunda edição da láurea. Ele recebeu também o título de Artista Universal.

Hoje seu trabalho é também referência de muitos designers e arquitetos. A decoração dos ambientes com as obras de arte de Claudio, se tornam luxuosas e ao mesmo tempo transmitem sofisticação.

Claudio Cupertino conseguiu transmitir a sua criatividade, a essência do abstrato geométrico, resultante da aplicação de sua técnica inovadora.

E quem ganha com isso somos nós. Uma honra ter um nome forte representando o Brasil através da arte pelo mundo.

Precisamos de mais artistas assim, criativo, talentoso e diga-se de passagem muito carismático.

Merci Monsieur Claudio Cupertino.

 

*Crédito das fotos: Jonas Adriano/Camila Cheade

 

Ana Bittar
Jornalista MTB 0084520/SP / Artista Plástica / Colunista
Contatos: anabittar.artist@gmail.com
Instagram: @anabittaroficial

Fotos
Compartilhe
Comente