Faz praticamente um ano que na Rua das Amoreiras, em Lisboa, criativos e empreendedores decididos em aproximar arte, artistas e marcas de um público qualificado, se organizaram em tom de coletivo. Nasce o Coletivo 284, um projecto ambicioso e dinâmico que para a implementação de todas as ideias e iniciativas a que se propôs, dispõe, além da enorme vontade, de um camaleónico espaço amplo onde tudo pode acontecer nos domínios das mais variadas artes, que vão da arquitetura e design, moda, comunicação ou mesmo da publicidade e do marketing. Recetivos às mais variadas propostas e colaborações externas, os fundadores deste coletivo oferecem, em troca, o seu expertise na união e materialização de uma mistura criativa única.
O ano de 2020 será um ano atípico, possivelmente tudo vai mudar, temos que nos reinventar e a entreajuda e a partilha serão essenciais num recomeço em força. Esse é, e sempre foi, o propósito do Coletivo. “A economia do futuro terá de ser criativa, colaborativa, participativa e compartilhada. A nossa ideia é focar-nos num futuro com base nessa economia criativa”, garante Adriana Scartaris, Co-Founder do Coletivo 284.
Em essência o Coletivo 284 assume-se como um espaço onde Mercado Criativo e Marcas se encontram numa galeria de arte. O Coletivo 284 disponibiliza não apenas o espaço para contacto mas também apoio técnico, criativo e o convívio íntimo e informal com os artistas que gravitam pela casa. “Fomentar o mercado e o trabalho artístico é o nosso grande propósito”, garante Paulo André, CEO & Co-Founder. Para as mentes por detrás do Coletivo 284, a ideia de contacto surge como uma espécie de “altar-mor” para onde todos os desejos podem ser lançados: “Criar laços entre criativos é por isso essencial tal como entre estes e as marcas, a indústria é o que está por detrás de tudo isto. Dar ponto com nó”, explica Adriana Scartaris.
O Coletivo 284 apresenta assim duas iniciativas que pretendem apoiar o mercado e os artistas, que vivem actualmente um período mais desafiante. Dois projetos, um que já tinha sido iniciado no final de 2019, mas que se estende durante o ano de 2020, o PhotoConnection284. E um segundo projeto que decorre desde 21 de março de 2020 e que se assume, como um call to action constante e com uma frequência diária e surpreendente, a todos os artistas que queiram partilhar e divulgar o seu trabalho nas plataformas do Coletivo 284, o ArtConnection284, que também ele se estenderá, ao longo do ano de 2020. Ambas as iniciativas contemplam a possibilidade de estes artistas virem a fazer parte de exposições dedicadas, no espaço do Coletivo 284, ainda este ano de 2020, e terão novas edições no ano de 2021.
PhotoConnection 2020
O Projeto PhotoConnection284, começou a novembro de 2019 e tem inscrições abertas até dia 30 de maio até às 10h00 (horário de Portugal) . A iniciativa conta histórias de duas cidades - Lisboa e São Paulo - através do olhar de fotógrafos incríveis, apresentados nos canais e redes sociais da marca Coletivo 284. Cada fotógrafo terá as suas séries publicadas na rede social instagram @coletivo284 por 4 semanas - aos sábados com o tema São Paulo e aos domingos com o tema Lisboa. Será também publicada uma galeria dedicada com 15 fotografias, incluindo a fotografia pessoal do fotógrafo, durante 5 dias, nas redes sociais instagram e facebook @photoconnection284. Esta dinâmica repetir-se-á, como forma de divulgação e apoio ao trabalho destes fotógrafos, até o mês de novembro de 2020, altura em que será lançada a nova edição e novo open call para o PhotoConnection284 de 2021, com um tema que será a grande provocação da arte da nova década.
Na corrente edição 2020 intitulada PhotoConnection São Paulo-Lisboa, é apresentado o trabalho de 40 fotógrafos, selecionados pela curadoria do Coletivo 284, sendo que 20 desses artistas representam São Paulo e outros 20 retratam Lisboa, cada um com o seu olhar muito próprio e individual sobre a cidade que abordam.
Esta edição 2020 culminará numa exposição física, e já confirmada para novembro, que acontecerá no espaço do Coletivo 284, onde estarão presentes os 40 fotógrafos selecionados. Mais detalhes e informações serão divulgados nos próximos meses.
ArtConnection284
A iniciativa ArtConnection284 surge como um Open Call para artistas visuais, com inscrições abertas até dia 30 de maio até às 10h00 (horário de Portugal), e insurge-se como um movimento para que artistas e público se unam para salvar a arte. O call to action é claro — “Let’s make a collective alliance to save Art together”. Este é o compromisso do Coletivo 284, que, enquanto espaço dedicado a todas as formas de arte e ativações de marcas, que queiram viver e beber deste universo criativo, se compromete na divulgação e dinamização de iniciativas, que permitam aos artistas continuar a mostrar o seu trabalho, mesmo e principalmente numa altura como a que vivemos.
Pintura, Street Art, Fotografia, Escultura, Design e Vídeo, são as vertentes artísticas que estarão representadas neste ArtConnection284, que além da divulgação dos artistas pela via digital realizará quatro exposições coletivas ao longo do ano de 2021.
A arte e a cultura sofrem um duro golpe com a atual conjuntura. Subitamente, artistas e cultura deixam de ter lugar na esfera pública, pelo menos na sua forma tradicional, deixam de poder desenvolver as suas atividades e iniciativas tendo estas sido cancelados ou adiadas. Esta é a altura de nos reinventarmos e nos mantermos ativos. O panorama não nos pode deter, nem travar a nossa criatividade. O Coletivo 284 está ciente da importância de uma rápida implementação de soluções concentradas nas redes sociais, como tal, a marca dá assim início a um conjunto de ligações que têm como objetivo continuar a dar espaço à cultura e à arte.
A reinvenção passa por uma estratégia ousada e minuciosamente programada, com presença nos canais das redes sociais do Coletivo 284, resultando numa campanha digital única e exclusivamente dedicada à arte.